Ze-dos-Trukes Publicado Outubro 8, 2005 Publicado Outubro 8, 2005 Ser ou não ser... eis a questão... Cheguei a um ponto incontornavel de colocar uma sump.. Aconselharam-me a fazer algo deste género: O que acham da ideia? avanço? Como é k é feito para que a água não caia por gravidade e inunde a sump? Que bomba escolher nesse caso.. sabendo k o meu "tanque" tem 700 Lts? Qual o melhor material filtrante para colocar na sump? Coloco UV? Todos os conselhos serão mais do que bem vindos Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Outubro 8, 2005 Publicado: Outubro 8, 2005 Olá Zé, acho que essa sump tem muitas divisões, mas há por aí concerteza quem te possa dar esta informação com mais rigor, espera por mais opiniões. Quanto à bomba para fazer o retorno, era interessante que nos dissesses o que vais ter no aquário, pois vais necessitar de diferentes caudais consoante o que vais ter. Para que a a´gua não te inunde a sump, ou fazes uma coluna seca no aquario, ou metes um overflow. Dessa forma podes controlar a quantidade de agua que vai sair do aquario para a sump em caso de a bomba deixar de trabalhar. Para filtragem tens as cerâmicas redondinhas furadas, aquelas que parecem massinhas , e a lã , quem em principio te farão uma boa filtragem. A questão do UV é discutivel, há quem use sempre, quem use de vez em quando e quem não use, depende para o fim que se quer. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Ze-dos-Trukes Publicado: Outubro 8, 2005 Autor Publicado: Outubro 8, 2005 Em relação ao caudal.... Eu queria o necessário para que a água esteja em boas condições Quem me fez esse plano aí foi a pessoa k fez o aquario e mo vendeu.. Citar
Bruno Nogueira Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Acho que o que o Alexandre quis perguntar era que fauna irias ter no aquario para se poder pronunciar sobre o caudal. Julgo que são mbunas, certo? Citar Bruno Nogueira
Ze-dos-Trukes Publicado: Outubro 9, 2005 Autor Publicado: Outubro 9, 2005 Não estou a pensar em Mbunas... Mas... em que é que a escolha da fauna pode influenciar a sump? Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Não estou a pensar em Mbunas... Mas... em que é que a escolha da fauna pode influenciar a sump? Se quiseres um plantado o caudal de agua para filtragem será bem menor do que para mbunas , de qualquer forma 5 vezes o volume do aquario não está mal. Distribui isso por duas bombas, para no caso de uma falhar, tens sempre outra para continuar a fazer filtragem. Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Ze-dos-Trukes Publicado: Dezembro 5, 2005 Autor Publicado: Dezembro 5, 2005 Caros amigos, A sump está a andar! Ando a ver se arranjo material filtrante.. ainda n sei bem qual... A bomba q comprei foi a eheim 2400Lts/hora.. Ainda n sei muito bem cmo hei-de evitar k a água do aqua inunde a sump por gravidade... Alguem me pode dar umas dicas? Citar
João Magalhães Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Ainda n sei muito bem cmo hei-de evitar k a água do aqua inunde a sump por gravidade... Alguem me pode dar umas dicas? 1- Coluna seca no aquário. 2- Recolha da água à superficie. Há outras formas... cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Ze-dos-Trukes Publicado: Dezembro 5, 2005 Autor Publicado: Dezembro 5, 2005 Coluna seca.... Podes explicar um pouco melhro pff... Citar
Ze-dos-Trukes Publicado: Dezembro 16, 2005 Autor Publicado: Dezembro 16, 2005 Ok... ja sei o k é coluna seca... Tenho andado a pensar em fechar ermeticamente a sump.. Assim a água que sairia do aquario seria apenas a k passasse pela bomba Citar
Ricardo Vieira Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Eu acho isso um bocado dificil, fazes as contas do volume da sump e depois fazes as contas a altura da coluna seca. Citar
Recommended Posts