Recommended Posts

Publicado

Material:

Peças de vidro com forma desejada

Fio de pesca

Sacos de roupa para máquina de lavar

Não tem nada que saber.

Como suporte usei os pedaços de vidro, cortados à medida que queria, e com um furo no meio para poder passar o fio que vai coser o conjunto.

A Riccia é mantida no lugar pelo tecido alveolado.

Simples de colocar no lugar.

Facil de retirar para fazer poda.

E o vidro nao tem quaisquer propriedades que contaminem a água.

Espero ser util.

Pic_661_15.jpg

Coloca-se a Riccia sobre o vidro.

Pic_661_16.jpg

Cobre-se com o tecido dos sacos cortado à medida.

Pic_661_17.jpg

Cose-se o conjunto com fio de pesca de nylon.

Pic_661_18.jpg

Exemplos de diversas formas de suportes.

Pic_661_19.jpg

Resultado final.

Pic_661_20.jpg

Com cerca de 3 semanas.

Pic_661_21.jpg

Bom proveito!!! :lol:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31227

Publicado:

Bem pensado :lol:

E eu curiosamente tenho ali um pouco de riccia "esquecida" um aquário novo por preencher e um vidro de uma calha partido em 2 :):lol:

Publicado:

Muito bom!!

Parabéns!! Esta maneira vou experimentar e nem é preciso esconder muito o suporte da riccia, visto ser transparente!! Muito bom mesmo! :lol:

Publicado:

Sacos de roupa para máquina de lavar

Aonde é que se arranja estes sacos?

• 2 semanas depois...
Publicado:

Apesar de todas as invenções, nada bate o fio de pesca fininho se bem utilizado....nada de ver redes brancas...parece que a riccia se agarrou mesmo ali.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

ja alguem experimentou fazer uma "parede" de riccia?devia ficar muito engraçado a parede de tras do aquario coberta de riccia. um dia vou experimentar. se as algas crescem crescem nas paredes acho que a riccia tambem.

Go ahead...make my day

• 2 semanas depois...
Publicado:

E acrílico não dará? Já sei o que fazer a um bocado de tule que tenho guardado :D só falta mesmo a ricia e o suporte...

Será que isto também dá para fazer um tapete de musgo de java? Disseram-me que fica muito giro, ams eu nunca vi.

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Publicado:

O acrilico é mais leve, já testei e é preciso "prende-lo" ao fundo.

Publicado:

ta excelente isso,eu tambem gostava de fazer,mas nao tenho ricia e nao sei onde encontrala,se alguem me poder ajudar,agradecia

Publicado:

Gostei.

Esclareçam-me o seguinte? Quais são as necessidades da riccia? Eu já experimentei mas a gaja não crescia. tenho uma calha de um metro com duas grow-lux fazia CO2 caseiro e ainda juntava um adubo caseiro. ficou ai cerca de um mês assim mas crescer é que tá quieto. Existe alguma particularidade que a ajude a crescer que eu não saiba?

Publicado:

Olás.

ja alguem experimentou fazer uma "parede" de riccia?devia ficar muito engraçado a parede de tras do aquario coberta de riccia. um dia vou experimentar. se as algas crescem crescem nas paredes acho que a riccia tambem.

Já não deve ser do "teu tempo". Mas lembro-me quando ainda andava a dar os meus primeiros passos aqui neste Fórum, que havia um link/página com uma parede dessas. Mas era feita com Musgo de Java, salvo erro.

Just_me, ainda te lembras disso? Lembro-me, que me mostraste esse link no teu laboratório.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Sim, acho que com musgo de java deve resultar melhor, não sei se com a riccia será viável, já que acho que a que está por cima acabará por crescer mais e tapar a luz da que está por baixo.

Mas agora fiquei curiosa, deve dar um efeito engraçado, esse da pareded de musgo.

Fiquem bem

Quase reformada!!

Publicado:

nao consegui encontrar de novo, mas para que quiser fazer:

http://www.aquarticles.com/articles/plants..._Moss_Wall.html

já agora coisas engraçadas sobre o "musgo de java" :(

http://www.aquarticles.com/articles/plants...ong_Mosses.html

e já que começamos na riccia... e para quem insiste nas redezinhas e bocados de cerâmica e pdaços de vidro, tudo direitinho para ficar com quadrados de riccia, aqui vai:

http://www.aquarticles.com/articles/plants...son_Riccia.html

fio de nylon, pedras e troncos!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Boas!

Já agora: qual a diferença de musgo de java e riccia? e dá pra usar o mesmo esquema com o musgo?

Braço

São plantas completamente diferentes, sendo que a riccia é flutuante, ou seja, não se "agarra" a nada e o musgo é parecido com o "normal" musgo, mas é aquático.

vesicdubya.jpg

Musgo de Java

Riccia_w_RedCherryShrimp.gif

Riccia

E sim, dá para utilizar o mesmo esquema com o musgo, vê os links que o just_me colocou aqui e constatarás que sim :D

E se fizeres uma pesquisa aqui pelo fórum, podes veroutras formas de trabalhar a riccia e o musgo.

Fica bem

Quase reformada!!

• 1 ano depois...
Publicado:
será que dá para fazer isto com musgo de java???

claro

Publicado:

Em relação à utilização das redes para mosquitos.

O plástico dessas redes ou redes similares ao longo do tempo não apodrecem ou a sua deterioração não é prejudicial aos peixes?????

Quero plantar cuba e já pensei desde redes metálicas (INOX), redes em plástico, rede de fio de algodão, etc......

Qual será a melhor opção?

• 1 ano depois...
Publicado:
Em relação à utilização das redes para mosquitos.

O plástico dessas redes ou redes similares ao longo do tempo não apodrecem ou a sua deterioração não é prejudicial aos peixes?????

Quero plantar cuba e já pensei desde redes metálicas (INOX), redes em plástico, rede de fio de algodão, etc......

Qual será a melhor opção?

ONDE COMPRO A REDE MANDEM A RESPOSTA PARA A MINHA CAIXA DE MENSAGEM OBRIGADO

• 6 meses depois...
Publicado:

Ja experimentastes uma retrosaria? AKI ?

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.