Recommended Posts

Publicado

Cada vez que vou ao mar buscar água trago 60 litros que me dão mais ou menos para um mês. Apesar de ter o cuidado de guardar a água em local fresco e escuro, será que ao fim de um mês ela já não perdeu qualidades? Será que o planctôn não terá morrido provocando a degradação da água? Para além de querer saber as vossas opiniões em relação às minhas questões, também gostava de saber quais os vossos procedimentos em relação à recolha e armazenamento da água.

Abraços

Carlos Domingues

Publicado:

Boas Carlos

Tambem eu vou buscar água ao cabo raso 60 lt. que tambem me dão para 1 mês.

Até agora não tenho tido problemas e já o faço à 7 meses, mas não sei se a qualidade da água continua a ser a mesma.

Em relação à recolha, faço-a com um balde para dentro de 4 bidons de boca larga (cada com 15 lt.) e armazeno-os fechados em local escuro.

Cumps

Carla

Publicado:

Olá Carlos.

A unica qualidade que a agua natural perde quando é guardada tanto tempo no escuro, é a falta de planton, fitoplanton, etc...

Estes seres microscopicos ao morrerem ficam depositados no fundo do garrafão e existe a possibilidade de deixarem alguns vestigios de amonia, nititos, e nitratos na mesma agua.

Para que as qualidades da agua natural se mantenha e seja utilizada pela fauna que habita nos nossos aquarios é necessário a introdução da mesma agua o mais rapidamente possivel assim que os parametros de temperatura sejam os indicados.

Gostas de sopa de pacote...?

Os peixes também não...

Todos gostamos da sopa da mâe...

E os corais de agua natural.

Publicado:

Acho que há duas hipóteses opostas.

Apostar nos beneficios de aumentar a biodiversidade no aquário e introduzir logo a água antes que os organismos morram ou então não arriscar a introdução de possíveis pragas e deixar a água "descansar" em recipiente fechado por pelo menos um mês e apostar isso sim nos beneficios de colocar na TPA água quimicamente "perfeita".

Qualquer uma das vias parece defensável.

Publicado:

Pois, esse temo tem sido levado ao limite.

Existem 2 caminhos tal como referes, e a decisão cabe à consiencia de cada um e não exsite meio termo.

Pessoalmente sempre usei agua natural, e até hoje nunca tive qualquer tipo de problema.

Vitor Pestana

Publicado:

Olá,

Eu também utilizo água natural e faço as TPA´s logo a seguir a ir buscar a água. Já experimentei as duas formas - de imediato, como referi e esperar durante 1 semana ou 15 dias - neste momento não tenho dúvidas que é muito melhor para o aquário fazer a TPA de imediato.

No meu caso faço cerca de 10% semanais (pelo menos nesta fase de arranque) e nem espero que a água fique à temperatura ideal - a colocação de cerca de 60 litros de água nova no aquário baixa menos que 1 grau a temperatura pelo que é desprezável.

A reacção dos corais e peixes é visivel!

Abraço,

Diogo