Recommended Posts

Publicado

Estou a escrever este mail para perguntar como posso regular o nº de bolhas que entra no aquario por minuto. E ja agora o meu aquario é de 60X30X35, n deveria desligar o CO2 de noite?

Uso um sistema de CO2 caseiro.

Aguardo as vossas respostas bigsmile

Publicado:

bigsmile 1: a não ser diminuindo/aumentando as quantidades dos ingredientes, só se puseres uma valvula anti retorno, que vai diminuir o n.º de bolhas...se ainda assim achares muito, poe duas... podes tambem usar as profundidades, quanto mais fundo estiver o difusor, mais pressaão vai ser necessária para as bolhas sairem, logo estas vão diminuir...

:cry: durante a noite, á partida, deves 'desligar', a não ser que o uses, como eu, tambem para baixar o pH da agua. Como o caseiro não se desliga, tens a simples solução de... tirar o difusor de dentro de agua...

cumps

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

as valvulas anti-retorno não fazem nada quanto á redução de CO2 a não ser aumentarem a pressão do sistema, ou seja, o sistema vai demorar mais a ganhar pressão para passar da valvula anti-retorno e no fim dos reagentes vai ficar mais CO2 por sair na garrafa.

mas fora isso a taxa de saida de CO2 no sistema é igual.

imagina como se fosse uma recta, uma subida, uma recta e uma descida.

o que a valvula de anti- retorno faz é aumentar a subida, mas quando chegas á recta precisas do mesmo para andar quer a recta seja ca em baixo ou mais em cima.

a maneira de controlar a difusão de CO2 na agua (em sistemas em que nao de para controlar a produção/ injecção ) é diminuindo ou aumentando o contacto deste com a agua, ou regulando a agitação á superficie para promover as trocas gasosas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Como o caseiro não se desliga, tens a simples solução de... tirar o difusor de dentro de agua...

Não dá para por um T no tubo e aplicar torneiras? Eu tinha uma valvula de ar avariada e apliquei uma pequena torneira de jardinagem. A torneira é para água mas funciona perfeitamente para regular o ar.

Bruno Nogueira

Publicado:
as valvulas anti-retorno não fazem nada quanto á redução de CO2 a não ser aumentarem a pressão do sistema, ou seja, o sistema vai demorar mais a ganhar pressão para passar da valvula anti-retorno e no fim dos reagentes vai ficar mais CO2 por sair na garrafa.

eh, companheiro, então e isso não faz diminuir o n.º de bolhas?!?!?

Parafraseando um conhecido politico da nossa praça, 'Olha que vai, olha que vai...'

No fundo é o mesmo principio dos reguladores nos sistemas profissionais, fecha a torneira, aumenta a resistencia no sistema, diminui a saida....

Não dá para por um T no tubo e aplicar torneiras? Eu tinha uma valvula de ar avariada e apliquei uma pequena torneira de jardinagem. A torneira é para água mas funciona perfeitamente para regular o ar.

pato, desde que faças uma especie de bypass para fora, tudo bem, agora, fechar completamente o sistema é que não, corres o risco de...bummmm.

Publicado:

não...

uma valvula de anti-retorno tem um principio muito diferente de uma valvula de agulha...

no co2 de botija a pressão na botija é muito superior ás de co2 caseiro e a pressão á saida da garrafa é estavel e dada pelo regulador. depois passa pela valvula de agulha que faz o ajuste fino e a resistencia á passagem´varia com a pressão de uma forma muito diferente da anti-retorno.

A de anti-retorno é feita para assim que passa uma determina pressão,deixa passar tudo. ou seja, mal a pressão dentro da garrafa esteja acima da pressão de passsagem a valvula deixa passar tudo.

Se a valvula anti-retorno fizesse diminuir a passagem de bolhas, para onde iria o CO2 que é produzido? é que as leveduras nao querem saber se está la a anti-retorno ou nao...continuam na sua vidinha.

O que a anti-retorno faz é aumentar o tempo até veres a primeira bolha sair. e claro faz aumentar o desperdicio no fim da garrafa...mas isso nao é a uma escala comparavel...

P.S. : só o facto de citares um politico...faz cair a tua teoria por terra :cry: e só por isso é que expliquei a minha parte e não te respondi com "olhe que não, olhe que não", e esta é de um politico que eu pessoalmente considero um pouco mais integro. (não tornando isto numa questão politica) bigsmile

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

O politico é (era) o mesmo, a adaptação era minha bigsmile

Just_me, não me julgues um cabeça dura, que pensa ser o dono da verdade, e que leva a 'minha' até ao fim. Só que ainda não me demonstraste o contrario...aliás eu até concordo com o que dizes, mas,na minha opinião, o efeito final é uma redução do co2 libertado para o aquario. Senão vejamos...

A de anti-retorno é feita para assim que passa uma determina pressão,deixa passar tudo. ou seja, mal a pressão dentro da garrafa esteja acima da pressão de passsagem a valvula deixa passar tudo.  

Não é bem assim... ou melhor é, mas tem um atraso, pois no momento, em que a pressão do DIY é superior à pressão de trabalho da válvula, liberta co2, mas de imediato, torna-se inferior, e vai ter de esperar mais algum tempo até superar outra vez a pressão de trabalho....e agora poderás dizer, e bem, que a pressão, vencido que seja aquele momento inicial, fica superior á da valvula e deixa passar tudo...agora já não concordo, pois hà sempre uma resistencia, diminuindo o fluxo...o facto da pressão ser superior não quer dizer que faça com que a válvula esteja sempre aberta, e mesmo que fosse, a energia (pressão) que era usada para a manter aberta,, já não ia para dentro do aqua.

Aliás, este facto, em termos fisicos, parece-me lógico (parece-me, porque não estudo fisica vai para uns bons anitos...), sempre que há atrito, há uma diminuição da energia(pressão de co2).

Bem, quem deve estar confundido com esta discussão é o Ricardo_M, que logo na sua 1ª intervenção apanha com nós dois :cry::cry::cry:

Mas olha Ricardo, sei que numa coisa eu e o Just_me concordamos:

è a discutir ideias que aprendemos, há é que saber faze-lo, e saber ouvir (ler) o que a outra parte nos diz com espirito aberto.

Abraço a ambos

fvicente

Publicado:

se era o mesmo, entao ao menos escolheste bem (em termos de homem, para nao continuarmos em politica) pensei que era de outro que ...enfim!

(não penses que é puxar dos galoes, porque não é) mas fisica é a minha licenciatura bigsmile

então vamos lá:

metes x de açucar, y do outro, z do outro... e tens a tua receita. independentemente de sair ou nao (claro que se estiver numa botija que aguente a pressão do CO" gerado isto falha..mas nao é um sistema caseiro que vai aguentar isto) o CO2 gerado é o mesmo. e portanto tem de sair ao mesmo ritmo ou se a saida for menor que a geração de CO2 o CO2 acumula-se dentro da garrafa e aquilo explode.

uma receita de CO2 produz bastantes litros do mesmo... mas para aumentares de a pressão dentro da garrafa em 1 atmosfera em principio apenas terás de passar para o dobro a quantidade de CO2 na garrafa.

utilizando uma formula para gases ideiais:

PV= NRT

em que P é pressão

V é volume (vamos considerar constante porque a garrafa nao aumenta de volume significativamente)

N= é o numero neste caso de moleculas

R= é uma constante que depende do gás

T= temperatura

sendo assim...volume é constante, R é constante, T é constante....logo P apenas varia com o numero de moleculas lá dentro.

como vimos que o numero de moleculas gerado é independente de sairem mais depressa ou mais devagar, temos que á medida que são geradas teem de sair ou entao a pressão aumentaria ao longo do tempo.

quando a garrafa é cheia as bacterias começam a trabalhar e começa a acumular-se CO2 na garrafa, quando a pressão aumenta para ultrapassar a pressão da coluna de agua (do aquario) , os constragimentos no tubo, valvulas de anti-retorno, etc...começa a sair.

e a partir do momento em que essa pressão é ultrapassada o fluxo é sempre o mesmo...

o decrescimo de pressão que existe quando sai uma bolha de um sistema com valvula anti retorno é o mesmo do que num sistema com valvula anti retorno.

é obvio que no fim quando deixar de se produzir...vai ficar mais CO2 na garrafa...só que a pressão de uma valvula anti-retono é baixa e provavelmente para o sistema subir essa pressão são apenas mais meio litro a um litro de co2...em várias dezenas ou centenas de litros de CO2...é uma "gota no oceano"

se quiseres ir a esse detalhe realmente sai menos CO2 para o aquario no total, e só acontece porque um começa a deitar mais cedo, a partir dai é sempre igual... mas a diferença é tao pequena que em termos praticos...nao existe!

como viste naquela formula a unica dependencia da energia esta no termo da temperatura que é considerada constante sem erro de aproximação significativo.

concordo contigo na parte do discutir é que se aprende :cry:

Publicado:

Hummmm :roll: vou comprar 100 metros de mangueira, 300 valvulas, monto tudo e depois quero ver quem tem razão...se for necessário faço batota com o fermento, para aquilo não fazer nada :P:twisted:

Como vês, ainda não totalmente convencido (eheheh), grande parte da tua explicação acendeu uma luzes (quando colocas-te a formula tive a ler um bocado de chinês), e o que dizes tambem tem coerencia...embora eu sempre pensasse que, havendo um maior atrito, a energia libertada (sob a forma de pressão de co2), iria diminuir, pouco que fosse, mas que diminuia...enfim, ilusões do senso comum, de quem não tem formação especifica...

novamente abraços a ambos

fvicente

Publicado:

Não sei se esta ideia pode ajudar, visto alguns já saberem fazer a "receita" caseira.

Espero que sirva para os que não sabem e querem usar.

OPÇÃO 1:

co2.jpg

"Este é o meu injector de CO2 caseiro. Como pode ver, a garrafa 1 contem a mistura biológica e a garrafa menor (2) funciona como se fosse um filtro, contendo apenas água da torneira.

Se não usar a garrafa (2) irá aparecer a famosa nuvem esbranquiçada em volta da pedra porosa dentro do aquário.

A mangueira que vem da garrafa (1) entra na garrafa (2) pela parte lateral superior e acaba do fundo e dentro da água.

Essa água irá reter todo o material que fica suspenso dentro da garrafa (1) e deve ser trocada mensalmente.

* Coloque 1,5 litros de água SEM CLORO numa panela e dissolva 4 chavenas das de chá cheia de açúcar (essa dissolução demora 5 minutos, mexa bem).

* Num copo com a mesma água usada para dissolver o açúcar deve dissolver o fermento biológico.

* Junte tudo numa garrafa de 2 litros e adicione 1/2 colher das de chá com Bicarbonato de Sódio e agite bem. Depois de aproximadamente 30 minutos o injector estará produzindo CO2.

Medir o pH da água diariamente é muito importante com este injector!

No primeiro dia coloque a pedra porosa bem perto da superfície água/ar. Meça o pH diariamente de manhã enquanto a luz ainda não acendeu.

Sempre que notar que o pH está a subir, baixe um pouco a pedra porosa."

Ps- Podes usar várias torneiras para controlar melhor a saída do CO2, boa sorte.

edit:

OPÇÃO 2:

Nota: o aquário tem 120 L de volume e esta mistura produz CO2 durante cerca de 15 dias.

Material Necessário:

- 1 garrafa plástica de refrigerante de 1,5 litros

- 1 pedaço de mangueira de aquário suficiente grande para permitir- Silicone

- 1 pedra porosa

- 2 ou 3 chávenas de açúcar refinado (não pode ser aquele amarelo)- fermento biológico ( não pode ser fermento em pó, mas sim levedura utilizada para pães)

- bicarbonato de sódio (utilizado para doçaria)

Preparação da mistura:

Faça um furo no centro da tampa da garrafa(eu faço com um prego quente), suficiente para passar o tubo plástico sem folga..

Introduza cerca de 3 cm do tubo, vedando em volta do furo com cola de silicone.

Dissolva duas ou três chávenas cheias de açúcar, 1 colher de chá cheia de fermento biológico e meia colher de chá de bicarbonato de sódio em cerca de 1 litro de água sem cloro num recipiente próprio para o efeito, depois de bem dissolvido, encha a garrafa e enrosque a tampa muito bem, sacudindo um pouco se quiser.

Coloque a pedra porosa na outra extremidade do tubo e pode colocar no aquário. Quanto mais perto do fundo você colocar a pedra, maior será a quantidade de CO2 que se vai dissolver na água, dependendo das suas necessidades, pode ir subindo a pedra porosa aos poucos, lembrando sempre que quanto mais perto da superfície ela estiver menor será a quantidade de CO2 dissolvido na água.

Se fez tudo isto dentro de cerca de 2 horas mais ou menos começarão a sair bolhas da pedra porosa.

À medida que os dias vão passando a produção de dióxido de carbono vai diminuindo, quando você achar que a produção já não é suficiente está na hora de preparar outra mistura.

Boas inspirações thumbsup.gif
Publicado:

Ricardo_M,

Faz como eu, simples, practico, barato e sem chatices.

A meio do tubo colocas 2 valvulas. Daquelas dos motores de oxigenio quando se quer meter 2 tubos.

Uma das valvulas vai po agua, a outra vai pa atmosfera. Ou seja... eu nos 1ºs dias em que a mistura está muito forte abro a valvula do aqua a 80% e a da atmosfera a 20%.

Desperdiças um pouco de co2.. mas tambem...!

Durante a noite podes abrir mais a da atmosfera e fechar a outra. Ou caso a da atmosfera esteja em 1º lugar se a abrireres toda já nem passa co2 pra segunda valvula

ahh.. e isto funciona... é que eu anteriormente a esta solução tive 2 BUmmmmm... foi giro... e mal cheiroso... e tudo cagado... e... Jesus.... mais não.

cmpts,
Pedro Palmeiro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!