Artur Publicado Outubro 15, 2005 Share Publicado Outubro 15, 2005 Á cerca de duas semanas tem havido um aumento sgnificativo de green Spot e tb uma parecem fios de cabelos nas plantas, tive a ler num site brasileiro um caso identico e uma das maneiras de combater foi aumentar a temperatura da água, reduzir o Co2, e fazer Tpa´s com mais frequencia, que vos parece? Uma coisa notei elas aumentaram desde que tapei a fuga de Co2 na tampa da garrafa . Que dizem retiro o Co2 ? ou continuo? Nota: O aqua em causa é um de 120x40x50 com bastantes plantas, tenho de luz 2x55w ligadas 6 horas por dia, e um filtro Marathon 1000. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
So_SiMpLe_ Publicado: Outubro 15, 2005 Share Publicado: Outubro 15, 2005 Hey! Meu se tapaste a fuga, aumentaste a injecção de CO2, para 110W com essa litragem tda é normal o aumento. Reduz o CO2 outra vez, mt CO2 pa pca luz= algas. cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Puer Publicado: Outubro 16, 2005 Share Publicado: Outubro 16, 2005 Sim, reduz CO2 rapidamente e desliga por curtos períodos tempo (20 minutos) a iluminação ao longo do dia. continua com as trocas parciais ___________ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Artur Publicado: Outubro 16, 2005 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2005 Ja agora quais as condições ideais para o aparecimento das algas tipos tufos verdes ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
xlifes Publicado: Outubro 30, 2005 Share Publicado: Outubro 30, 2005 Oi Estou a ter o mesmo problema que o Artur mas sempre ouvi dizer que uma boa injecção de CO2 ajuda muito na redução e desaparecimeto das algas! Afinal como é? devemos bombar no co2 ou reduzi-lo?? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
passinhas Publicado: Outubro 30, 2005 Share Publicado: Outubro 30, 2005 Caro Artur O meu problema é idêntico ao teu, comecei a notar o aparecimento de algas green spot e de algas filamentosas (penso que se chamam assim, porque parecem cabelos e agarram-se às plantas e a tudo o que podem). Julgo que o meu maior erro foi a injecção de CO2 em demasia. Estou a tentar controlar esta praga, através do corte das folhas das plantas que estão completamente infestadas, a aumentar a temperatuda da água, TPA´s mais frequentes, a reduzir o tempo de exposição à luz, a diminuir gradulamente a injecção de CO2 e introduzi uma nova espécie de peixes no aqua (na esperança de se alimentarem das algas), mas até agora não obtive grandes resultados. Nota: O aqua em causa é um de 150x50x70 com bastantes plantas, tenho de luz 2x55w ligadas 10 horas por dia, e um filtro JBL Cristal Profi 500. Caso consigas alcançar melhores resultados que eu, agradeço que me informes, eu farei o mesmo. Pode ser que entre ambos tenhamos alguma sorte. Abraços António Passinhas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
n_jeronimo Publicado: Novembro 2, 2005 Share Publicado: Novembro 2, 2005 Boas, Eu por acaso tb estou a ter o mesmo problema. Apesar de tudo ainda não tenho co2, mas estou a pensar por. Já comprei 4 Ottocinclus e tenho 2 SAE e 3 CAEs e continuo com as algas na mesma. Eu tanbem sempre ouvi dizer que com o Co2 as algas desapareciam. A minha teoria para o aparecimento das mesmas...corrijam-me se estiver errado : O aquario tinha poucas plantas (no meu caso) e cerca de 10h Diarias de Luz, nunca apanhou luz solar directa. Os detritos dos peixes, plantas e restos de comida acumulam. A agua fica rica em termos de nutrientes para as plantas. Ora como não existem plantas, acabam sempre por proliferar as algas que usam e abusam da "comida" que a agua tem crescendo assim a um ritmo acelarado. Solução: Aqui é que a porca torce o rabo, eu no meu caso estou a optar por por mais plantas (como já referi poucas ou nenhumas tinha)desta maneira retiram os nutrientes que necessitam ajudando a pelo menos a impedir o crescimento das algas), comprei os Comedores de algas possiveis e imaginaveis (SAE, CAE, Botias; Kuhlli, Pleco, etc..), cortei todas as folhas de plantas que já estivessem com algas, faço TPAS semanais e ......CONTINUO NA MESMA!!!#$"#$"% Tanbem já me deram a dica aqui no forum, para as borrifar com Agua oxigenada :D mas torna-se comlicado pois estão por todo o lado e eu não quero que os meus peixes comecem a hiperventilar eheheheh Caso queiram comparar tenho aqui no forum/plantas/ um topico com fotos das algas que tenho. Fico então a aguradar como todos por uma solução mais eficiente. P.S. Estou a pensar partir para uma solução mais radical comprar um peixe Esfreganius Verdius (vulgarmente conhecido por esfregão) e limpar tudo Abreijos NJ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Claudio C. Publicado: Novembro 11, 2005 Share Publicado: Novembro 11, 2005 Pessoal invistam num belos camaroes que eles devoram isso. mas se forem muitas algas, Têm que ser mtos camaroes. Cláudio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Just_me Publicado: Novembro 11, 2005 Share Publicado: Novembro 11, 2005 O problema não é o CO2...o problema é que toda a gente julga que é so meter CO2 que as coisas ficam bonitinhas...como se o CO2 fosse assim o milagre do aquario! O CO2 proporciona ás plantas melhores condições para se desenvolverem, logo vão consumir mais nutrientes, logo teem que se colocar mais nutrientes nas proporções certas.... Assim, o problema nao é do CO2 mas sim dos nutrientes na agua. Estou a tentar controlar esta praga, através do corte das folhas das plantas que estão completamente infestadas, a aumentar a temperatuda da água, TPA´s mais frequentes, a reduzir o tempo de exposição à luz, a diminuir gradulamente a injecção de CO2 e introduzi uma nova espécie de peixes no aqua (na esperança de se alimentarem das algas), mas até agora não obtive grandes resultados. Passinhas: cortar folhas totalmente infestadas: bom aumentar temperatura da agua: depende do resto das medidas, é basicamente aumentar o metabolismo de tudo no aquario TPA's mais frequentes: reduzem alguns nutrientes que possam estar em excesso Reduzir o tempo de explosição á luz: 10 horas é perfeitamente aceitavel Diminuir CO2: Se os peixes estão bem, é asneira... Comedores de algas: vão ajudar (nao fazem maravilhas de 1 dia para o outro) E a fertilização?metes comida para os peixes mas nada para as plantas... quando as algas começarem a diminuir por causa das TPA's ,dos comedores de algas, etc...depois veem dizer que foi de diminuirem o CO2... Puer: reduzir CO2 e desligar a luz por 20 minutos ao longo do dia? para que? para as plantas gastarem mais a abrir e fechar as folhas? Nestes posts todos nao vi uma unica referencia á fertilização... será que poderá ser este o problema??? i wonder! Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MiguelMartinho Publicado: Novembro 13, 2005 Share Publicado: Novembro 13, 2005 Por falar em fertilização, alguém sabe se a utilização de barras fertilizantes para as plantas de casa são uma hipótese, ou é uma ideia completamente ridicula? Ando com ideias de testar, será que alguém já teve esta ideia? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rafa Publicado: Novembro 14, 2005 Share Publicado: Novembro 14, 2005 Por falar em fertilização, alguém sabe se a utilização de barras fertilizantes para as plantas de casa são uma hipótese, ou é uma ideia completamente ridicula? è mt ridicula pk as plantas absorvem do adubo um nutriente muito importante que é o azoto. As plantas de jardim absorvem azoto sob forma de amónia (que em agua de aquario mais básica penso k vira amoniaco!) que é altamente tóxico. As plantas de aquario absorvem sob forma de nitrato tal como as algas. Por isso iria ser estúpido meteres essa substancia no aquario, k nem sker vai ser aproveitada, para não falar de nutrientes como o ferro e outros que não vem da mesma maneira nos adubos normais como nos de aquario, e não iam ser bem aproveitados. Espero k fikes esclarecido, Fika bem Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rafa Publicado: Novembro 14, 2005 Share Publicado: Novembro 14, 2005 Mas a pergunta deste topico era outra. E posso dizer k passei por esse problema e de certa forma ainda passo porque fiz asneiras com a adubação! Mas o que eu costumo fazer nesses casos é: Escolho um dia para começar, nesse dia dou uma dose mais generosa ao ventre dos meus meninos; kuando acabarem de comer faço uma limpeza daltoabaixo no aqua para reduzir o lixo; E logo de seguida desligo a luz durante tres dias, mudando 10% de água em cada um deles. Se os teus peixes tiverem bem alimentados dantemão (nada de exagerar atenção!), e se tiverem de boa saude os teus peixes vao passar bem, bem como as plantas. As algas é que não! E se tiveres peixes "limpadores"(é bom arranjares antes de começares isto), eles fazem o seu trabalho muito melhor e mais avontade com a luz apagada. Experimenta comigo o resultado é 5***** Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Novembro 14, 2005 Share Publicado: Novembro 14, 2005 Olá. è muito (palavra corrigida) ridicula porque (palavra corrigida) as plantas absorvem do adubo um nutriente muito importante que é o azoto. As plantas de jardim absorvem azoto sob forma de amónia (que em agua de aquario mais básica penso k vira amoniaco!) que é altamente tóxico. As plantas de aquario absorvem sob forma de nitrato tal como as algas. Por isso iria ser estúpido meteres essa substancia no aquario, k nem sker vai ser aproveitada, para não falar de nutrientes como o ferro e outros que não vem da mesma maneira nos adubos normais como nos de aquario, e não iam ser bem aproveitados. Bem... o que tu escreveste está errado. Aconselho-te a leres este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22350 E a amónia/amoníaco é um equilíbrio. Ou seja, independentemente do pH, existem sempre as duas formas num aquário. O que é correcto dizer, é que quanto maior for o pH, maior a razão [NH3]/[NH4+] NH4+ não passa a NH3 na sua totalidade, a nenhum valor de pH específico. E para teres uma ideia, as concentrações de NH3 e NH4+ só são iguais a pH=9.24 Por isso, na maior parte dos aquários, a forma que está em excesso é sempre NH4+ E o Ferro nas plantas não-aquáticas é absorvido exactamente da mesma maneira que nas plantas aquáticas... Quanto às barras de fertilizante, antes de usares, vê sempre a composição em Fosfatos, pois costumam ter teores altos, necessárias às plantas não aquáticas. E se abusares no adubo, poderás ter um boom de algas, pois a concentração de Fosfato vai ser elevada. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts