Nuno Antunes Publicado Outubro 17, 2005 Publicado Outubro 17, 2005 Ora bem... vou lançar para a discussão o método de aclimatação de peixes que usam. Este tópico está orientado mais para peixes de ph's elevados pois são os que poderão sofrer mais frequentemente de choques de amónia. Aqui em casa o que faço é, suspeito eu, o que quase todos nós fazemos... pego no saquinho, toca de boiar os gajos até equalizar a temperatura e depois abrir o saco e ir juntando água aos poucos para equalizar o ph e por fim água com os bichos. Agora vem a questão... será que este é o melhor método? Os nossos ciclideos (refiro-me aos africanos, pois são os que tenho) vivem em ph's muito elevados... quando transportados em viagens longas os sacos de transporte ficam com detritos e calculo que os niveis de amónia subam, ao mesmo tempo que o ph desça devido ao co2 e aos próprios detritos orgânicos. Mas a amónia tem um comportamento interessante... quanto mais elevado o ph mais letal se torna a amónia. Assim, será que quando abrimos os sacos e juntamos água do nosso aquário estaremos a fazer bem? Na realidade o que estamos a fazer é a aumentar o ph de uma água organicamente carregada e como tal a passar a amónia existente para niveis letais. Pior ainda estamos a obrigar os peixes a permanecerem em águas muito carregadas. Quer-me parecer que o melhor método quando transportamos os nossos ciclideos em viagens longas será equalizar a temperatura e simplesmente meter os gajos no aquário... pessoalmente nunca pensei em o utilizar, mas que faz sentido... lá isso faz. Existe também a questão do choque de ph, derivada de enfiar os peixes no aquário após equalização de temperatura, mas será que já não o estamos a provocar no método "tradicional"? Na natureza suspeito que o ph não altere tanto num tão curto espaço de tempo. Fica então a pergunta: Valerá a pena tentar equalizar o ph após viagem longa ou será preferivel meter os gajos no aquário e pronto? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Visitante Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 Para viagens longas, convém certificar que a água onde o peixe vem está em boas condições e que o peixe não tenha comido há pelo menos dois ou três dias. Uma semana será o Ideal... Normalmente o que referi é por vezes ignorado, nada como levar um ou dois garrafões só com água e ir fazendo mudas pelo caminho. Em relação à ambientação às condições do aquário, é fazer com cuidado. Eu aconselho vivamente... Uma quarentena nunca é má vinda, tudo depende do valor dos outros peixes... PS: espero não ter fugido muito do tópico... Citar
rasec Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 Abram os sacos antes dos por em contacto com a agua do aquario para ganhar temperatura. Podem se dar uma reacção( não me lembra bem o que) que pode matar os peixes. Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Nuno Antunes Publicado: Outubro 17, 2005 Autor Publicado: Outubro 17, 2005 Por acaso a viagem longa a que me referia seria algo tipo lisboa-porto com eventuais paragens para descanso, coisa para durar umas 4h mais ou menos. Tipo, eu por vezes vou ao Porto ou a Lisboa às compras. Nunca tenho as coisas 100% organizadas até porque a minha vida não mo permite. Como é obvio é chegar à loja, escolher os bichos, metê-los no saco e voltar, pelo que não dá para trazer peixes em jejum. Até hoje, nunca perdi um peixe após aclimatação, nem nos 3 a 4 dias seguintes. Mas ficou-me a duvida se de facto a nossa forma tradicional é a mais aconselhada para os peixes de ph elevado, porque também nunca tinha pensado na toxicidade mais elevada da amónia nesse ph. Mesmo uma pequena quantidade de amónia num saco poderá matar se o ph se elevar, e mesmo que não mate estaremos a submeter o peixe a stress suplementar e eventualmente a causar alguma destruição às suas guelras. Será que não será melhor meter os peixes logo no aquário? (de quarentena ou principal, se forem os primeiros habitantes claro) Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
João Magalhães Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 Eu não climatizo os peixes. Abro o saco e pimba lá pa dentro cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Alexandre Rodrigues Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 Mesmo uma pequena quantidade de amónia num saco poderá matar se o ph se elevar A unica hipotese aqui é fazer uma tpa do saco com o pH igual ao do transporte, desta forma reduz-se o nivel de amonia nesta água podendo depois fazer a aclimatação mais utilizada de ir juntando a água do aquario ao saco sem, ou com menor risco, da toxicidade da amonia. Claro que isto dá muito trabalho e ninguém o deve fazer... Eu costumo colocar o saco no aquario para fazer uma aclimatação de temperatura de +- 30 minutos, coloco de seguida do aquario, o equivalente a 1/4 do total de agua do saco, espero 10 minutos e vão á vida. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Just_me Publicado: Outubro 18, 2005 Publicado: Outubro 18, 2005 Eu nao mantenho disso mas pelo que ouvi do Ad Koenings ele defende que o choque de temperatura é muito menos stressante que a falta de oxigénio e que o choque de amónia. Portanto ele defendia o sistema da aclimatação gradual da cabeça para os pés: pega-se no saco e manda-se o peixe para dentro de agua, ele ainda tenta gritar que está fria quando mete a cabeça dentro de agua, a meio do corpo começa a acomodar-se e quando entra a cauda, está aclimatado. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts