Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Tenho uma dúvida que gostaria de ver respondida:

Em dois dos meus aquários comunitários com discus, apareceu-me um ou outro discu com fezes mais claras e meio vazias, para além de um ou outro que andava a roçar-se pelos troncos e plantas de vez em quando.

Como fiquei na dúvida sobre o que poderiam ter, e como ainda parecia estarem numa fase inicial dos problemas, resolvi fazer uma coisa que não sei se deveria fazer ou não: um mistura de medicamentos.

Fiz um tratamento de Flagyl (metrodinazol) e em simultâneo de Sterazin (da Waterlife), pois fiquei na dúvida sobre que tipo de problemas parasitários estavam a surgir nos discus.

Isto passou-se no fim-de-semana passado, o tratamento do Flagyl terminou na segunda-feira, e o tratamento do Sterazin está a meio. A nível das fezes, já não vejo fezes claras ou vazias, mas ainda vejo um ou outro a coçar-se nos troncos e plantas, apesar de parecer com menos frequência e intensidade.

No entanto, o meu «dealer», o dono da loja que frequento, disse-me que não deveria ter feito dois tratamentos em simultâneo e que arrisquei demasiado em ter feito isto. Será que actuei mal?

O que está feito está feito, mas gostaria de saber se foi errado esta minha acção.

Um Abraço

PEDRO

Publicado:

Boa tarde Pedro.

O teu "dealer" à partida tem razão apesar de que os medicamentos normalmente já trazem avisos se se pode ou não usar em cionjunto com outros.

O Flagyl e o Sterazin complementam-se portanto "tudo está bem quando acaba bem".

Caso os peixes comam continua durante + uma semana a dar-lhes Flagyl junto com a alimentação:

Caso uses "papa" para discus, enquanto descongela, esmaga um bocadinho de Flagyl e mistura na comida.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Olá a todos

Eu pessoalmente já misturei Protozyn (Anti-parasitário) com o Myxazin (anti-bacteriano) e infelizmente matei os dois peixes em tratamento por intóxicação. Mesmo tendo colocado doses mais pequenas. :lol:

Por isso não recomendo.

Um dos peixes tinha ictio e outro o olho de popey e como só tinha um aquário, deveria ter atacado primeiro o ictio.

Reparo no foro que por vezes não se quer falar de marcas de medicamentos, mas era bom partilhar-mos as nossas experiências. Claro que estamos a falar de empirismo e não de ciência.

Eu por exemplo tenho sido bem sucedido com o Protozyn no combate de Ictio e muito mal com o Myxazin no combate de outras infecções bacterianas, neste caso particular para Carassius Arautus.

Saudações amigas

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury