Artur Jorge Publicado Outubro 9, 2005 Publicado Outubro 9, 2005 Boas! Tenho um aquario de 240l (120 x 40 x 50 ) e no inicio as plantas estavam a crescer muito bem com iluminação 2 x 38 w e injecção caseira de co2. No entanto há uns tempos para cá as plantas reduziram o crescimento e começaram a apodrecer algumas folhas. Especialmente uma hygrophyla que crescia imenso parou de crescer tornando-se mais amarelada, perdendo as folhas da metade inferior do caule e desenraizando-se. Tenho adicionado fertilizante todas as semanas desde que o problema se instalou e faço tpa's de 2 em 2 semanas de 10%. Que acham que possa ser? Que devo fazer?
Just_me Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Que tipo de fertilizante? Parecem-me sinais de carência de azoto. Provavelmente quando as higrophylas foram colocadas, o aquario tinha alguma materia organica em decomposição, nitratos altos, etc e por isso o crescimento acelerado, quando as reservas se gastaram...as plantas começam a sofrer. Provavelmente estás só a fertilizar com micros, pelo menos é o que me parece a uma primeira observação. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Cxide Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Pois, eu penso que o factor principal para que isso esteja a acontecer seja pouca luz pois o ideal seria colocar 1watt/litro se tiveres plantas muito exigentes ,enquanto que tu só tens 76watt mas vou deixar isto para os mais entendidos na materia.
hatchim Publicado: Outubro 10, 2005 Publicado: Outubro 10, 2005 Essa conversa do 1W/Litro pode não ser bem assim, certo tipo de plantas serve 0,5 W/litro, não gastem energia desnecessáriamente
NMM Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Estou com o mesmo problema, as minhas plantas não erraizam e ficam amarelas junto ao caulo acabando por apodrecer, no entanto crescem substancialmentte na vertical. Se for carencia de Azoto (como parece, segundo o topico inamovivel de Nutrientes de Plantas) como posso obviar esta questão, ou seja aumentar o nivel de Azoto? NMM
Just_me Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 pois... ailuminação deve ser função do aquario e das plantas que se colocam. Para auementar o nivel de azoto disponivel, ou metes um fertilizante comenrcial com nitratos ou fazes tu o teu. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
NMM Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Eu uso TETRA PlantMin, será que não é suficiente?? Como posso aumentar apenas o Azoto? NMM
Luís Fortunato Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 NMM O PlantaMin não tem Azoto na sua constituição. Pelo menos de forma primária, tipo Amónia e/ou Nitratos. Somente Azoto, podes usar KNO3. Tudo bem que também aumentas o Potássio, mas excesso de Potássio, não carrega problemas para a fauna e flora do aquário. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
NMM Publicado: Abril 10, 2006 Publicado: Abril 10, 2006 Onde posso comprar KNO3 (que não sei o que é) e que quantidades deve adicionar por litro de água?? Isto não é prejudicial para os peixes?? NMM
Recommended Posts