Victor Francisco Publicado Outubro 5, 2005 Publicado Outubro 5, 2005 Olá a todos, Sou um novato nestas andanças e provavelmente o meu problema até é de fácil resolução. Tenho um aquário de água fria de 20L, um sistema de filtragem que já vinha incluído (mecânica+biológica+química). Tem areão no fundo + uma pedra. Coloquei 3 peixes (orandas) da 1.ª vez que me deram. Juntei + 2 que comprei. Tendo sido os primeiros, creio que por excesso de alimento ou por faltra de filtração os peixes começaram a ter manchas brancas e morreram ao fim de 1 semana. Lavei muito bem o aquário, comprei comida (SERA) em grânulo, comprei um filtro interno (de esponja) que me foi indicado na Loja e até é um filtro recomendado para aquários de 60L. Comprei 4 peixes (orandas), ao fim de uns dias, de novo manchas brancas e quando a coisa começou a piorar, coloquei SERA COSTAPUR mas já não fui a tempo, os peixes morreram. Da 3.ª vez, nova lavagem, enchi com água (como sempre da torneira), coloquei Aquasafe como sempre, coloquei SERA Nitrivec, comprei 3 pequenas plantas naturais, segui as instruções todas. Comprei mais 4 peixes idênticos. Dei sempre comida apenas 1 vez por dia e em pouca quantidade. Mesmo problema: ao fim da 5/6 dias, os peixes começam a ter manchas brancas, a cauda começa a desaparecer, desta vez coloquei imediatamente o SERA Costapur. Demoraram mais tempo mas acabaram por morrer todos também. Neste momento não sei o que fazer - tentar de novo? o aquário está em cima de um frigorífico, não apanha sol, acendo a luz ao fim do dia durante cerca de 4 horas, já tentei manter os filtros (o interno e o que já vinha no aquário), desligar um ou outro mas não me pareceu que afectasse muito. Os peixes têm sempre dificuldades em respirar, isso é que eu acho estranho. Será da filtragem ? Será da água? Comprei os peixes em 2 locais diferentes, num da 2.ª vez e noutro da 3.ª. Não me parece que o problema seja dos peixes, quando chegam estão OK. O meu palpite vai para a água - tentar com água engarrafada? Já não sei o que fazer. Medi o PH e estava com 6,5. Por último, o aquário tinha a indicação de ser para peixes de água quente e de água salgada. Como não tem aquecedor, não vejo qual possa ser a diferença mas posso ser eu que desconheço. Agradeço qualquer sugestão e envio cumprimentos a todos. Victor Francisco
nunomiguel Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 Olá Victor, Antes de mais bem vindo ao fórum. Os peixes morrem porque estás apenas a desrespeitar algumas regras básicas da aquariofilia. O teu problema é de fácil resolução. Aconselhamos-te (como sempre) a ler as Faqs neste site http://faq.thekrib.com/pt/begin.html. A parte do ciclo de azoto é muito importante (http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html). Resumindo: o aquário tem de funcionar +/- 15 dias sem peixes para o ciclo de azoto terminar e serem "retiradas" da água susbtâncias que são tóxicas para os peixes. Durante esses 15 dias o filtro vai criar bactérias que vão eliminar essas mesmas substâncias. Estas bactérias são muito importantes para manter o equilíbrio do aquário. O filtro não pode ser lavado com água da torneira. Tens de o lavar sempe com alguma água retirada do aquário. Se usares água da torneira vais matar as bactérias do filtro, dando-se de seguida o aparecimento de amônia e nitritos (que intoxicam os peixes). Um aquário de 20 litros não pode levar muitos peixes. Aconselhava-te a manter apenas 2 ou 3 (partindo do princípio que são peixes pequenos!!). Tens de permitir que o aquário complete o ciclo de azoto. Após isso deves inserir 1 peixe de cada vez (1 por semana, por exemplo). Se inserires muitos peixes de uma só vez corres o risco de teres ataques bacterianos e de morrerem os peixes. Como já tens alguns peixes vais ter de fazer o seguinte: o aquário está em cima de um frigorífico, não apanha sol, acendo a luz ao fim do dia durante cerca de 4 horas Normalmente os peixes devem ter entre 10-12 horas de luz por dia. Aumenta o foto-periodo. já tentei manter os filtros (o interno e o que já vinha no aquário), desligar um ou outro mas não me pareceu que afectasse muito. Os filtros devem trabalhar sempre 24h por dia. Se desligares o filtro matas as bactérias que referi em cima dando-se depois o aparecimento de amônia e nitritos (tóxicos para os peixes). Os peixes têm sempre dificuldades em respirar, isso é que eu acho estranho Ou têm falta de oxigênio ou estão a ser intoxicados. Como referi: filtros sempre ligados. Coloca a saída da água do filtro um pouco abaixo da linha de água de maneira a manteres uma ligeira agitação da água na superfície. Vais ter de fazer TPA's (Trocas Parciais de Água). As TPA's são feitas semanalmente. Consiste em retirares cerca de 20-30% da água do aquário e colocares água nova previamente tratada com anti-cloros, etc. Como provavelmente os teus peixes estão a ser intoxicados vais ter de fazer TPA's diárias durante alguns dias. Assim vais conseguir eliminar alguma amônia/nitritos da água. Daqui a alguns dias os peixes já devem apresentar melhoras. Se ainda tiveres o Nitrivec vai juntando á água. Medi o PH e estava com 6,5 Se o pH for muito desajustado para o tipo de peixes que tens podes vir a ter problemas. Vamos experimentar fazer algumas das coisas que disse em cima (ciclar o aquário e fazer TPA's) para ver se os peixes dão sinais de melhoras. Se o problema se mantiver (principalmente a questão das caudas "roídas") vamos ter de ver este ponto. Deves ainda ter em atenção o seguinte: - não deixar o filtro ficar muito sujo; - não colocar muitos peixes no aquário (esses 20lt são poucos); - fazer sempre as TPA's; - alimentar os peixes 2x ao dia, pouca quantidade e variando o tipo de alimentação. Podes recorrer aos flocos, granulados, larvas, etc. Penso que o essencial está aqui... Se me esqueci de algo alguém que coloque. Cumprimentos, Nuno
Giulia Publicado: Outubro 6, 2005 Publicado: Outubro 6, 2005 Victor Francisco, Esses orandas que tens são os Kinguios, ou peixe dourado? Eu tenho 2. Se forem, não podem de modo algum estar em um aquário de 20L. Para esses peixes é recomendado no mínimo 25L para cada um. São de água fria sim, mas não suportam variações muito bruscas de temperatura. Deves deixar sempre uma temperatura de 25, 26 graus para orandas, mas sem variações. A variação provavelmente te causou os pontos brancos que é uma doença chamada Ictio e matou os teus peixes. Essa espécie precisa de aeração constante no aquário, ou seja...precisas de bolhas no teu aquário. O PH ideal para esses peixes é no mínimo 7.0 e até 7.5. Com 6.5 terás problemas com certeza. Giulia
Victor Francisco Publicado: Outubro 7, 2005 Autor Publicado: Outubro 7, 2005 Viva, Antes de mais agradeço toda esta informação. Já li as FAQs e de facto fiz uma sucessão de erros mas a partir de agora vou seguir as instruções. Cumprimentos a todos, Victor Francisco
Snan Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Olá Victor Como tu, eu tb. tenho a minha quota de desilusões e frustrações. Mas passados 9 meses, o gosto pelos Carassius Arautus tornou-se um caso de paixão. Tenho um aqua de 60 L, que está estabilizado com 3 exemplares ( 1-Telescópio,1 Oranda e 1 cabeça de leão). Estes peixes conforme foi escrito, são muito exigentes em termos de espaço. O ideal para 60 L no máximo são 3. Sou mais apologista de ter menos exemplares, ter uma boa filtragem externa (de preferência sobredimensionada - no meu caso um para umaqua de 100L) , com diferentes estagios e uma plantação moderada. Sugiro que uses um aquecedor/termostato a 22ºC. Permite establizar a temperatura (evitando os choque termicos). Alimentação variada (60% vegetal / 40% Flocos e Krill, larvas de mosquito). Trocas parciais (TPAs) de 15 a 20%. Limpeza de filtro de 30 em 30 dias. Se quiseres introduzir exemplares novos, no aqua, faz, um de cada vez. Dados adicionais visita: http://www.elgoldfish.com./ Com os melhores cumprimentos SNAN " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Snan Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Victor O aquário estava a funcionar em cima do frigorifico ? Se for verdade, o aqua estava constantemente em vibração e por sua vez a gerar stress excessivo aos peixes. Diminuindo o desempenho do sistema imunitário, dando evolução ao Ictio. Saudações arauticas. SNAN " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
tartaruga Publicado: Outubro 16, 2005 Publicado: Outubro 16, 2005 Tudo o que foi dito resolve o problema. Se seguir as instruções o problema desaparece. Apenas queria acrescentar que para aquários novos deve colocar nitrivec diariamente durante pelo menos 10 dias.
Recommended Posts