Descoloração de bótia palhaço


arabin

Recommended Posts

Olá a todos mais uma vez

 

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre a descoloração dos peixes.... adquiri dois bótias palhaço que na loja apresentavam as cores normais deles, mas um dos bótias depois de uns dias de estar no meu aqua começou a ficar descolorado, ou seja, as listas pretas agora são cinzentas; não apresenta sinais de doença, a unica diferença que noto é que não vem comer com os outros peixes, preferindo comer depois. Todos os outros peixes estão bem.

Agora fico na duvida o que se estará a passar com o meu bótia palhaço.

Todos os esclarecimentos serão bem vindos...

 

abraços :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

A descoloração nos peixes, em geral, deve-se ao stress, provavelmente o teu botia estará "stressado" devido a perseguição ou outra coisa qualquer.

 

Os meus de vez em quando também aparecem descolorados, principalemnte quando ando em limpezas no aqua mas pasa-lhes logo de seguida.

 

Penso que seria boa ideia espreitares o comportamento de todos os teus peixes a ver se não existe algum que esteja a incomodar o botia.

 

Cumprientos,

Labeo

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

 

hoje de manha o meu botia ja não tava tão descolorado como ontem... poderia ser do stress ou então do ph e do kh que estavam um pouco alto... mas como coloquei turfa no aqua tanto o ph como o kh baixaram ligeiramente... e notei que o botia tava mais activo hoje do que ontem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando a questão do stress de ter sido apanhado, metido num saco e colocado num novo ambiente, o teu botia não é um peixe solitário mas sim um peixe que adora a companhia de outros da mesma espécie.

 

Já tens 2... idealmente deverias ter pelo menos 3, algo complicado devido ao facto desses peixes atingirem tamanhos pouco usuais para os nossos aquários.

De qualquer das formas na loja ele possivelmente teria a companhia de mais botias, daí as cores mais vivas.

 

Em relação ao Ph eu não me preocuparia muito... há relatos de quem tenho botias com ciclideos africanos em ph de 8 por isso não me parece que eles se atrapalhem muito.

Ele estará mais vivaço porque já teve tempo de se ambientar. Se tiveres espaço no aquário arranja-lhe mais um amigo e vais ver porque motivo lhe chamam botia palhaço :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Nuno Antunes

 

pois isso era mtuito bom poder por outro botia mas o meu aqua tem 100lt e tas a ver depois de crescidos se eles atingirem os 30 cm... ficam com 90 cm de botias o que eu acho muito.... esta bem que se diz que um dia mais tarde pelo vicio muda-se para um aqua maior... vamos ver.....

em relação aos botias tenho observado que um deles por ser mais pequeno é mais brincalhão, ou seja o outro fica mais descolorado quando estes se encontram, talves por o outro ser mais pequeno e querer brincadeira, uma vez que o mais pequeno ta sempre a desafiar o maior ( o que fica descolorado) será que tenho um peixe nervoso???? Será que por ser maior em tamanho ja não queira brincar com "crianças"?? O que acham??? fico com tantas duvidas ao ver que tudo esta bem, mas o meu botia fica descolorado quando o seu companheiro brinca com ele... que não sei o que fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yah penso que a descoloração seja derivada a stress. Já agora as listas dos ramirezis, nos meus ficam mesmo pretas quando apago a aluz do akua.. será algum tipo de... camuflagem? eles os amarelos e laranjas etc tao mt vivas as cores.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja o outro fica mais descolorado quando estes se encontram, talves por o outro ser mais pequeno

 

Ola arabin, es ta é uma das razoes pela qual os botias podem ficar "descorados", quando interagem uns com os outros, eu quando tinha botias, eles as vezes tinham umas pequenas "lutas" entre eles, genero corpo a corpo e lembro me perfeitamente que costumavam ficar com cores diferentes, as riscas passavam de pretas a cinzentas metálica, via-se que era devido à excitação entre eles... por isso se é isto que se passa com os teus não te preocupes, não é nada de anormal :lol: Ah, já agora, eu também notava que quando eles eram mais pequenos eram mais brincalhoes e adoravam nadar uns com os outros e ha medida que iam ficando maiores ficavam um pouco menos sociaveis a activos, o que não quer dizer que não gostassem também de nadar com os mais pequenos. De qualquer maneira eu acho que eles preferem andar em pequenos grupos, por isso se tivesses ai uns 3 era ainda melhor do que teres 2 acho eu ;)

 

Boa sorte com os botias :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

as vezes por motivo de força maior ja me aconteceu nao ir a casa e não acender as lampadas ou ja luzes apagadas por um periodo superior a 20 horas .

"Descoloração" dos Bótias do tubarao de cauda vermelha que voltam ao normal passado alguns minutos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!!!

 

Arabin, não te preocupes com a descoloração. Pode ser derivado do "stress" mas isso implicaria uma modificação temporária das listas pretas. Assim não o sendo, pode ainda ser da diferença abismal entre o PH do teu aqua e as exigências do Botia. Mas o Botia aguenta PH 5-8. Assim só tendo PH ridiculamente baixo ou alto é que seria justificativo.

 

Agora o que eu penso que seja.

 

Tenho 6 Botias cujos tamanhos variam entre os 5cm e os 13cm. O maior apresenta, não umas listas pretas mas sim acinzentadas. Já o tenho há 8/9 meses e sempre foi assim. De um dia para o outro perdeu a coloração preta e assim permaneceu. Quanto aos outros, lá andam de risca laranja e totalmente preta.

 

Como vês, não há razão para alarme. Não te esqueças que os peixes não são todos iguais, mesmo dentro da mesma espécie.

 

Boa sorte e diverte-te com eles! :)

footer28wh.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos e obrigado pelas fantasticas respostas as quais muito agradeço....

passado este tempo todo o botia que costumava ficar descolorado ja anda mais a vontade pelo aquario, mas é engraçado que cada vez que eles se encontram existem pequenas "guerras" o que não deixa de ser divertido ver os dois a brincar ou a "guerrear" :) . Mas continua a ficar com as listas negras mais claras... mas com as vossas respostas deixei-me de preocupar com essa descoloração...

 

obrigado e abraços a todos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais