Recommended Posts

Publicado:

Sim, mesmo sendo apenas 4...

Há uma coisa que tens de perceber acerca dos mbunas... no seu habitat natural a competição por alimento e sexo é muito elevada e só a agressividade dos peixes permite que sobrevivam e se reproduzam.

No ambiente de um aquário, embora a alimentação seja abundante e garantida, os instintos naturais do peixe permanecem e daí eles continuarem a ser agressivos tanto na hora de comer, como na perseguição impiedosa que fazem às fêmeas para acasalarem. É por esse motivo que se aconselham 2 fêmeas para cada macho, exactamente para evitar que seja sempre a mesma desgraçada a levar com o macho.

No caso dos melanochromis auratus, eles são de entre os mbunas dos mais agressivos e essa agressividade é entre eles e também direccionada aos colegas de aquário.

Especialmente nos auratus, macho e fêmea são igualmente agressivos, ao passo que nas outras espécies de mbunas as fêmeas costumam ser menos agressivas.

A agressividade é combatida com espaço, especialmente com tamanho de aquário, de forma a permitir que os peixes possam fugir e despistar o perseguidor.

Se houver espaço o peixe pode fugir e safa-se. Sem espaço só lhe restam 2 alternativas, enfrentar o perseguidor ou levar porrada. E quando toca a porrada auratus e lombardois são mestres em dar forte e feito.

Por isso, se colocas auratus em pouco espaço, mais tarde ou mais cedo eles vão-se enfrentar e dessa bulha pode resultar a morte de um ou vários peixes.

E no caso de um casal, não tendo espaço para fugir às investidas do macho e sabendo que enquanto incubam as fêmeas não comem, é bom de ver que uma fêmea fraca a lutar contra um macho forte o resultado não é muito agradável.

Espero que tenhas percebido agora um pouco melhor :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Entendi :lol:

O dono da loja é meu camarada, portanto não problema em o devolve-lo.

A questão então volta a ser o meu aquario principal. Sendo os Caereleus espécies mais pacíficas, estes com os Saulosis (+ Agressivos) conseguem coabitar 1 mesmo ambiente??? E o Metriaclima estherae ???? Sendo o último omnívoro, pode ser alimentando a base vegetal???

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Publicado:

Os saulosi podem ser mantidos com os caeruleus e com os estherae sem grandes problemas mas deves ter atenção que as fêmeas saulosi são amarelas como os caeruleus.

Quando se diz que os caeruleus são pacificos é em relação ao padrão normal dos mbunas. Aqui em casa tenho caeruleus com pseudotropheus elongatus que são um pouco agressivos e os caeruleus dão-se ao respeito.

Inclusivamente já vi o macho caeruleus à pancada com outros machos e ele vira-se bem.

O serem pacificos é mais no sentido de não se meterem com os outros... mas aguentam-se bem à bronca se se meterem com eles.

Quanto à comida... podes alimentar tudo com dieta vegetal, eles não se importam.

Aqui em casa os meus mbunas comem pastilhas para peixe de fundo... e adoram :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Legal, eu comprei uma ração chamada " Granu Green da Sera". Esta é granulada, mais não afunda direito. Esta comida é boa?? A respeito do Metriaclima estherae só há 1 problema então. Onde compra-lo mais este são "outros 500". Alguma outra espécie coabitaria legal com estes???? O demasoni? Elogantus? Ou melhor não arriscar??

Valew

Publicado:

Em relação á alimentação: Devias ter perguntado primeiro e comprado depois, pela ordem inversa não faz sentido. A função pesquisar deste site é optima, experimenta-a. Lembrei-me que a comida que referes já foi falada aqui no forum, pelo menos num tópico portanto se usares o "Pesquisar" talvez até encontres mais. Recomendo-te que leias este tópico porque fala também sobre o granu green:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=29856

Em relação á fauna: Vou deixar para os mais entendidos comentarem.

Bruno Nogueira

Publicado:

Valew Pato911 vou dar uma olhada.

Em relação aos peixes estou pensando que ficará assim: 4 Caeruleus + 4 Saulosis + 4 Metriaclima Estherae + 4 Elogantus Yellow Tail.

Obs: Os Pseudotropheus zebras são muito agressivos ou carnívoros ???(É porque não achei nenhuma informação deste peixe)

O que vocês acham???

Falow

Publicado:

Na ecoanimal está falando que e esse, mas eu acho que e o nome popular.

Obs: O nome científico é Metriaclima Zebra http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...cies.php?id=809

Mas o peixe na ecoanimal é Pseudotropheus Zebra Super Red. Eu queria saber se esse peixe é agressívo. Alguem saberia de algum peixe que viva bem com os Caeruleus, Mpanga YellowTrail e Saulosis, e que tenha uma coloração vermelha???