Recommended Posts

Publicado:

Oi António...

Se o teu problema é espaço porque não usas flurescentes compactas. Consegues por um montão delas numa calha normal com excelentes resultados...

Eu proprio usei durante bastante tempo esse tipo de lampadas com corais com sucesso. Tem de ser é luz branca ou seja pelo menos de 6200K.

Abraço...

Publicado:

Oi Marco, bem-vindo ao fórum

É sempre um prazer ouvir quem sabe do que fala e gosta de o partilhar com os outros (isto porque já vi o teu post na secção DIY) :shock:

Bem, o meu problema não é tanto a falta de espaço mas sim de calhas, são só duas.

É lógico que poderia sempre fazer como diz o Jedi, arranjar uma tampa DIY para pôr mais calhas, mas nunca me dei bem com a bricolage :shock:

Além disso, a tampa que tenho é de origem e dá com o resto do aqua :D

Neste momento, ainda só visitei um hiper, uma loja e um armazém mas estou com algumas dificuldades em arranjar lâmpadas parecidas com aquelas que o Jedi fala - tenho de procurar mais, há lojas maiores...

Mas explica lá isso das compactas - dá para usar várias na mesma calha, é :shock:

Publicado:

É isso mesmo...

É pena não ter a minha antiga calha aqui comigo. Dei ao meu pai que montou um marinho de 50L...

É uma calha normal, retiras todos aqueles fios e o arrancador das flurescentes normais...

Depois fixas os casquilhos das lampadas compactas que são casquilhos normais. Fixas com parafusos que perfurem o casquilho até á calha...

Depois disso é só ligares as compactas. Existem duas lojas ondes podes arranjar isso... na zona do Seixal e na zona de Mem Martins...

Podes colocar até 5 lampadas de 20W compactas. Essas lampadas emitem qualquer coisa equivalente a 40W normais... por isso calcula o que consegues por numa calha normal...

4 de 20W o que hipotéticamente dará 160W numa calha normal onde só conseguirias 1 flurescente de 20 ou 30W...

Abraço...

Publicado:

Oi Marco !! :D

Existem calhas própias para essas fluorescentes compactas muito parecidas com as fluorescente normais não é?? :shock:

É que vi uma calha pra uma lâmpada mt parecida com as fluorescentes com ~59 cm (o mesmo comprimento das fluorescentes normais), mas em vez dos habituais 18w, a lâmpada era de 60W!!!!! :shock:

Serão essas as compactas? Pelo que percebi era apenas uma lâmpada! :D :D

Se é assim, essas lâmpadas serão apropiadas para aquários de água doce? É que assim em vez de fazer uma tampa para 3 fluorescentes normais era só pôr uma calha dessas!! :shock:

Obrigado!!

p.s. A loja onde vi a lâmpada foi a Apliqueluz no Seixal, é essa que falas?

Publicado:

Oi...

essas que tu dizes são flurescentes compactas mas são de dimensão tipo flurescentes normais e o casquilho não é como as compactas que eu falo.

As compactas que eu falo são aquelas de casquilho normal em formato U...

Mas essas que tu falas são muito utilizadas no EUA e são igualmente boas...

Nao, a loja que falo é a Armasul...

Abraço...

• 6 meses depois...
Publicado:

Tenho um aquário de (120x30x40) 120 L 100 L reais

PH 7

Temp:26º

Está plantado com

-4 anúbias

- 12 elódeas (julgo eu)

- tinha outra planta que quase estinguiu sobrando poucas folhas quase à superfície.

As anubias tem um crescimento lento mas estão relativamente viçosas as outras cresceram muito no início mas estabilizaram.

Só adiciono adubo sólido (Laterit) e não adiciono CO2

Peixes:

-6 neons

-3 espadas

-1 limpa vidros

-3 corydoras albinos

-1 guppy

-1 não sei o nome mas é espalmado e tem a parte inferior toda coberta por uma ventosa que se agarra fortemente ao vidro, é escuro e tem cerca de 3 cm.

Tenho o aquário a cerca de um ano e meio mas no ano passado como estava fora não me pude dedicar a ele, agora resolvi fazer as coisas como deve ser.

A dúvida era a seguinte:

A iluminação de origem é constituída por uma lâmpada de 30W e 90 cm de comprimento, é pouco, no entanto na mesma calha com alguma engenharia consigo colocar outra de 30W chega?, será que existem lâmpadas mais potentes com o mesmo comprimento.

Senão estive a pensar colocar lâmpadas fruorescentes compactas neste caso quantas devo colocar? E quais?

Publicado:

Já vi este post em qualquer lado...

Deves colocar as mesmas questões apenas uma vez, não é boa politica andar a espalhá-las pelo Forum :?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!