falcaora Publicado Outubro 16, 2005 Publicado Outubro 16, 2005 Tenho de começar por confessar, nesta minha primeira mensagem no fórum, que sou um principiante absoluto neste admirável mundo novo (para mim). Seja como for, adquiri um aquário de 60l (Lifetech), com sistema de filtragem penso que de decantação (?), aquário esse que esteve a “ciclar” durante 3 semanas, de acordo com a sugestão de amigos. Neste momento tem 3 plantas colocadas, Hygrophila corymbosa stricta, Valisnéria e Anubias Nana, uma pedra calcária e uma ou outra pedra de rio que serve de abrigo e esconderijo (mais tarde ainda irei introduzir um pequeno tronco que tem estado a perder cor num tacho). Este sábado (15 Out) introduzi 3 coridoras albinos e 6 tetras cardinal que alegram sobremaneira o aquário. Durante este período realizei 3 testes à água, o último dos quais hoje (16 Out). Os valores têm sido os seguintes: NO3 - entre 0 e 10 NO2 – entre 0 e 1 GH – entre 10 e 16 KH – entre 3 e 6 pH – entre 6,8 e 7,2 Tenho algumas questões de novato que, fazendo um apelo à vossa paciência, gostaria de ver esclarecidas: - Ontem e hoje alimentei os peixes com flocos “Omega One”. Ora os tetras nada ligaram aos flocos (penso mesmo que não se alimentaram) e apenas os coridora se interessaram pelos flocos quando estes chegaram ao areão. Escusado será dizer que os coridora tiveram um festim que durou o dia inteiro! Será que a alimentação não é a mais conveniente? Podem apresentar alternativas? Qual a razão para o desinteresse dos tetras pela comida? - Segundo, a minha ideia é construir um aquário comunitário com espécies minimamente resistentes e toleráveis (como principiante gostaria de minimizar os riscos da ignorância inicial). A minha ideia era introduzir mais 3 coridoras albinos (são engraçadíssimos) e 6 tetras pinguins. A escolha faz sentido? E eventualmente depois mais 6 tetras de nariz vermelho? - Quanto tempo devo esperar até introduzir a segunda leva de peixes no aquário? Antecipadamente obrigado pela ajuda.
Joao Machado Publicado: Outubro 16, 2005 Publicado: Outubro 16, 2005 Boa noite e bem vindo a esta saudável doença . O aqua se esteve a "ciclar" 3 semanas sem peixes, criou algumas bactérias no filtro mas seguramente muito poucas. Para já penso que não deves introduzir mais peixes durante umas 3 semanas pois so agora a amónia vai aumentar. Alimenta os peixotos O MINIMO POSSIVEL. Recorda que os peixes como não têm necessidade de regular a temperatura corporal não necessitam de comer muito. Podes acelerar um pouco o processo comprando nas lojas da especialidade "bacterias" ou recorrendo a um amigo que te dê algum material de um filtro ciclado, por expl. uma esponja, etc. que pões no teu filtro. Dentro de 2/3 semanas testa amonia e nitritos se AMBOS os valores forem 0 (não é perto de zero, é zero) então começa a incluir novos moradores. Os peixes parecem-me bem no entanto, para este tipo de peixes a pedra calcária está a mais pois vai "endurecer" a agua e elevar o Ph. Esforça-te para neste periodo renovares 15% da agua 2 X por semana. Agua previamente tratada obviamente. Alguma coisa mais dispõe. Um abraço. JPM Ps-> Cmpra aspirinas pois esta doença tem tendencia a agravar-se. Eu que o diga "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
falcaora Publicado: Outubro 16, 2005 Autor Publicado: Outubro 16, 2005 Boa noite e bem vindo a esta saudável doença (...) Obrigado pelas boas-vindas e pelas respostas! E a caixa de aspirinas já está na mesa de cabeceira... (...) Alimenta os peixotos O MINIMO POSSIVEL.Recorda que os peixes como não têm necessidade de regular a temperatura corporal não necessitam de comer muito (...) Ou seja, posso alimentar, dia sim, dia não? Sem receios? (...) Podes acelerar um pouco o processo comprando nas lojas da especialidade "bacterias" ou recorrendo a um amigo que te dê algum material de um filtro ciclado, por expl. uma esponja, etc. que pões no teu filtro (...) “My fault”! Esqueci-me de referir que acrescentei bactérias “Super Bio Bactérias AZOO 11 em 1”. Segundo as instruções do fabricante, deveria acrescentar 3 a 5ml por cada 10l por semana – isto faz sentido ou é um exagero? Devo seguir este procedimento na fase inicial até criar uma população estável e depois esquecer o substrato ou devo seguir este padrão? Já agora, quando acrescentei as plantas, também acrescentei “Florena Sera”, um fertilizante para plantas aquáticas. Devo continuar semanalmente com o fertilizante? (...) Os peixes parecem-me bem no entanto, para este tipo de peixes a pedra calcária está a mais pois vai "endurecer" a agua e elevar o Ph (...) A pedra deveria sair? Devo avançar com troncos em substituição da pedra? Gostaria de proporcionar conforto aos peixes e um bom local para se esconderem. (...) Esforça-te para neste periodo renovares 15% da agua 2 X por semana. Agua previamente tratada obviamente (...) Qual o melhor tratamento a dar à agua? Dicas? Peço desculpa pela chuva de perguntas, mas prefiro perguntar e prevenir a remediar.
Joao Machado Publicado: Outubro 16, 2005 Publicado: Outubro 16, 2005 1ª - è preferivel alimentares pouco, tipo 2 X por semana, durante esta fase inicial, a teres um pico de amónia. 2º 3º Segue aas instruções. 4º Substitui a pedra por outra não calcária (com apedra seca entorna umas gotas de vinagre, se "ferver" (espuma) é calcária). 5º Armazena a agua nova num recipiente aberto e com uma boa oxigenação (pedra difusora + ar) ao fim de 48h o cloro foi-se. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
falcaora Publicado: Outubro 17, 2005 Autor Publicado: Outubro 17, 2005 Neste aquário de 60l, ter como objectivo final uma população de 6 coridoras albinos, 6 cardinais, 6 tetras pinguim e 6 tetras de nariz vermelho faz sentido (a médio prazo)? Tenho excesso de população para o volume de água? Faz sentido ter apenas 6 de cada espécie num peixe de cardume ou o número é muito reduzido? Faz sentido ter 6 coridoras? As espécies convivem em paz e são compatíveis na exigência da água?
rasec Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 Uma caixa de aspirinas!!!!!!!!!!! joão deves tar a gozar isso não chega. No minimo uma palete de caixas de aspirina, juntamente com um elexir para o estomago. falcaora Tás no bom caminho.Continua assim. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Joao Machado Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 Boa noite. Reduz as corys para 3 ou 4. De resto + - 1 cm de peixe para 1 Lt de agua. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
falcaora Publicado: Outubro 17, 2005 Autor Publicado: Outubro 17, 2005 Certo! Fico-me então pelas 3 coridoras albinas. Faz sentido acrescentar um camarão? Por exemplo um camarão Amano? É compatível com os outros tetras e coridoras propostos? Quantos? Para isso teria de aumentar o número de plantas? Se estiver a divagar avisem-me...
Joao Machado Publicado: Outubro 18, 2005 Publicado: Outubro 18, 2005 DIVAGAR SI VAI AO LONGE Podes por camarões. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Recommended Posts