Grande calamidade no meu aquário.


Kallis

Recommended Posts

Ola a todos!

Grandes problemas surgiram no meu aquário.

Tenho o aquário montado à quase 2 anos. Quando finalmente estava tudo bem estabilizado e sem problemas, coisas estranhas começaram a acontecer.

Uma das minhas coridoras albinas (tenho duas albinas e uma coridora elegante), ficou com umas manchas estranhas nas barbatanas, não era ictio, nem veludo, acho eu. Fiz o tratamento com um bactericida, ela ainda viveu umas semanas mas acabou por piorar e morrer.

Deixei passar umas semanas, e resolvi comprar 6 neons. A partir daí foi uma desgraça. Passavam o tempo a lutar entre eles, apanharam ictio e pelo que reparei eliminaram os mais fracos. Agora só me restam três neos e continuam a lutar entre eles.

Julgo que esta deve ter sido a razão das doenças que daí resultaram em seguida.

Primeiro apareceu o ictio, que com persistência, lá foi desaparecendo. Depois uma das minhas platis apanhou umas manchas como o ictio, mas mais dispersas e maiores. Tive de a retirar do aquário e ainda está em tratamento. Seguidamente uma outra plati ficou com um olho estranho, e também a retirei do aquário para tratamento. Mas ainda não fica por aqui.

Dias depois, a coridora elegante, que já se encontrava triste pela morte da albino, apareceu-me com os dois olhos saídos para fora. Voltei a aplicar um bactericida a todo o aquário, mas a coridora continuou a piorar e tive de a retirar para a tratar sozinha. Não resistiu e morreu.

Neste momento só me restam no aquário:

3 neons (tinha 6)

1 coridora (tinha 3)

2 platis (tinha 5)

1 raposa voadora

Mas o pior é que os peixes também estão todos estranhos. E por este caminho não vai restar nenhum.

A coridora, esta manhã estava muito triste e com pouca actividade, e pelo que reparei está a ficar com as manchas que a primeira apanhou.

A raposa, apresenta umas manchas perto da calda à já algum tempo.

Os neons, por este caminho, matam-se uns aos outros.

As 2 platis também não andam lá grande coisa.

Eu não sei o que fazer mais. Pois tudo que tenho feito não tem resultado.

O QUE SE PASSA NO MEU AQUÁRIO?

O QUE DEVO FAZER, NO CASO DE OS PEIXES MORREREM TODOS?

DEVO REMOVER TUDO, FAZER UMA LIMPEZA TOTAL, E SÓ DEPOIS PENSAR EM COLOCAR OUTROS PEIXES?

O meu aquário é um aquário plantado com alguns peixinhos. Mas por este caminho passa a ser só plantado.

Ajudem-me com as vossas experiências.

Digam-me o que devo fazer neste momento, e para o caso de perder todos os peixes.

Obrigada a todos.

Catarina.

Kallis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais