David Pereira Publicado Julho 2, 2003 Publicado Julho 2, 2003 Oi pessoal, Estou a abrir este tópico que para o pessoal do forum possa trocar informações sobre o tipo de lâmpadas utilizadas por cada um. Deste modo, gostaria de vos perguntar o que acham dos tipos de lâmpadas que uso: Osram Daylight e Osram Fluora??? Optei por estas lâmpadas, pois além de não ter grande possibilidade de as comprar as especiais para aquário são, no meu entender acho que pedem demais por elas. E aliás as osram ficam-me de graça, o meu pai tem uma empresa de electricidade, e quando preciso é só passar pelo armazem e trazer umas lâmpadas!!! Até agora tenho tido bons resultados, as plantas crescem bem, tinho tido é problemas algas. Além disso algumas folhas de valisnérias adquiriram coloração castanha, já me disseram que estas lâmpadas têm o espectro muito quente, o que é que acham??? Li noutro forum, brasileiro, que eles usam muito a grolux (ou aqua-glo, ou aquarilux), mas comparando o espectro com o da Osram Fluora, não noto nenhuma diferença como podem comprovar: Grolux: Osram Fluora: Além disso, os técnicos da osram, recomendam as Fluora para aquários visto que segundo eles, ela foi desenvolvida com esse sentido. O que acham desta conversa toda!!! Fiquem bem... Citar
David Pereira Publicado: Julho 2, 2003 Autor Publicado: Julho 2, 2003 Já agora para o pessoal ter uma ideia melhor, aqui vai o espectro da daylight 6500K: Fiquem bem... Citar
André Nóbrega Publicado: Julho 2, 2003 Publicado: Julho 2, 2003 olá! acho que essas lâmpadas especificas para horticultura são boas para plantas, mas não é nada que uma philips tld 54 (day-light) não faça. aliás, todas as day-light funcionam para as plantas. acho que não vale a pena gastar fortunas em gro-lux se as day-light fazem quase o mesmo efeito. mas isto é só a minha opinião . abraços! Citar Categoria: Humano.
Nuno Carvalho Publicado: Julho 2, 2003 Publicado: Julho 2, 2003 Olá!! Eu uso 3 lâmpadas Arcadia de 38W. Uma Fresh Water e duas Tropical mas vou ter de por antes duas Fresh Water. Estou plenamente de acordo contigo quanto aos preços absurdos das lâmpadas de marcas de aquariofilia (se bem que mandar vir por um site estrangeiro sp ficam mais baratas). Ainda bem que fizeste este topic porque já agora aproveito para perguntar o que acham das Philips proprias para aquario??Eu nem sabia que existiam, mas no outro dia fui uma loja perguntar se tinha lâmpadas UV acabei por saber que existe uma lâmpada Philips para aquarios. Alguem conhece? Inté! Citar Nuno Carvalho
caotropheus Publicado: Julho 2, 2003 Publicado: Julho 2, 2003 O meu aquário não apanha muita luz natural no Verão, nem tenho plantas. Ligo apenas durante 3 horas por dia as lâmpadas osram day light e uma coisa é certa, o aquário está cheio de algas verdes. Citar
David Pereira Publicado: Julho 2, 2003 Autor Publicado: Julho 2, 2003 Oi Nuno, em relação às philips especiais para aquários, devem de ser tipo as fluora da osram, que também são especiais, penso que devem ser boas, vale a pena tentar!!! caotropheus, penso que a maior razão para a existência de algas é a não presença de plantas, e a luz solar directa. Sem plantas as algas aproveitam todos os nutrientes!!! E pronto, praga de algas!!! Fiquem bem... Citar
David Pereira Publicado: Julho 2, 2003 Autor Publicado: Julho 2, 2003 Só mais uma um texto que encontrei, para se perceber que partes do espectro é que as plantas utilizam para a fotossintesse: "Luz: a luz produz espectros. nos quais a planta utiliza. A planta utiliza o espectro AZUL na fase vegetativa. A porcentagem de fotosintese usada no espectro azul para crescimento é de aproximadamente 23.5%. Ao contrário do que muitos pensam, o espectro VERDE serve para alguma coisa. É usado em 32% da fotosintese. O espectro verde é usado em todos os estagios da fotosintese, mas em quantidades minimas. Nao é um dos maiores componentes de qualquer estagio do crescimento mas É USADO.A maioria dos cultivadores dizem que nao é importante mas como se pode perceber contribui imensamente ao crescimento da planta. O espectro vermelho-laranja é primeiramente usado para desenvolver flores ou frutas em plantas. A porcentagem de fotosintese usa desse espectro para crescimento é de aproximadamente 44.5%. Isso quer dizer que o espectro laranja-vermelho foi usado 44.5% sobre a vida da planta." Fiquem bem... Citar
David Pereira Publicado: Julho 9, 2003 Autor Publicado: Julho 9, 2003 Oi, Resposta a António Castanheira, a pergunta colocada em outro sub-forum: As lâmpadas OSRAM e PHILIPS Daylight de que falam apresentam-se em diversos tamanhos e potências? Pergunto isto porque, por ex., no Continente e no Aki, encontram-se lâmpadas de 59 cm e 18 W, de 1,20m e 36 W e por aí fora, mas eu precisava de lâmpadas de 74 cm e de 40 w (e mesmo assim ficaria só com 0,5 W/L). As lampadas florescentes mais comuns de se encontrar no mercado são as de 15,18,30,36,58W, no entanto penso que uma boa loja de material electrico consiga arranjar as de 40W. Se o aquário for plantado recomendo mais um pouco de Watts!!! Jedi, será que podes dar mais alguns dados sobre as lâmpadas de espectro azulado de que já falaste num outro sub-fórum? Qualquer lâmpada daylight apresenta o espectro azulado da fase vegetativa, como podes ver no gráfico acima, da daylight de 6500K. Mais alguma coisa avisa!!! :D Fica bem... Citar
Hugo RSF Publicado: Julho 9, 2003 Publicado: Julho 9, 2003 Eu uso OSRAM Daylight e está muito bem assim. Vou mudar para HQI, e embora vá ter lampadas mais quentes 5200K, tb vou optar por daylight. Efectivamente as lampadas proprias são muito caras... Isto até se poderia perceber devido ao facto de serem feitas lampadas especiais (leia-se com tamanho específico) para aquariofilia. Mas mesmo assim o preço é exagerado. Como pode ser visto neste gráfico, as plantas de horticultura realmente tem o espectro mais parecido com o das plantas, mas se repararem as lampadas daylight, tem todos os espectros que as plantas precisam, ou seja, enquanto a planta usa cerca de 35% da cor amarelada, a daylight tem perto de 90%, isto quer dizer que as lampadas daylight tem cerca de 90% de QUASE todos os espectros e as plantas nunca precisam de mais deste valor em qualquer deles. Podemos dizer que é desperdício de espectros É uma verdade, mas se uma daylight custa 200 Esc. e uma de horticultura custa 3 contos, eu fico-me pela daylight. Tb aqui resite uma pequena parte do aparecimento de algas. Algumas algas utilizam os espectros a mais que uma daylight tem, mas é um factor como tantos outros para elas aparecerem... Acho que é só Qualquer lâmpada daylight apresenta o espectro azulado da fase vegetativa Não percebi! :D :D :D Citar Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
maiato Publicado: Julho 9, 2003 Publicado: Julho 9, 2003 Olá pessoal Peço que me tirem uma dúvida, ontem procurei uma Daylight de 23W e não encontrei a que encontrei foi a fluotone ( acho que é este o nome) a minha dúvida é que como as lâmpadas fluorescentes se designam pela potência/côr e a cor das daylight e da fluotone é a mesma (54 salvo erro), será que o espectro é o mesmo? O que me levou a duvidar é que as daylight tinha uma embalagem nova e as fluotone tinham uma embalagem antiga. Citar Um Abraço Pedro
David Pereira Publicado: Julho 9, 2003 Autor Publicado: Julho 9, 2003 Oi Hugo, Qualquer lâmpada daylight apresenta o espectro azulado da fase vegetativa Não percebi! :D O que eu quis dizer foi como eu tinha referido num tópico acima que: "A planta utiliza o espectro AZUL na fase vegetativa. A percentagem de fotossintese usada no espectro azul para crescimento é de aproximadamente 23.5%." A fase vegetativa propriamente dita é a fase de crescimento da planta. Por isso referi que qualquer lâmpada daylight apresenta o espectro azulado necessário, como se pode ver nos gráficos acima que eu e tu postamos. Agora respondendo ao maiato, Nunca vi nem ouvi falar dessas lâmpadas. como as lâmpadas fluorescentes se designam pela potência/côr e a cor das daylight e da fluotone é a mesma (54 salvo erro) Podias explicar melhor a tua dúvida, não percebi bem. :D :D No entanto fica a dica qualquer Osram ou Philips Daylight custa no máximo 1 eur!!! :D Fiquem bem... Citar
Nuno Carvalho Publicado: Julho 9, 2003 Publicado: Julho 9, 2003 Olá JEdi!! No entanto fica a dica qualquer Osram ou Philips Daylight custa no máximo 1 eur!!! Um euro????De quantos watts??? N seria 10euros???? Se um lâmpada de 15 watts so custar 1 euro monto já o meu aquario de 40L só com plantas! Abraço! Citar Nuno Carvalho
maiato Publicado: Julho 9, 2003 Publicado: Julho 9, 2003 Jedi O que eu queria dizer é que as lâmpadas fluorescentes têm a designalas por ex. 23W/54 no caso das daylight no caso das brilliant 23W/740 . O que está depois da barra é referente à côr da luz. A minha dúvida é se sendo a côr a mesma será que o espectro também o é ? Citar Um Abraço Pedro
David Pereira Publicado: Julho 10, 2003 Autor Publicado: Julho 10, 2003 Oi pessoal, Um euro????De quantos watts??? N seria 10euros???? Se um lâmpada de 15 watts so custar 1 euro monto já o meu aquario de 40L só com plantas! As Daylight de 18W custam à volta de 1 eur e as com maior numero de Watts não custam muito mais, no máximo uns 2.5eur ou 3eur!!! Força nesse plantado!!! O que eu queria dizer é que as lâmpadas fluorescentes têm a designalas por ex. 23W/54 no caso das daylight no caso das brilliant 23W/740 . O que está depois da barra é referente à côr da luz. A minha dúvida é se sendo a côr a mesma será que o espectro também o é ? Penso que esse 54 se refira a 5400K, exactamente Daylight. Mas em principio, essa tua lâmpada Daylight deve andar mais ou menos nos parâmetros das daylight das outras marcas (Osram, Philips,...)!!! Para mais informações sobre o espectro, só vendo no site do fabricante!!! :D Fica bem... Citar
Nuno Carvalho Publicado: Julho 10, 2003 Publicado: Julho 10, 2003 Jedi: As Daylight de 18W custam à volta de 1 eur e as com maior numero de Watts não custam muito mais, no máximo uns 2.5eur ou 3eur!!! :D Força nesse plantado!!! Já n estou a perceber nd! Tas a falar de lâmpadas flurescentes?? Depois de ter lido a cena do 1 euro passei na Philips e uma lâmpada flurescente de 15watts propria para aquário custava 6euros!! Essas dayligt são as flurescentes que usamos na cozinha, por exemplo? Abraço! Citar Nuno Carvalho
David Pereira Publicado: Julho 10, 2003 Autor Publicado: Julho 10, 2003 Oi Nuno, Granda confusão que para aqui vai!!! :D As lampadas que falei são lampadas flurescentes daylight, de cor branca!!! Tipo essas de cozinha!!! :D :D Fica bem... Citar
Nuno Carvalho Publicado: Julho 10, 2003 Publicado: Julho 10, 2003 Jedi!! Já percebi. Aliás fui hoje comprar só que acho que n há de 15watts, pelo menos n encontrei!! já agora onde voces vem os Kelvins? Abraço! Citar Nuno Carvalho
Visitante Publicado: Julho 10, 2003 Publicado: Julho 10, 2003 Jedi, obrigado pelas achegas mas axo que não vou conseguir tão facilmente uma lâmpada de 30/40 W com o tamanho que preciso (74 cm), se calhar vou ter de ir mesmo àquelas que custam 6 contos Será que na loja do teu pai não haverá umas lampaditas deste género :D Desconfio que as Molys, o pleco e o limpa-vidros me andam a comer as plantas, algumas têm pequenos buraquinhos nas folhas, outras têm algumas folhas metade arrancadas Além disso, continuam todas para o murcho, algumas folhas caem, outras ficam amarelas, as plantas não crescem...as únicas que se vão safando é a estrela de água (Hygrophila difformis) e a Ludwigia repens. A Echinodorus e as Anubias lutam apenas para sobreviver, já tive Valisnerias e Cabombas que foram à vida... Amanhã vou começar a tentar o CO2 caseiro. Entretanto, o meu Ramirezzi morreu ontem, acabou por não resistir a uma mudança de água um pouco mais fria, executada há 15 dias E tu, já chegaste a arranjar algum ou aguardam por novo aquário Em relação a outro tema de outro sub-fórum, não sou nada entusiasta do ROCKY mas, em compensação, sou e bastante da 1ª série de....exactamente: STAR WARS Citar
David Pereira Publicado: Julho 11, 2003 Autor Publicado: Julho 11, 2003 Oi, ... fui hoje comprar só que acho que n há de 15watts, pelo menos n encontrei!! já agora onde voces vem os Kelvins? Existem de 15W também, pelo menos a todas as lojas de material eléctrico que vou existe, se calhar tiveste azar!!! As lâmpadas mais comuns de 26mm de diametro (as que usamos) são as de: 15W --- 50,8 cm (comp.) 18W --- 63,2 cm (comp.) 30W --- 97,0 cm (comp.) 36W --- 127.5 cm (comp.) 58W --- 154,2 cm (comp.) Embora existam outras, de comprimentos e watts diferentes, mas são mais dificeis de encontrar. Para mais informações consultar: http://catalog.myosram.com/ Lá também está especificado os Kelvins e o espectro de cada lâmpada. Jedi, obrigado pelas achegas mas axo que não vou conseguir tão facilmente uma lâmpada de 30/40 W com o tamanho que preciso (74 cm), se calhar vou ter de ir mesmo àquelas que custam 6 contos Será que na loja do teu pai não haverá umas lampaditas deste género Em relação a essas lâmpadas, as de 30W arranjas com facilidade, agora as de 40W, como já disse anteriormente, vai ser bastante complicado, mas podes sempre optar pelas de 36W!!! O meu pai não tem uma loja, tem só um amarzém, e acho que das que queres só tem de 30W!!! :D Desconfio que as Molys, o pleco e o limpa-vidros me andam a comer as plantas, algumas têm pequenos buraquinhos nas folhas, outras têm algumas folhas metade arrancadas Além disso, continuam todas para o murcho, algumas folhas caem, outras ficam amarelas, as plantas não crescem...as únicas que se vão safando é a estrela de água (Hygrophila difformis) e a Ludwigia repens. A Echinodorus e as Anubias lutam apenas para sobreviver, já tive Valisnerias e Cabombas que foram à vida... Penso que as tuas plantas devem de estar é fracas de nutrientes, por falta de ferro ou magnésio, talvez por isso, se o pleco ou os limpa-vidros passam por lá arrancam qualquer coisa, os limpa-vidros não é normal comerem as plantas e os plecos também é raro!!! Já agora que iluminação é que tens??? Costumas por fertilizante para as plantas??? CO2 é indispensavel num aquário plantado!!! Entretanto, o meu Ramirezzi morreu ontem, acabou por não resistir a uma mudança de água um pouco mais fria, executada há 15 dias E tu, já chegaste a arranjar algum ou aguardam por novo aquário Esses Ramirezis são mesmo sensiveis!!! Uma mudança de água um pouco violenta e já está!!! Só mesmo em aquários com água "velha" é que eles se dão bem!!! Vai ser complicado num plantado como tenho ideias de montar, de 54L, mas vamos ver, depois conto a experiência, espero que corra bem, esses peixes são mesmo lindos!!! Em relação a outro tema de outro sub-fórum, não sou nada entusiasta do ROCKY mas, em compensação, sou e bastante da 1ª série de....exactamente: STAR WARS Eu sou fanático por Rocky, agora imagina por !!! :D :D :D :D :D Fiquem bem... Citar
Visitante Publicado: Julho 12, 2003 Publicado: Julho 12, 2003 Olá Jedi De novo obrigado pelo empenho e pelas dicas As lâmpadas que tenho são as de origem, 2 PHILIPS "brancas" de 25 W cada :D O fertilizante que tenho usado é o "master grow" da Tropica, 7 ml diluídos na mudança de água semanal de 30 L. Como já antes referi, usava o sistema CO2 da NUTRAFIN mas esta noite passei a usar o caseiro, com a receita aqui do fórum e já tá a sair às mil maravilhas, com muito maior débito que antes...e mais barato :D Na mudança de água costumava pôr 2 colheres de sopa de sal mas, depois do que disse o táxlixado a este respeito, esta semana pus só uma de sobremesa (tenho receio pelas molys). Se existem lâmpadas com o comprimento que preciso e com 30 ou 36 W talvez me desenrasque, afinal é melhor do que aquilo que tenho actualmente... É, durante 2,5 meses o ramirezzi foi de facto um peixe notável no meu aquário: por vezes imóvel como que a pairar na água, depois um arranque para a frente, uma travagem instantanea, uma remexida no substrato, uma corridita atrás do olho-de-fogo e, perto da superfície, que cores: azul, dourado, violeta, vermelho, cores translucidas sempre a mudar conforme a incidência da luz... Foi um peixe que deixou saudades Talvez um dia mais tarde volte a adquirir outro , por enquanto estou ainda algo traumatizado e o aquário tem muita lotação Citar
David Pereira Publicado: Julho 12, 2003 Autor Publicado: Julho 12, 2003 Oi António, O fertilizante que usas é muito bom, e se a injecção de CO2 está melhor, penso que as plantas vão começar a melhorar!!! Essas 2 PHILIPS "brancas" de 25 W cada, devem ser daylight por isso não tenhas problemas!!! Mas já agora qual é o tamanho do teu aquário??? Tens Watts suficientes??? Num plantado a relação é 1W/L ou perto disso!!! Se fosse a ti acabava definitivamente com o sal, as plantas agradecem!!! Eu também tive mollies, e nunca coloquei sal, e sempre viveram bem!!! Fica bem... Citar
Visitante Publicado: Julho 12, 2003 Publicado: Julho 12, 2003 Em primeiro lugar peço desculpa por eu e o Jedi estarmos a monopolizar a conversa mas enfim, pode ser que algumas questões interessem a mais alguém... Respondendo à questão, o meu aqua tem 160 L brutos (tem 6 cm de substrato, também adubado, e tronco), por isso queria aumentar a potência das lâmpadas Estou agradecido ao pessoal do fórum (Jedi, Branquinho e outros) pela receita do CO2, está a sair uma bolha cada 5 segundos, mais tarde contarei sobre a evolução das plantas - será que algum dia conseguirei ver as bolhas de oxigénio Se as plantas melhorarem (agora é a prioridade), bastar-me-á ao longo do tempo ir melhorando a compatibilização da população de peixes, para isso conto com os conselhos do pessoal do fórum que tem amazónicos plantados :D Citar
David Pereira Publicado: Julho 12, 2003 Autor Publicado: Julho 12, 2003 Oi António, Suponho que o teu aquário seja de 160x40x40 (160L), e como tal a iluminação está bastante fraca, e deve ser por isso que as plantas se mantêm nesse estado!!! Se tiveres possibilidades era bom para as plantas mais umas 3 ou 4 lâmpadas de 30 W, devem ficar aí por uns 10 eur, no máximo, o problema é as reactâncias, os suportes e arrancadores, que são mais caros!!! ...algum dia conseguirei ver as bolhas de oxigénio? Com boa iluminação, CO2 e nutrientes, de certeza vais ver!!! Quanto a peixes, que espécies já tens??? Penso que para o aquário que tens discus está fora de questão, mas uns Escalares Altum deviam ficar a matar!!! Mais uns Ramirezis!!! Força nesse amozónico!!! PS: Em principio vou comprar um aquário como o teu 160L (1000x40x40)!!! Estava em pensar comprar um maior para discus, mas discus com plantados não dá lá muito, e ainda por cima estão sempre doentes !!! Em princio vou colocar lá um cardume de Altum!!! :D :D Fiquem bem... Citar
Visitante Publicado: Julho 13, 2003 Publicado: Julho 13, 2003 Olá Jedi, continuando com a conversa privada que poderá interessar, ou não, a mais alguém... Acertaste em cheio no tamanho do meu aqua, isto é, se quiseste dizer 100x40x40 Na altura parecia grande mas agora parece-me minúsculo, de qualquer forma não tenho espaço para ter outro maior... O problema de colocar mais lâmpadas é mesmo o suporte e o espaço para elas, cadê População do meu aqua 8 Néons 4 Ródostomos (Bebêdos) 2 Buenos Aires 2 Imperadores 2 Tetras laranja (não sei o nome) 2 Iriaterina 1 Phantom 1 Peristrela 1 Viúva-Negra 1 Olho-de-fogo 1 Limpa-vidros 1 Dólar (quase adulto) 1 Borboleta 2 Zebras 2 Mollys Negras 1 Gurami 1 Tricogaster Azul 1 Pleco (não adulto) 1 Bótia (não adulto) 3 Escalares não adultos (1 branco, 1 prata e negro e outro parecido com os teus mas de véu) Como vês, ainda que a maioria dos peixes seja pequena, não resta muito espaço suplementar, para o que quer que seja Claro, discos foram desde o início uma ambição mas cedo percebi que, com este setup, seria impossível Talvez um dia mais tarde, quando tiver outro aquário...e outra casa...e mais$$$ Citar
David Pereira Publicado: Julho 13, 2003 Autor Publicado: Julho 13, 2003 Oi, Realmente eu queria dizer 100x40x40!!! A única solução que vejo para as lâmpadas é fazeres tu uma tampa, em madeira por exemplo, como eu fiz, assim podes colocar bastantes lampâdas!!! Isso é que é um comunitário!!! Grande variedade que para aí tens!!! Mas se quiseres mesmo torna-lo amazónico, penso que vais ter de abdicar de algumas espécies, principalmente os asiáticos!!! Realmente esta conversa parece mesmo privada!!! :D :D Fioca bem... Citar
Recommended Posts