Aumentar Ph


Recommended Posts

Viva!!!

Estou com um problema num dos meus aquários o ph está muito baixo eu queria saber como o posso aumentar e consequentemente aumentar o dh senão o ph baixa novamente.

Pesquisei aqui no forum mas não cheguei a uma conclusão visto há quem diga que o bicabornato de sódio e uma boa solução a quem aconselhe pedras cálcarias e tb na pesquisa que fiz na net a que indique um produto chamado PROPER que aumenta o ph e tb o dh.

Gostava que me ajudassem com os vossos conhecimentos toda a ajuda e bem vinda.

Abraços... :D

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Antes de mais, o dH (ou gH - dureza "total") tem pouca influência no pH...embora geralmente águas com gH elevado também tenham pH elevado (em água salgada, por exemplo, devido ao elevadissimo valor do gH este nem se mede).

Já o kH (dureza "carbonatada" ou alcalinidade) influência o pH.

 

Se pretendes aumentar o pH/kH, podes usar Bicarbonato de sódio sem grandes problemas. Há algumas teorias que dizem que alguns peixes, nomeadamente corydoras e outros peixes de águas ácidas/moles, não toleram bem o sódio...por isso terás de ter alguma moderação na utilização do bicarbonato caso tenhas peixes deste tipo.

 

Por curiosidade, o pH está em que valor? Que valor pretendes? Utilizas CO2?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora em relação aos peixes que se dão mal com o sódio a minha fauna é:

corydoras panda

corydora esmeralda

corrydora albina

rã aquática albina

ottos

guppies

molly

ampulária

danios-zebra

O bicabornato de sódio poderá prejudicar alguma desta especies?

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais, o dH (ou gH - dureza "total") tem pouca influência no pH...embora geralmente águas com gH elevado também tenham pH elevado (em água salgada, por exemplo, devido ao elevadissimo valor do gH este nem se mede).

Isso não é bem assim... em águas naturais o GH, KH e pH são directamente proporcionais. Todos os componentes do GH, são ácidos fracos de Lewis (catiões) e para serem introduzidos numa água, têm de ter como contra-iões bases de Lewis (aniões). Agora essas bases podem ser mais ou menos fortes. Se forem Carbonatos, podem-te levar o pH até 10 (+/-), mas isso só funciona se os Carbonatos estiverem a saturar a solução (e também depende dos Carbonatos).

Isto apenas para dizer, que o GH também influencia o pH, não apenas o KH.

 

O ph está nos 6.4, e actualmente não uso CO2 senão ainda era pior visto este baixar o ph eu pretendia que estivesse entre 6.8/7.0.

Não... com um pH dessa ordem, o CO2 não o vai diminuir.

Já agora, faço-te uma pergunta. Se tens o pH=6.4, para que é que o queres mudar? Está óptimo para as Corys e para o resto da fauna, tirando os Guppys e as Mollys. Mas se eles já estão nesse pH, quer dizer que estão habituados, não percebo o porquê de queres mudar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

O que me preocupa mais é a ampulária visto o ph baixo pode prejudicar a carapaça.

Nunca tive ampulárias, por isso não sei se elas se recentem muito com pH's ácidos. Mas do que já tenho visto (ao vivo e tudo), as ampulárias safam-se bem em ambientes ácidos. Um familiar meu tem ampulárias em aquários de Killies, ácidos e elas dão-se muito bem.

 

E já agora, não te posso garantir com a certeza absoluta que essa espécie faça isso, mas muitos animais que dependem do Carbonato de Cálcio (calcário), conseguem modificar a estrutura cristalina desse, de modo a que a solubilidade diminua, para conseguirem persistir melhor em ambientes ácidos (o que as aulas de BioInorgânica fazem a uma pessoa :oops:)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Só para teres uma ideia, já tive guppys a pH=5.5 e a reproduzirem-se no meu aquário...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não tenhas problemas com as ampulárias eu tenho um casal que se reproduziu 3 vezes durante o ultimo mês com um pH de 6.4 e continuam de saude.

 

 

Eles não são muito exigentes quanto à qualidade da água. Podem viver tanto em água limpas e ricas em oxigênio de aquários bem-tratados quanto em águas turvas e pobres em oxigênio, com bastante restos orgânicos em decomposição. São grandes produtores de excremento, e suas fezes são ricas em bactérias e protozoários, mas que não causam mal aos peixes.

Com isso, Ampulárias podem ser mantidos em aquários junto com os peixes ornamentais. Atento para o facto de que quanto mais Ampulárias tiveres no aquário, mais material orgânico em decomposição irão produzir (fezes). Com isso, a água de teu aquário pode vir a ficar turva devido ao excesso de matéria orgânica que se acumulará. Uma coisa interessante: os excrementos de uma ampulária serve de alimento aos peixes. Ao serem expelidas, as fezes saem ricas em protozoários e bactérias, que servem de alimento a peixes menores.

O pH deve estar entre 6,8 e 7,2. Mantêm a temperatura entre 18°C e 28°C. Como são seres pecilotérmicos (a temperatura corporal varia de acordo com o ambiente), têm sempre em mente que quanto mais alta a temperatura, maior será seu metabolismo. Com isso, ficam bem mais ativos do que em baixas temperaturas e têm sua expectativa de vida reduzida. O ideal é manter a temperatura entre 23-25°C. Em mais baixas temperaturas, viverão mais tempo, mas não serão tão ativos.

A água deve ser rica em cálcio para que possam construir uma concha bem forte (que é formada por carbonato de cálcio).

Já Agora vê este artigo

http://aquabrasilis.sites.uol.com.br/text/...ea/pomacea.html

Espero ter ajudado.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.