vcff Publicado Outubro 10, 2005 Publicado Outubro 10, 2005 Alguem me pode dizer a diferença entre "Fundulopanchax gardneri" e "Aphyosemion gardneri" ??????? A mim parecem-me iguais :D
José Pedro Publicado: Outubro 10, 2005 Publicado: Outubro 10, 2005 Não sou a pessoa mais indicada, mas posso dar uma achega. Por aquilo que sei, os Fundulopanchax foram separados dos Aphyosemion há bem pouco tempo. Até há uns anos atrás, eles faziam parte da mesma familia, por isso ainda se podem encontrar designações de ambas ass famílias, embora os peixes sejam os mesmos. Aí os entendidos que dêem uma ajuda mais concreta please!!!!!1 Caudatas do it better.
Z Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 O género Fundulopanchax foi criado para uma porção de espécies que, antigamente, se agrupavam no género Aphyosemion, como base em características morfológicas e geográficas (os Fundulopanchax têm uma distribuição mais ocidental). A designação correcta para a espécie é, portanto, Fundulopanchax gardneri. Em muitos livros mais antigos ou de autores MUITO conservadores pode ainda ser encontrada a designação anterior. Já agora, o que se julgava há uns anos ser uma única espécie, Fp. gardneri, foi posteriormente dividida em duas, Fp. gardneri e Fp. nigerianus, com diversas sub-espécies. Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.
Vasco Gomes Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 Há uns dias enviei uma mensagem sobre este tópico que desapareceu. Alguém sabe dizer o que se passou? Abraços Vasco
MotarSolitario Publicado: Outubro 17, 2005 Publicado: Outubro 17, 2005 como o forum esteve em baixo a mensagem pode ter sido perdida por talvez ainda nao estar com backup, mas isto e uma suposiçao apenas.
Recommended Posts