af Publicado Outubro 3, 2005 Publicado Outubro 3, 2005 Estou a dar os 1ºs passos em Agua Salgada e tenho um pico-reef ( nem me atrevo a dizer a litragem... ) mas tinha um problema: o aquário não tinha a luz suficiente (T5 - 8W) e aquela que tinha custava imenso em calor e claro em evaporação. Depois de ler umas coisas pela Net fiz a - 1ª transformação: Troquei o balastro convencional (funções de aquecer e ligar a lampada ) por um electrónico. Custo: 3 Euros (destruição de lampada economizadora) e alguma mão de obra. - 2ª transformação - acrescentar 1 lampada de 18W também com balastro electronico ( destruição igual ao anterior ). Isto numa calha/suporte de 8cm de largura, 30 de comprimento e 4 cm de altura. Cada lampada economizadora, tem um balastro com as 2 entradas para 220V e 4 saídas ( 2 + 2 ) que dá para os quatro bornes das lampadas. Para ligar às lampadas podem usar-se ligadores. É umas transformação simples, eficaz e nada cara. Se quiserem mais detalhes digam, mas cuidado com os 220 volts! Fica a ideia/sugestão.
vpestana Publicado: Outubro 9, 2005 Publicado: Outubro 9, 2005 Já vi o link desse DIY, mas gostava de ver uma imagem do teu. Abraço Vitor Pestana
af Publicado: Outubro 16, 2005 Autor Publicado: Outubro 16, 2005 Este não é o modelo definitivo, mas aqui fica o elemento que serviu de teste e prova do conceito, neste caso é a "calha antiga", após a troca do balastro convencional. No suporte das lampadas é visivel a zona onde estava o arrancador e o balastro era similar ao da figura. O mesmo balastro também acende uma lâmpada PC de 18W. Dentro de algum tempo colocarei a calha transformada. Cumprimentos
Recommended Posts