Recommended Posts

Publicado

Tenho dois discus no meu comunitário á cerca de 10 meses, tem aproximadamente 9cm, o azul turquesa foi sempre o dominante dando constates 'chega para lá' no santarem. Sexta feira quando chegeuei a casa o santarem estava á superficie e deitado (com a respiração ofegante), pensei que houvesse algum problema com a agua e fiz uma tpa de 50%, no fim é que reparei que era o azul que não largava o santarem.

Troquei a desposição de um tronco no aquario com o intuito de os acalmar. O que resultou. Porem hoje a situação agravou-se e inverteu-se, o azul esta sempre escondido a um canto (com as cores mais escuras), e o santarem sempre á espera, sempre que o azul tenta sair são altas correrias e mordidelas pelo aqua até que o azul se esconda autra vez.

Estou desesperado, não sei o que fazer, voltei a fazer outra TPA com bastante aquatan (que me disseram que era anti-stress). mas segue tudo na mesma. O qua faço antes que haja mortes neta luta?

Carlos Esteves

Publicado:

Pois é... os discus são ciclideos e como tal territoriais e agressivos... mas o pessoal acaba por se esquecer disso talvez por esses factores negativos se revelarem poucas vezes.

Parece-me que o teu problema estará no facto de teres apenas 2 discus o que naturalmente faz com que qualquer tipo de agressão seja sempre dirigido ao mesmo e por isso repares mais.

Trocaste a disposição de um tronco... para resultar devidamente deverias ter trocado todo o layout, retirando assim todas as referencias territoriais que os discus pudessem ter.

Neste momento as tuas hipoteses de resolver o problema passam ou por mudares toda a decoração novamente, ou então arriscar e colocar mais discus juntamente com esses dois. Os novos inquilinos que venhas a colocar deveriam idealmente ser do tamanho dos actuais residentes, colocados à noite (i.e. com luzes apagadas) e fazendo uma alteração de layout.

Não referes o tamanho do teu aquário mas se ele for pequeno para os 2 discus que tens as agressões poderão estar a surgir desse facto.

São apenas dicas que podem ou não resultar dependendo em muito da "personalidade" dos dominantes/agressores. Há peixes que faças o que fizeres sempre irão agredir e matar os colegas de aquário.

Boa sorte com esse discu e não abuses do aqutan. Aquilo é bom mas em overdose nem por isso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi