Recommended Posts

Publicado

Ola!

Durante o leilao da convençao fiquei com este lote de austrolebias spec. cxcl001 FRU 05/015 F0 do Alberto Reis, como estava tudo aterefado nao ouve tempo para pedir o manual de instruçoes.

Por isso tudo que me possam dizer sobre eles e muito util, preciso saber temperaturas, possiveis Ph, tempos de (diapausa).

Uma x que e so um casal o que aconselham?

Publicado:

Como para todas as Austrolebias, água fria (menos de 24ºC) e medianamente mineralizada. Um frasco com turfa fervida com uma profundidade razoável (superior ao comprimento do peixe) para a reprodução, muita comida viva e mudanças semanais de água. A turfa deve ser substituída semanalmente, seca e armazenada à temperatura ambiente durante um tempo que alguém te dirá com mais certezas, mas que deverá rondar os 60-90 dias. Segue as indicações genéricas para as restantes espécies de Austrolebias do Uruguai, que não deverá andar muito longe. De qualquer forma, são exemplares selvagens de uma espécie não identificada e dificilmente alguém te poderá dar indicações exactas.

Z

APK 87

Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.

Publicado:

obg pelas dicas

eu tenho a aqua a 22º, uma garrafa de sumo cortada a 8cm e cheia de turfa fervida ate aos 7cm. meti uma pedra difusora, por precauçao. estao num aquario 30 litros axo e mais que soficiente para eles.

Publicado:

7cm de turfa em 8cm de garrafa? Prepara-te para apanhar muita turfa do fundo do aquário... :shock:

Melhor seria que arranjasses um frasco de compota (de vidro) que coubesse dentro do aquário e que deixasse 4 ou 5 cm de folga até ao bordo. Quando vires os peixes a mergulhar na turfa, vais perceber de que estou eu a falar.

Z

APK 87

Publicado:

Pois...

Os meus picturatus quando mergulhavam na turfa, era um espalhar de turfa que nem te digo nada.

A 1ª vez, como não sabia havia uqase tanta turfa fora como dentro do recipiente...

Eu fiz o mesmo para as minhas nigripinnis Dique Lujan.

Tratei como se fossem nigripinnis normais... Mesmo sendo F0.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

eu nao me rala eles deitem alguma fora porque ate serve para escorecer maiso fundo. Basicamente e como os Simp. pelo que tou a ver, ja mergulham na turfa e tudo.

:lol:

Publicado:

Não, não é como os Simpsonicthys. Estes são quase como Nothobranchius, que "lavram" a turfa. As Austrolebias mergulham de cabeça, na vertical, na turfa até ficarem completamente enfiadas e só depois põem os ovos. O acto de pôr o ovo em si, com o "abanão" correspondente, atira quantidades brutais de turfa para fora da garrafa. Muito rapidamente vais ficar sem turfa suficiente para eles mergulharem e eles vão deixar de pôr ovos.

Z

APK 87

Publicado:

Concordo com o Zé. As simpsonicthys são muito mais delicadas na altura de pôr os ovos mas as austrolébias são muito mais espalhafatosas! :wink:

Digo isto por experiência própria. Se não arranjares algo mais fundo que contenha mais a turfa, ela vai sair toda.

Dou-te uma sugestão que para mim tem funcionado:

Arranja um tupperware fundo, com tampa, e faz um buraco de lado, junto à tampa, com cerca de 5 cm de diâmetro. com uma lixa fina, desbasta as arestas do corte. Coloca a turfa (bastante) e afunda no aquário mantendo a tampa colocada. Os peixes entram e saem pelo buraco. O que acontece é que, o movimento das caudas dos peixes quando se afundam e dão o "salto" impulsiona a turfa para cima mas como o buraco está de lado, a quantidade de turfa que sai é mínima.

Outro conselho é que tenhas cuidado com a garrafa cortada que colocáste. O plástico das garrafas é extremamente fino e ao ser cortado fica com uma aresta que pode ser muito perigosa para os peixes. Já tive uma austrolébia que se desgraçou toda com uma caixa que cortei e nem era tão fina como as garrafas.

Boa sorte

Abraço

Eduardo Bernardo

APK145

• 2 semanas depois...
Publicado:

Ja agora se alguem podesse enviar o contacto do sr. Alberto reis ou pedisse para ele colocar informaçoes sobre os exemplares em questao era uma optima ajuda. Uma vez que ele e dos unicos que a conhece.

Eu nao tenho conseguido encontrar o contacto.

Era importante para eu poder dar as melhores condiçoes possiveis e poder da continhuidade a linha em questao.

Publicado:

Bruno

Como já te tinha dito quando me puseste a questão pessoalmente, a especie que adquiriste necessita dos cuidados prescritos para as Austrolebias. Isto é,temperatura ambiente, o ideal é tê-la numa marquise com as flutuações de temperatura próprias, comida congelada ou viva sempre que possivel e o tal recipiente com a turfa que deverás retirar e renovar cada duas semanas. Alguns microsorium pteropus ajudarão a estetica e o equilibrio biologico. Muda metade da agua cadaduas semanas. A turfa retirada deverá ser mantida, depois de espremida umas duas ou três vezes ,num saco durante uns três ou quatro meses á temperatura ambiente dum quarto da tua casa.

O Alberto pouco mais te poderá dizer a não ser talvez as condições da agua em que as capturou. A intuição diz-me que essa especie não será particularmente facil. Não é adequada para um principiante. Boa sorte.

Abraços

Paulo José