Silvério Torres Publicado Outubro 17, 2005 Share Publicado Outubro 17, 2005 Boas a todos :D Tudo começou em Setembro do ano passado quando comprei a primeira peça o passa muros. :D. Em Novembro depois de muita pergunta e duvida mandei cortar os vidros. Depois de colar os vidros e fazer o aqua começei a trabalhar o movel isto em Abril. Em Maio comprei a bomba de reposição uma Or3500 para ver a água a bombar e uma calha de iluminação apenas com duas t5 e uma t8 (que é para mudar para dois projectores Hqi de 150W lá para o Natal ). Em junho foi a vez da compra da sump Quanto a julho ficou pela compra da areia para o aqua. Depois em Setembro voltei a carga comprando um escumador e uma osmose. E por fim em Outubro 20 kg de rocha viva, areia para refugio com dsb e uma bomba Or 6500 (aqui está um grande problema) Aqui pode ver-se o Aqua e a rocha Aqui a sump e todo o equipamento adiquirido até agora. Aqui a rocha viva E aqui um pormenor da alga coralina que ainda não esta grande coisa. Setup: Aqua: 120cmx60cmx60cm Sump: 100cmx40cmx40cm Escumador: Aquamedic Turboflotor 1000 Multi Sl Bomba reposição:Aquamedic Or3500 Iluminacão: duas T5 39W Marin Day mais T8 30w actinia Substrato 30 kg areia fina Aquecimento/Refrigeração: Aquecedor 300w Circulação Or 6500 Osmose 150 litros dia Aquamedic 25 kg de areia para refúgio 20 Kg de rocha viva Material a adiquirir: 2 projectores Hqi 150 com lampada Blv 10000K Mais duas bombas de circulação de 1500l/h 1 Saco areia viva 40-50Kg de rocha da Indonésia Quando falo em grande problema com a Or 6500 a minha ideia era que ela servisse como bomba de circulação mas o resultado não foi agradavel pois com tinha uma Or3500 e mais uma Or6500 a água que cai na coluna seca não é suficiente ficando o compartimento das bombas sem água e a coluna seca por sua vez enche alguém me pode dar opiniões de com retificar este problema ou soluções. Desculpem escrever tanto Obrigado e quero respostas por favor :D Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Outubro 17, 2005 Share Publicado: Outubro 17, 2005 Quando falo em grande problema com a Or 6500 a minha ideia era que ela servisse como bomba de circulação mas o resultado não foi agradavel pois com tinha uma Or3500 e mais uma Or6500 a água que cai na coluna seca não é suficiente ficando o compartimento das bombas sem água e a coluna seca por sua vez enche alguém me pode dar opiniões de com retificar este problema ou soluções. Faz um close loop com a Or6500. Fica o problema resolvido e ainda tens a vantagem de poder fazer a injecção em pontos mais baixos sem vazar o aquário. Não sei é quantos furos tens, mas presumo que tens pelo menos um furo de escoamento para a Or6500, portanto é viavel esta solução. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Duarte Conceição Publicado: Outubro 17, 2005 Share Publicado: Outubro 17, 2005 Olá Silvério. Parabéns pela montagem. Relativamente ao teu problema gostaria de saber quais as dimensões do furo de queda de água para a sump e do retorno (caso faças por mangueira qual a dimensão). À primeira vista parece-me que passa menos água por hora na sump que aquela que a tua bomba de retorno (ou bombas???) manda para cima. Uma medida recomendada por alguém por essa net fora para cálculo da necessidade do volume da bomba de retorno é normalmente 3 a 4x o volume do sistema. E eu concordo ... todo o resto acaba por ser desperdício de energia. De resto penso que é má ideia contar-se bombas de retorno para circulação no aquário principal (nos closed loop que refere o Ricardo a história é outra), uma vez que para além de terem de vencer em esforço a altura até ao aquário, ainda há que contar com eventuais curvas e acumular de sedimentos, algas e afins no tubo de retorno. Cumps DC Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Outubro 17, 2005 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2005 Boas antes de mais Obrigado pela ajuda e comentários Isto esta um problema pois o furo que tenho é de 40mm (e o tudo é de 32mm que leva a água do aqua para para a sump) e a primeira bomba que comrei é a Or 3500 onde o furo que tenho chega pois funciona lindamente mas quando comprei a Or6500 esqueci-me do promenor que podia não ter escoamento possivel e foi isso que aconteceu pois a Or 6500 sozinha a trabalhar o buraco não chega pois a coluna enche e o compartimento da bomba esvasia ficando sem água mesmo só com a Or6500 isto contece. Quanto ao passar menos água eu nas fotos só tenho a Or 3500 ligada pois o resto não posso pelo problema que já falei. Alguém me pode dizer o que é um close loop com a Or6500 sabendo que só tenho um buraco de escoamento? Quais os metais que posso por no Aqua? Inox e titanio só? Mais algum? Não sei o que vou fazer agradeci ajuda e opiniões :D :D ? Está fora de epotese (Se não houver mais nada ) furar o aqua não dá tinha que desmontar a coluna seca e tirar tudo de dentro do aqua logo imenso trabalho e ainda agora comprei a rocha viva não queria estar a tirar outra vez Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rosa Publicado: Outubro 17, 2005 Share Publicado: Outubro 17, 2005 Então o closed loop fica fora de questão. Basicamente um closed loop são furos de escoamento e "injecção" de água com uma bomba potente ou seja, a água cai por um tubo para a bomba e volta para o aquário sem passar por nada. Cumps [Clickable] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
carlos869 Publicado: Outubro 17, 2005 Share Publicado: Outubro 17, 2005 eu tambem tenho uma ocean runner de 6500 e se tens esse problema de k o caudal de caimento para a sump nao ser suficiente para a saida da bomba para o aqua entao a solucao podera passar por pores um t na saida da bomba e nesse ramal alternativo colocarias uma valvula de retencao de caudal e direcionavas esse ramal de novo para a sump... assim terias uma forma de equlibrar a saida da bomba ou seja todo o escesso da bomba seria colocado de novo na sump... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
oblivion Publicado: Outubro 18, 2005 Share Publicado: Outubro 18, 2005 Parabéns pelo projecto... PEACE !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Outubro 28, 2005 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2005 Boas a todos Como não arenjei outra solução para o problema vou desmontar o aqua e colar um vidro com dois furos que chega hoje entretanto já comecei o trabalho e estou a descolar o silicone. Logo ponho fotos e espero que tudo corra bem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 28, 2005 Share Publicado: Outubro 28, 2005 :D Então mas é necessário ser tão radical? Um aquário pode ser furado mesmo depois de ser colado. Não tinhas espaço suficiente para fazer mais um furo? Mesmo não sendo possível fazer mais um furo, podes sempre usar apenas a OR 3500. Porque é que tens que usar as duas? A l e x a n d r e Aluga-se este espaço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João SoaresRR Publicado: Outubro 28, 2005 Share Publicado: Outubro 28, 2005 A analise que faço do teu aquario é a seguinte: O sump está mal montado pois terás que estar sempre a acrescentar água no sistema porque o compartimento de colecta da bomba de Retorno é muito pequeno e toda a água que evaporar vai-se notar em falta neste compartimento e como a bomba é muito forte dá-se essa falta de água a que te referes. Eu resolvia da seguinte maneira: Colocava a OR6500 dentro do Aqua tapada com uma rocha grande de modo a ser de fácil acesso alterando o tubo de pesca da OR6500 para não entupir Deixava a OR3500 como bomba de retorno Retirava o vidro que está encostado á bomba e acabava com esse Pseudo refugio pois com esses caudais não conseguirás ter um refugio em condições porque o caudal é muito forte. Penso que já resolverias os problemas de tubagens desse aquario abraço Aquariofilia ao mais alto nível. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Novembro 5, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 5, 2005 Boas :D João quanto ao ultimo compartimento da sump ficar sem água nunca acontece pois eu não tenho uma evaporação que faça ficar sem água mesmo no Verão, Alexandre quanto ao ser radical foi a unica solução que encontrei porque furar o aqua aqui no norte estava díficil. :D Em relação a circulação já resolvi. Resolvi o problema colocando o vidro do fundo novo com dois furos de 50mm. A fase seguinte foi colocar mais 20 kgs de rocha viva ao aqua ficando agora com um total de 40kgs(para aumentar pelo menos mais 20kgs de rocha já maturada :D ). Agora as coisas começam a compor-se. Mas o melhor foi mesmo a chegada do primeiro coral um Zoanthus. E assim vai a evolução do meu aqua. Agradeço os vossos comentários para que possa melhorar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Novembro 13, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2005 Boas :D E mais umas modificações com entrada de 2 novos corais um Green Star Polyps e um discosoma. Aqui os Green Star Polyps Aqui pode ver-se os meus Sarcophytons E aqui a alteração ao design do aqua com umas calhas de madeira muita fixes. Quero criticas por favor Obrigado a todos que me têm ajudado. Ps: Não esquecer que os corais estão um pouco fechados pois chegaram na sexta-feira. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 13, 2005 Share Publicado: Novembro 13, 2005 Olá Silvério, Tenho apenas duas observações a fazer: a primeira tem a ver com as bioballs que tens dentro da coluna seca! Retira-as o mais rapidamente possível pois serão uma fonte de nitratos (presumindo que não as irás lavar todas as semanas). Depois a circulação do aqua é no meu entender manifestamente fraca. Mesmo com a OR6500 tens poucos pontos de saída e circulações constantes - penso que deverias colocar pelo menos duas powerheads dentro do aqua (eu aconselharia a colocares duas Tunze 7400 ou 7300 ligadas a um multicontrlador) Abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Novembro 13, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 13, 2005 Boas Diogo Concordo contigo a circulação e para aumentar o mais rápido possivel em relação ás bioballs só as tenho pelo facto de a queda da água não fazer barulho e sei que as vou ter que lavar com intervalos muito curtos, já agora agradecia se souberes de algum meio para as substituir e aue elemine o barulho da queda da água Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Novembro 13, 2005 Share Publicado: Novembro 13, 2005 Olá. Tenho apenas duas observações a fazer: a primeira tem a ver com as bioballs que tens dentro da coluna seca! Retira-as o mais rapidamente possível pois serão uma fonte de nitratos (presumindo que não as irás lavar todas as semanas). Porque dizes isso? Eu sei que também sabes, mas os nitratos não são produzidos pelas bioballs, mas sim pelas bactérias que se alojam lá. Não sei se querias dizer que os nitratos são indesejáveis num aquário marinho. Indesejáveis em termos de preferirem que a amónia produzida pelos peixes, seja directamente transformada a N2 na DSB (entenda-se, zonas anaeróbias). Ao invés do Nitrato ser reduzido também a N2. É que se foi isto, então peço desculpa pela minha intromissão Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peixe Graudo Publicado: Novembro 14, 2005 Share Publicado: Novembro 14, 2005 quanto ao Barulho podes sempre usar a solução do Durso. http://www.dursostandpipes.com/ Abraço, Pedro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Novembro 14, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 14, 2005 boas obrigado pela sugestão do durso, só que pessoalmente não gosto de ver a coluna seca com muita água, mas se não houver outra alternativa lá vai ter que ser Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 14, 2005 Share Publicado: Novembro 14, 2005 Em relação às bioballs o que se passa é que neste momento a coluna seca está a funcionar praticamente como um filtro seco-humido. Diz a experiência e os muitos exemplos de aquários de sucesso que aparecem neste fórum que num aquário de recife a filtragem biológica é feita pela rocha viva e DSB (caso haja). O facto de não ser preciso qualquer outro tipo de filtragem biológica para além da rocha viva, já por si é mais que suficiente para justificar a não presença das biobolas (poupa-se espaço e dinheiro). Depois há a velha máxima, nunca verificada por mim, que as biobolas (leia-se, as bactérias que lá vivem) são muito mais rápidas a transformar os nitritos em nitratos do que a própria rocha viva e o que é ainda mais prejudicial, agarram mais detritos que poderiam ser "apanhados" pelo escumador e removidos definitivamente do sistema. Ora se estes detritos permanecem no sistema, ainda por cima num meio coberto de bactérias com oxigénio à descrição e grande caudal de água, é simples chegar à conclusão que estes detritos se vão dissolver na água e contribuir ao longo do tempo para o aumento da concentração de nitratos. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Melo Ribeiro Publicado: Novembro 14, 2005 Share Publicado: Novembro 14, 2005 Boa noite: Para já, chego à conclusão que vou ter de retirar as minhas bioball's. Ainda há pouco tempo as comprei! Quanto ao durso que o Pedro, fala, sinceramente ao olhar para a imagem do mesmo, e já o fiz longamente, não consigo perceber o seu funcionamento. Se calhar é tão simples que se me escapa. Cumprimentos Joaquim Ribeiro Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 15, 2005 Share Publicado: Novembro 15, 2005 Boas Silvério, As bombas da Aquamedic libertam muito calor para a água, principalmente a 6500. Sem dúvida que a melhor solução para o teu caso é fazer um "closed loop" que consiste simplesmente em colocares a bomba a funcionar exteriormente como de um filtro externo se tratasse (tubo de entrada e saída directamente no aquário e a bomba sempre ferrada). Como a bomba é muito potente e para evitar fluxos laminares colocas várias entradas de água direccionáveis de forma a cirares um fluxo caótico. Uma vez que o aquário já está furado podes ligar um desses furos directamente à tomada de água da bomba. Aquele compartimento com aragamax na sump funciona como uma armadilha de sedimentos e como tal não deveria existir. Uma vez que tens esse compartimento iluminado podes utilizar aí macroalgas ou mangais com fotoperíodo inverso - contribui para a estabilização do pH. Para limpá-lo dos sedimentos que se acumulam com o tempo retiras facilmente as macroalgas para um balde e aspiras com uma bomba esse e os outros compartimentos. As colagens do aquário estão muito bem feitas, certamente este não é o teu primeiro, ou é? Utilizaste alguma fita para manteres a linha de cola direita? Boa sorte, Ricardo Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno Barreiros Publicado: Novembro 15, 2005 Share Publicado: Novembro 15, 2005 Boa noite:Quanto ao durso que o Pedro, fala, sinceramente ao olhar para a imagem do mesmo, e já o fiz longamente, não consigo perceber o seu funcionamento. Se calhar é tão simples que se me escapa. Joaquim, O durso serve para não se fazer sentir o barulho da queda de água na coluna seca. Neste caso torna-se numa coluna molhada. A água é colectada relativamente em cima, na parte de curva do durso. Abraço, Bruno Barreiros Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 15, 2005 Share Publicado: Novembro 15, 2005 Olá Luis, Porque dizes isso? Eu sei que também sabes, mas os nitratos não são produzidos pelas bioballs, mas sim pelas bactérias que se alojam lá. Sim Luis, eu sei que as bioballs não formam por elas nitratos. Eu mesmo fui muito céptico em retirar as bioballs do meu antigo sistema e tinha tal como o Silvério a coluna seca cheia até cima. Notei uma mudança muito grande no aquário quando retirei as bioballs e a verdade é que deixei de ter algas e consegui reduzir as TPA´s. Um abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Novembro 15, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 15, 2005 Boas para todos Estou muito satisfeito por estar a ter ajuda para o meu primeiro aqua salgado pois sou principiante nesta matéria. Quanto as bioballs a decisão está tomada proximo fim de semana tudo fora, só me deixa pena os € que gastei,pois dava mais uns quilitos de rocha viva mas paciência. Ricardo Rodrigues em relação ao silicone já fiz alguns aquas e sempre senti imensas dificuldades mas agora parece que acertei ma muxe pois ponho fita e tiro-a ainda humida, para ficar liso e manter a mesma quantidade de silicone ao longo da banda utilizo uma espatula tipo a da cola araldite humedecida com água e detergente da loiça. Desculpem as fotos mas não consigo melhor serviço com a máquina que tenho, e já agora pergunto, as fotos nos aquas tiradas com flasch tem algum enconveniente para o aquário? Sempre que tenha novidades vou postar para que tenha estas opiniões que para mim são uma mais valia. Obrigado a todos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 16, 2005 Share Publicado: Novembro 16, 2005 Desculpem as fotos mas não consigo melhor serviço com a máquina que tenho, e já agora pergunto, as fotos nos aquas tiradas com flasch tem algum enconveniente para o aquário? Para o aquário e peixes .... desde que não seja uma quantidade abusiva de fotografias, eu penso que não. O incoveniente é que as fotos com flash normalmente não traduzem minimamente a realidade das cores dos corais. Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Silvério Torres Publicado: Novembro 16, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2005 Tenho mais umas duvidas: Vou fazer um refugio acima do aqua com uma dsb de 12cm eu pensei em 60x40x40cm o que acham? A água para o refugio sai do aqua principal? E cai no aqua principal por escoamento certo? A nível de iluminação pensei numa calha com duas T5 acho que deve chegar? E a bomba de quantos litros por hora sabendo que tem que elevar 1 metro de altura mais ou menos?E também queria por uns cavalos marinhos. Agradeço respostas Obrigado Ps: Muito Obrigado a todos pelas ajudas. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts