Aspirar aragonite...


Recommended Posts

Olá!

 

Sempre aspirei o aquario aquando das TPAs... A tecnica é muito simples e largamente conhecida - ao tirar a água, usando um tubo largo na ponta da mangueira que puxa a agua e remexendo o areão. A areia e a sujidade levantam a areia cai e a sujidade é "sugada". Acontece que tenho agora um aquário com aragonite, que é susbstancialmente mais fino do que a areia de rio á qual estava habituado. :P

 

Como aspiram o areão se for composto por areia muito fina e leve?

Usam simplesmente tubos mais largos, ou usam uma tecnica diferente?

Quem também tem aragonite: como fazem?

 

Obrigado

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tenho o meu aquário (doce - 300litros) montado com areia branca (sugar size - o tamanho da aragonite que geralmente se vende -> aragamax), misturada com uma outra areia mais grossa e nunca o aspirei.

 

Tenho ciclideos do tanganyika, que são bastante "porcos", e nunca tive necessidade de aspirar. A diferença do meu aquário é que tenho milhões de Melanoides tuberculata, que remexem muito bem o areão. Quando noto porcaria á superficie, geralmente basta uma pequena agitação e está feito...o filtro trata do resto.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Diesel! Realmente posso remexer aquilo periodicamente, talvez resulte melhor... é que "aspirar" aquilo é um bocado dificil.

 

Gostava de saber mais opiniões de quem tenha aragonite ou areia fina para saber como resolvem o problema.

 

Thxs.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Mas tens tido problemas com a areia? Sujidade, deposição de porcarias, picos de amónia?

 

É que se não tens problemas, não precisas de aspirar nada.

 

O João já disse que não aspira a areia...mais directo não pode ser.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho sujidade na areia. Para já vou seguir o teu conselho de remexer aquilo. Quanto a amónia tudo bem, ontem medi os parametros do aquario. Tinha amónia zero, nitritos zero e nitratos entre zero e cinco. Nesse aspecto está tudo bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.