MotarSolitario Publicado Outubro 17, 2005 Publicado Outubro 17, 2005 Ola! Durante o leilao da convençao fiquei com este lote de austrolebias spec. cxcl001 FRU 05/015 F0 do Alberto Reis, como estava tudo aterefado nao ouve tempo para pedir o manual de instruçoes. Por isso tudo que me possam dizer sobre eles e muito util, preciso saber temperaturas, possiveis Ph, tempos de (diapausa). Uma x que e so um casal o que aconselham?
Z Publicado: Outubro 18, 2005 Publicado: Outubro 18, 2005 Como para todas as Austrolebias, água fria (menos de 24ºC) e medianamente mineralizada. Um frasco com turfa fervida com uma profundidade razoável (superior ao comprimento do peixe) para a reprodução, muita comida viva e mudanças semanais de água. A turfa deve ser substituída semanalmente, seca e armazenada à temperatura ambiente durante um tempo que alguém te dirá com mais certezas, mas que deverá rondar os 60-90 dias. Segue as indicações genéricas para as restantes espécies de Austrolebias do Uruguai, que não deverá andar muito longe. De qualquer forma, são exemplares selvagens de uma espécie não identificada e dificilmente alguém te poderá dar indicações exactas. Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.
MotarSolitario Publicado: Outubro 18, 2005 Autor Publicado: Outubro 18, 2005 obg pelas dicas eu tenho a aqua a 22º, uma garrafa de sumo cortada a 8cm e cheia de turfa fervida ate aos 7cm. meti uma pedra difusora, por precauçao. estao num aquario 30 litros axo e mais que soficiente para eles.
Z Publicado: Outubro 18, 2005 Publicado: Outubro 18, 2005 7cm de turfa em 8cm de garrafa? Prepara-te para apanhar muita turfa do fundo do aquário... Melhor seria que arranjasses um frasco de compota (de vidro) que coubesse dentro do aquário e que deixasse 4 ou 5 cm de folga até ao bordo. Quando vires os peixes a mergulhar na turfa, vais perceber de que estou eu a falar. Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.
José Pedro Publicado: Outubro 18, 2005 Publicado: Outubro 18, 2005 Pois... Os meus picturatus quando mergulhavam na turfa, era um espalhar de turfa que nem te digo nada. A 1ª vez, como não sabia havia uqase tanta turfa fora como dentro do recipiente... Eu fiz o mesmo para as minhas nigripinnis Dique Lujan. Tratei como se fossem nigripinnis normais... Mesmo sendo F0. Caudatas do it better.
MotarSolitario Publicado: Outubro 18, 2005 Autor Publicado: Outubro 18, 2005 eu nao me rala eles deitem alguma fora porque ate serve para escorecer maiso fundo. Basicamente e como os Simp. pelo que tou a ver, ja mergulham na turfa e tudo.
Z Publicado: Outubro 19, 2005 Publicado: Outubro 19, 2005 Não, não é como os Simpsonicthys. Estes são quase como Nothobranchius, que "lavram" a turfa. As Austrolebias mergulham de cabeça, na vertical, na turfa até ficarem completamente enfiadas e só depois põem os ovos. O acto de pôr o ovo em si, com o "abanão" correspondente, atira quantidades brutais de turfa para fora da garrafa. Muito rapidamente vais ficar sem turfa suficiente para eles mergulharem e eles vão deixar de pôr ovos. Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.
MotarSolitario Publicado: Outubro 19, 2005 Autor Publicado: Outubro 19, 2005 Z as simp que eu tenho nao lavram mergulham aos casais.
edubernardo Publicado: Outubro 21, 2005 Publicado: Outubro 21, 2005 Concordo com o Zé. As simpsonicthys são muito mais delicadas na altura de pôr os ovos mas as austrolébias são muito mais espalhafatosas! Digo isto por experiência própria. Se não arranjares algo mais fundo que contenha mais a turfa, ela vai sair toda. Dou-te uma sugestão que para mim tem funcionado: Arranja um tupperware fundo, com tampa, e faz um buraco de lado, junto à tampa, com cerca de 5 cm de diâmetro. com uma lixa fina, desbasta as arestas do corte. Coloca a turfa (bastante) e afunda no aquário mantendo a tampa colocada. Os peixes entram e saem pelo buraco. O que acontece é que, o movimento das caudas dos peixes quando se afundam e dão o "salto" impulsiona a turfa para cima mas como o buraco está de lado, a quantidade de turfa que sai é mínima. Outro conselho é que tenhas cuidado com a garrafa cortada que colocáste. O plástico das garrafas é extremamente fino e ao ser cortado fica com uma aresta que pode ser muito perigosa para os peixes. Já tive uma austrolébia que se desgraçou toda com uma caixa que cortei e nem era tão fina como as garrafas. Boa sorte Abraço Eduardo Bernardo APK145
MotarSolitario Publicado: Outubro 22, 2005 Autor Publicado: Outubro 22, 2005 parece ja a ovos. boa ideia essa da caixa com buracos laterais. hei-de experimentar
MotarSolitario Publicado: Outubro 30, 2005 Autor Publicado: Outubro 30, 2005 Ja agora se alguem podesse enviar o contacto do sr. Alberto reis ou pedisse para ele colocar informaçoes sobre os exemplares em questao era uma optima ajuda. Uma vez que ele e dos unicos que a conhece. Eu nao tenho conseguido encontrar o contacto. Era importante para eu poder dar as melhores condiçoes possiveis e poder da continhuidade a linha em questao.
Paulo José - APC Publicado: Outubro 31, 2005 Publicado: Outubro 31, 2005 Bruno Como já te tinha dito quando me puseste a questão pessoalmente, a especie que adquiriste necessita dos cuidados prescritos para as Austrolebias. Isto é,temperatura ambiente, o ideal é tê-la numa marquise com as flutuações de temperatura próprias, comida congelada ou viva sempre que possivel e o tal recipiente com a turfa que deverás retirar e renovar cada duas semanas. Alguns microsorium pteropus ajudarão a estetica e o equilibrio biologico. Muda metade da agua cadaduas semanas. A turfa retirada deverá ser mantida, depois de espremida umas duas ou três vezes ,num saco durante uns três ou quatro meses á temperatura ambiente dum quarto da tua casa. O Alberto pouco mais te poderá dizer a não ser talvez as condições da agua em que as capturou. A intuição diz-me que essa especie não será particularmente facil. Não é adequada para um principiante. Boa sorte. Abraços Paulo José
Recommended Posts