Recommended Posts

Publicado

Boas tardes caros Tanganika lovers :lol:,

Tenho um aqua panorâmico de 200L. Têm 1,20m de comprimento atrás e á frente têm 0.80m.

Actualmente tenho 2 filtros a funcionar, um Ehein Pro (exterior) e um filtro de decantação (900l/h) . Estou a pensar tirar o filtro de decantação pois ocupa bastante espaço e pôr só a "powerhead" do filtro. O que acham? Um filtro Eheim Pro faz a filtragem bem de um aqua de 200L para ciclideos? Será a força de expulção da água do Eheim pro suficeinte para os ciclideos curtirem? Devo meter a "powerhead" do filtro de decantação?

Mais uma coisa, os meus filtros só têm cerâmica e carvão activado. Devo tirar ou deixar estar o carvâo?

Desde já muito obrigado,

Abraços e eijinhos,

Bruno

Publicado:

Boas, Bico

Não sei de que Eheim estás a falar, mas deve ser mais que suficiente, quanto à cabeça para eles curtirem, na minha opinião eles não gostam nada de curtir correntes fortes.

No filtro deves meter algo que faça subir/manter o pH acima dos 8. há quem ponha areão de coral. Eu prefiro meter o areão de coral ou areão calcário no aquário e no filtro meto “Zeolite”.

Por regra não meto o carvão activado nos filtros externos, por causa dos tratamentos, mas visto que é um aqua do Tanganika e eu não me lembro de alguma vez ter feito um tratamento num aqua do Tanganika, podes deixar ficar o carvão onde está, mal ele não faz.

Fica bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Boas

quanto à cabeça para eles curtirem, na minha opinião eles não gostam nada de curtir correntes fortes.

Aquaben neste ponto discordo contigo pois no lago tanganyika a muita corrente

Bico essa cabeça motorizada pode servir para oxigenar a agua,mas de pende se eheim faz uma boa oxigenaçao e tiver pelo menos 1000L/h esqueçe a cabeça motorizada, quanto ao carvao neste caso nao serve para nada ,poem sim é muitas ceramicas e talves um bocadinho de lã ,mete areao de coral misturado com o areao que tens( para ai uns 4/5 quilos )

espero ter te ajudado :lol:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Publicado:

Boas

Ok Tropheus, que existem peixes no Tanganika que gostam de corrente forte, não vou argumentar, mas num aqua com as dimensões descritas pelo Bico, eu parti do principio que o que ele tem são conchicolas, neolamprologus ou julidochromis, se meteres uma corrente forte, "powerhead" 900l/h estes meninos não vão gostar mesmo nada principalmente os conchicolas, os outros só vão sair dos buracos quando a comida passar por eles, os conchicolas vão passar o tempo a correr atrás das conchas e se por um acaso mesmo assim eles desovarem, vai ser muito difícil manter o cardume de alevins dentro do território.

Voltando ao princípio tirando as “sardinhas” (Cyprichromis), não estou a ver mais nenhum que curta correntes fortes, e não me digas que os Tropheus curtem, eles simplesmente não se incomodam.

Fiquem bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

Muito sinceramente acho que um aquário de tanganikas não deve ter muita corrente, mas deve ter circulação suficiente de modo a evitar zonas mortas (atrás das pedras por exemplo). Eu, pessoalmente não conheço espécies do tanganika que gostem de correntes "fortes" (mesmo as de água livre, ou pelágicas, como as "sardinhas" :(), aliás acho que o tanganika é considerado um lago de águas estáveis e bastante calmas. Em relação à utilização da "power head", acho que a deves utilizar mas deves desmultiplicar o caudal utilizando "T's" ou cotovelos de modo a reduzir fluxos demasiado fortes e turbulentos e ao mesmo tempo aumentar a circulação por todo o aquário. A utilização do carvão fica ao teu critério, eu pessoalmente só uso carvão nas primeiras etapas do aqúario e para retirar medicamentos da água após tratamentos.

Publicado:

Boas

Bico:

Diz ai que peixes queres por para nos podermos-te ajudar :(

quanto a cabeça a escolha é tua podes muito bem por como nao a escolha e tua :(

Aquaben:

Posso te dizer que em maior parte dos aquarios tanganyika tem corrente,mas cada um sabe de sim :wink:

Abraço,

Publicado:

boas

Zfaver o Bico já tem um Eheim Pro nesse aqua e eu penso que seja um filtro de 1000l/h, se vai meter mais uma cabeça de 900l/h vai criar um turbilhão num aqua de 120.

-Bico antes de a gente se por para aqui a inventar diz que peixes tens e qual a capassidade do Filtro Eheim.

Fiquem Bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

O filtro que tenho no aqua é um destes dois:

-Eheim 2224 (Expulção da bomba 700l/h circulação do filtro 500l/h)

-Eheim 2226 (Expulção da bomba 950l/h circulação do filtro 650l/h)

Em relação aos peixes tinha pensado em shell dwellers, mas como vou tirar o filtro de decantaçlão, vou ficar com muito mais espaço, portanto vou por umas pedras incriveis com buracos e acho que vou optar por peixes que não seja shell dwellers, mas que sejam bastante pequenos!!! O problema com os shell dwellers é que não posso por quase mais ninhuns peixes pois ninguem se dá bem com os dwellers, não é verdade?

Se tivessem um aqua de 200 L que peixes (tanganicos) é que punham??

Desde já agradeço,

Abraços e beijinhos,

Bruno

Publicado:

Boas

Quanto a companhia para os conchiculas ,os ideais sao os Cyprichromis :evil:

Abraço,

Publicado:
Se tivessem um aqua de 200 L que peixes (tanganicos) é que punham??  

8 Cyprichromis leptosoma

1 casal de julidochromis ou leleupi

1 macho e 2 femeas de lamprologus ocellatus

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:

Num aqua de 80x40x50 tenho

3 Ocellatus

3 Multifasciatus

3 Julidochromis (1 Ornatus e 2 Marlieri)

:shock:

EDIT: Os ocellatus são os patrões, os multi tem o pequeno (mas bem guardado) território e os Julidochromis mandam nas rochas. A frente é toda dos ocellatus.