alexvieira Publicado Outubro 5, 2005 Publicado Outubro 5, 2005 Boas! Depois de ter tido um aquario qd era + novo (com resultados pouco positivos devido à minha falta de conhecimento), comprei este fds um kit aquapor com 100L. Vem já com móvel, filtro, aquecedor, etc. Gostava de saber as vossas opiniões acerca dos materiais que traz: 1 - Lâmpada 230V-50Hz com 18W 2 - Termostato/aqucedor 200W 3 - Filtro Aquapor AQ300, com débito de 300L/h Vou hj comprar areão e alguns materiais decorativos e, dps de ler as vossas opiniões, talvez mais alguma coisa. :D Se bem me parece, com esta iluminação não irei mt longe, certo? Qt ao termostato e filtro, parecem-me apropriados aos 100L do meu aqua... Qt a substrato, areão, testes a comprar e outros, têm algumas dicas TIA Bjs e abraços Citar
Jose Miguel Gomes Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 Com essa iluminação o mais indicado em termos de plantas são as as anubias, os fetos de java e o musgo de java. Podes ainda colocar umas cerotophylum demersum à superfície fornecendo spots de sombra. Em relação ao que deves comprar, tudo isso vai depender do que pretenderes fazer com o aquário. Para já deves ter atenção à amónia e aos nitritos (em suma, a todo o ciclo do azoto). Verifica se os habitantes que aí pretendes colocar se dão em condições semelhantes de água e procura atingir essas condições antes de os colocares. Boa sorte! Citar O treino do Toy
alexvieira Publicado: Outubro 6, 2005 Autor Publicado: Outubro 6, 2005 Obrigado pela resposta! Vou hoje encher (de água claro) o meu aquário. Tenho o areão pronto, já comprei substracto e vou por maos à obra! Reparei foi que, no filtro que vinha no kit (aqueles básicos), tem um compartimento com carvão activado e uma esponja preta (penso que contem carvao, certo) Segundi li, por aqui e não só, o carvão não deve ser utilizado em situações normais, pelo que comprei esponja "normal" e aneis de cerâmica para melhor fixação das bactérias e vou introduzi-los no filtro. Posso fazer isto na boa, nao posso (retirar o que lá está e outra esponja e a cerâmica)? e já agora, é boa ideia? Também vou misturar "areões". Pelo que tenho lido por aki, esta luz é demasiado fraca... Quero um aquário com peixes bonitos, e com uma boa flora. Um aquário, IMHO, não fica "no ponto" sem uma bela duma "floresta". Por agora, tenciono comprar umas plantas mais robustas, tipo musgo e feto de java, etc, e para iniciar o ciclo que peixes recomendam? Obrigado pelas respostas! Cumps Citar
alexvieira Publicado: Outubro 7, 2005 Autor Publicado: Outubro 7, 2005 Snif, snif... No one helps meeeee # :D :D :D Citar
Jose Miguel Gomes Publicado: Outubro 7, 2005 Publicado: Outubro 7, 2005 Obrigado pela resposta! Vou hoje encher (de água claro) o meu aquário. Tenho o areão pronto, já comprei substracto e vou por maos à obra! Reparei foi que, no filtro que vinha no kit (aqueles básicos), tem um compartimento com carvão activado e uma esponja preta (penso que contem carvao, certo) Segundi li, por aqui e não só, o carvão não deve ser utilizado em situações normais, pelo que comprei esponja "normal" e aneis de cerâmica para melhor fixação das bactérias e vou introduzi-los no filtro. Posso fazer isto na boa, não (palavra corrigida) posso (retirar o que lá está e outra esponja e a cerâmica)? e já agora, é boa ideia? Também vou misturar "areões". Pelo que tenho lido por aki, esta luz é demasiado fraca... Quero um aquário com peixes bonitos, e com uma boa flora. Um aquário, IMHO, não fica "no ponto" sem uma bela duma "floresta". Por agora, tenciono comprar umas plantas mais robustas, tipo musgo e feto de java, etc, e para iniciar o ciclo que peixes recomendam? Obrigado pelas respostas! Cumps À partida não deverás utilizar o carvão activado permanentemente. Este meio filtrante serve para situações em que pretendes remover medicamentos da água, tornar a água mais cristalina,etc. mas não te recomendo a sua utilização permanente. Aliás, não te recomendo a sua utilização de todo, excepto em situções muito particulares. Esponja e cerâmica pode ser boa ideia. A esponja remover-te-á particulas em suspensão e a cerámica permitirá o estabelecimento de uma cultura de bactérias que te fará o ciclo do azoto e outras funções importantes. Como peixe para fazeres o ciclo, recomendo-te o coridora aeneus (acho que é assim que se escreve), mas se este peixe não faz parte do teu plano de povoamento do aquário não o utilizes. Outras hipóteses saõ raposas voadoras, ancistrus, etc. Faz um plano daquilo que queres, e a partir daí já vês melhor o que podes fazer e dentro de que espécies te queres situar. Citar O treino do Toy
Recommended Posts