Recommended Posts

Publicado

Num aquário com corais moles e peixes, é possivel fazer um ciclo das 10 horas de luz dividido em duas partes ? Ex: 9 às 14H00 e das 18 às 23H ?

Poderia ser com um intervalo menor ( paragem de 2 horas) ou o ciclo deve ter sempre uma duração contínua ?

Obrigado

Publicado:

Oi!

Acho que isso detonaria completamente o ciclo circadiano de todos seres vivos do teu aqua. Não há nenhum local na terra onde o ciclo solar seja parecido com isso e nenhuma criatura está adaptada a tais condições.

Acabarias por stressar desnecessáriamente os habitantes do aqua...

Porque estavas a pensar fazer um esquema de iluminação assim?

cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Obrigado pela tua resposta.

A minha ideia seria aproveitar o melhor possivel o espectaculo que é um aquário iluminado e 10 horas de luz apenas, é pouco: saio de casa cerca das 9 da manhã e gosto de verificar se está tudo ok enquanto dou alguma comida. Quando regresso, gosto de observar um pouco o aquário e como está no meu escritório gostava apenas de o desligar pelas 11/12h o que dá umas 12/13 horas de luz. Tenho ideia que 12 ou 13 horas serão demais ou não ?

Obrigado

Publicado:

Porque não o metes a ligar as 11 da manhã? Assim quando chegas a casa está tudo lindo com a luz ligada... Neste momento a minha luz liga a 1 da tarde e desliga as 22:30 :oops: Assim vejo os peixinhos de noite!!!

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Pelos mesmos motivos que tu, eu fazia 8:00 às 20:00 nas actínicas 9:00 às 19:30 no resto o que já era puxadote em termos de tempo total.

Como tenho a sorte de ir à hora de almoço a casa, mudei a coisa para 12:00 - 23:00 e mantive a alimentação 3x dia 12:30, 19:00, 22:30.

Se te deitas por exemplo pelas 0:00 ou depois, podes ligar às 14:00 e desligar entre as 0:00 e 1:00.

Para ver se está tudo bem usas uma lanterna que é o que eu passei a fazer :oops:

Publicado:

Boas

Noa sei que tipo de luzes usas mas o normal para aumentar o horaio e meter mais huras de luz actinica tipo 2 h e depois metes mais 8 a 9 h de luz hqi, eu pelo menos tenho assim...ligas as actinicas primeiro, ao fim de 2 horas ligas a hqi e deixas as actinicas ligadas a mesma claro, depois deixas 8 a 10 as duas ligadas,depois o ciclo inverço...eu tenho 14 horas de luz assim :D

comprimentos