Carlos Domingues Publicado Outubro 6, 2005 Publicado Outubro 6, 2005 Cada vez que vou ao mar buscar água trago 60 litros que me dão mais ou menos para um mês. Apesar de ter o cuidado de guardar a água em local fresco e escuro, será que ao fim de um mês ela já não perdeu qualidades? Será que o planctôn não terá morrido provocando a degradação da água? Para além de querer saber as vossas opiniões em relação às minhas questões, também gostava de saber quais os vossos procedimentos em relação à recolha e armazenamento da água. Abraços Carlos Domingues
Carla Publicado: Outubro 7, 2005 Publicado: Outubro 7, 2005 Boas Carlos Tambem eu vou buscar água ao cabo raso 60 lt. que tambem me dão para 1 mês. Até agora não tenho tido problemas e já o faço à 7 meses, mas não sei se a qualidade da água continua a ser a mesma. Em relação à recolha, faço-a com um balde para dentro de 4 bidons de boca larga (cada com 15 lt.) e armazeno-os fechados em local escuro. Cumps Carla
vpestana Publicado: Outubro 8, 2005 Publicado: Outubro 8, 2005 Olá Carlos. A unica qualidade que a agua natural perde quando é guardada tanto tempo no escuro, é a falta de planton, fitoplanton, etc... Estes seres microscopicos ao morrerem ficam depositados no fundo do garrafão e existe a possibilidade de deixarem alguns vestigios de amonia, nititos, e nitratos na mesma agua. Para que as qualidades da agua natural se mantenha e seja utilizada pela fauna que habita nos nossos aquarios é necessário a introdução da mesma agua o mais rapidamente possivel assim que os parametros de temperatura sejam os indicados. Gostas de sopa de pacote...? Os peixes também não... Todos gostamos da sopa da mâe... E os corais de agua natural.
Nuno Prazeres Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Acho que há duas hipóteses opostas. Apostar nos beneficios de aumentar a biodiversidade no aquário e introduzir logo a água antes que os organismos morram ou então não arriscar a introdução de possíveis pragas e deixar a água "descansar" em recipiente fechado por pelo menos um mês e apostar isso sim nos beneficios de colocar na TPA água quimicamente "perfeita". Qualquer uma das vias parece defensável. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
vpestana Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Pois, esse temo tem sido levado ao limite. Existem 2 caminhos tal como referes, e a decisão cabe à consiencia de cada um e não exsite meio termo. Pessoalmente sempre usei agua natural, e até hoje nunca tive qualquer tipo de problema. Vitor Pestana
Diogo Lopes Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Olá, Eu também utilizo água natural e faço as TPA´s logo a seguir a ir buscar a água. Já experimentei as duas formas - de imediato, como referi e esperar durante 1 semana ou 15 dias - neste momento não tenho dúvidas que é muito melhor para o aquário fazer a TPA de imediato. No meu caso faço cerca de 10% semanais (pelo menos nesta fase de arranque) e nem espero que a água fique à temperatura ideal - a colocação de cerca de 60 litros de água nova no aquário baixa menos que 1 grau a temperatura pelo que é desprezável. A reacção dos corais e peixes é visivel! Abraço, Diogo
Recommended Posts