Carapau Publicado Outubro 3, 2005 Publicado Outubro 3, 2005 Boas, Finalmente vou começar a montar o meu biótipo asiático. Estive a fazer umas pesquisas sobre a fauna e a flora que poderei colocar no aqua. Dentro da família dos ciprinídeos encontrei estas espécies: Boraras maculatus Trigonostigma heteromorpha Trigonostigma espei Trigonostigma hengeli Brachydanio rerio Brachydanio nigrofasciatus Danio Aequipinnatus Kuhli Loach Botia Striata Barbus oligolepis Barbus Pentazona Tanichthys albonubes Horadandia atukorali Quanto à fauna estas foram as opções que pensei colocar no aqua: Vesicularia dubyana Cryptocoryne wendtii "green" Cryptocoryne x willisii Por fim, no layout pensei por areão e algum xisto Agora as questões: Sendo um aqua de 60X30X30 (55 Litros) que filtragem devo por? Tendo em conta que os peixes têm uma média de 5 cm quantos deverei por no máximo? As plantas são as mais adquadas? (tendo em conta que tenho uma luz de 15 W - ratio de luz de 0,25 W /litro) Digam de vossa justiça <span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito, até que vê a lula e pára. Diz a lula assustada: - Estás pargo ou quê? - Calula</span>
Miguel Reis Publicado: Outubro 3, 2005 Publicado: Outubro 3, 2005 Os peixes podes por entre 10 a 15 peixes. Devido á falta de luz no teu aquário essas plantas estam bem, podias também por umas anubias e feto de java. Agora para o filtro queres interior ou exterior?
Carapau Publicado: Outubro 3, 2005 Autor Publicado: Outubro 3, 2005 Como o aqua tem poucos litros penso que não valha a pena um filtro exterior, se bem que, exactamente por isso, se puser um exterior ganho mais alguns decilítros de espaço. <span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito, até que vê a lula e pára. Diz a lula assustada: - Estás pargo ou quê? - Calula</span>
Mário Ribeiro Publicado: Outubro 4, 2005 Publicado: Outubro 4, 2005 Como de certa forma me sinto responsável por te ter incutado novamente o bichinho aqui fica o meu contributo escrito no tópico. Como sabes tenho um aquário semelhante em tamanho e luz. Em termos de filtragem utilizo um filtro interno da Tetra com capacidade de 800 L/h e não pode estar no máximo senão aqui parece uma tempestade. Quando comprei o filtro não pesquisei e comprei o 1º que gostei (gastei 45€ - novo) gosto bastante da performance do filtro mas rouba-me algum espaço e tem a condicionante de estar a ser utilizado abaixo da sua capacidade. Para filtros internos com 30€ já consegues um bom filtro novo interno (Hydor). A opção externa traz algumas vantagens: - Limpeza mais fácil (não é necessário mexer no interior do aquário por ex) - Capacidade para materias filtrantes (aumenta os tempos entre manutenções e capacidade de filtragem mecânica e biológica) -Poupas alguns litros de volume e estéticamente não te enche o aquário. Algumas Desvantagens: -Preço (encontras boas oportunidades nos usados e por ex na aquaristikshop.com) -Instalação, o que poupas no interior no aquário perdes no exterior com o fitro e mangueiras. No teu caso em especifico está fora de questão os filtros de cascata, sendo no entanto uma boa escolha para aquários desta dimensão. Carapau, qualquer coisa já sabes 1123
Mário Ribeiro Publicado: Outubro 4, 2005 Publicado: Outubro 4, 2005 Estive a pesquisar na Aquaristikshop.com os modelos que poderiam ser usados nessa montagem. O preço é para o artigo novo e acresce portes de envio. Filtros Externos EHEIM classic 2213 39,90€ (450L/h) (Sem materias filtrantes) Para esse aquário acho que as opções ficam limitadas pois um filtros com mais capacidade (em L/h) a circulação pode tornar-se muito forte. Fitros Internos Tetra Tec IN 400 22,90€ (400L/h) Tetra Tec IN 800 34€ (800L/h) Este é igual ao meu. EHEIM aquaball 2210 29,90€ (550L/h) Existem mais... mas esta foi uma 1ª Busca
Jose Miguel Gomes Publicado: Outubro 4, 2005 Publicado: Outubro 4, 2005 Boas, Dentro da família dos ciprinídeos encontrei estas espécies: Boraras maculatus Trigonostigma heteromorpha Trigonostigma espei Trigonostigma hengeli Brachydanio rerio Brachydanio nigrofasciatus Danio Aequipinnatus Kuhli Loach Botia Striata Barbus oligolepis Barbus Pentazona Tanichthys albonubes Horadandia atukorali CORRECÇÃO: O género Brachydanio já não existe. Esta designação foi recentemente alterada para Danio. Assim sendo, como exemplo, o peixe-zebra ou danio-zebra como lhe chamamos vulgarmente ostenta agora a designação científica de Danio rerio. Claro que a maioria da bibliografia encontrada continua com a designação anterior, mas nos artigos científicos mais recentes já aparece a nova designação. Sugestões: Alguns dos peixes que também poderás colocar aí são: um casal de uma espécie de anabantídeos e um pequenos cardume de rasbora arlequim. Boa sorte! O treino do Toy
Gpires Publicado: Outubro 4, 2005 Publicado: Outubro 4, 2005 Quanto ao Filtro sugeria um de cascata da Eheim os Liberty . Um abraço, Guilherme Pires
Carapau Publicado: Outubro 6, 2005 Autor Publicado: Outubro 6, 2005 Quanto ao Filtro sugeria um de cascata da Eheim os Liberty . Seria um boa hipótese se o aqua não fosse fechado. Poderia deixar a tampa suspensa mas mão dá por causa de dois bichanos que lá tenho. Quando chegasse a casa tinha os gatos a arrotar ciprinídeos. <span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito, até que vê a lula e pára. Diz a lula assustada: - Estás pargo ou quê? - Calula</span>
Recommended Posts