Snan Publicado Outubro 1, 2005 Publicado Outubro 1, 2005 Olá a todos. Concerteza que já se depararam com uma ida á loja e terem-se cruzado com um peixe que vos piscou o olho. Empatia na certa e alegria em comprar. O novo hospede chega a casa e será que está em condições de saude ? Quais os medicamentos e procedimentos ? Qts.dias ? Como precaver doenças como o ictio, entre outras? Gostaria de ler as vossas opiniões Mandem sempre Saudações arautas Snan " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Esgalha Publicado: Outubro 1, 2005 Publicado: Outubro 1, 2005 pessoalmente gosto de desparasitar com sterazin e flagyl... discus entao tem mm que ser, pq sao rarissimas ou nenhumas as lojas que qaurentenam os peixes, e regra geral vêm todos minados.
Snan Publicado: Outubro 1, 2005 Autor Publicado: Outubro 1, 2005 Concordo completamente com o Esgalha. aqui na minha zona a maior parte dos fornecedore recebem fornecimentos à Quinta Feira e é ver o pessoal a correr para comprar. Fico sempre na duvida. Verdade seja dita a experiência tem sido amarga. Por isso gostaria de tomar providências. Estou a usar um aqua hospital (cubo acrilico de 14l) com aquecedor, bomba de ar e filtro mecanico . Aplico Protozin durante 3 dias. Depois efectuo limpeza do aqua e asseguro permanência por + 6 dias. Depois transito para aqua destino. " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Esgalha Publicado: Outubro 1, 2005 Publicado: Outubro 1, 2005 14l e capaz de ser pouco mm para peixes pequenos... eu tive um aqua de 14l com poucos ou nenhuns peixes, com 2 filtros pequenos trabalhar e nunca consegui estabilizar aquela porcaria... meti porcelanas nos filtros, la esponja, limpava-os regularmente ( a la e a esponja ) e nada.tinha sempre nitritos e regularmente amonia. entao aplicando medicamentos ainda te acontece para ai um "desastre" qq. uma vez nesse meu aqua meti la um disco com cerca de 6 cm, sozinho para medicar com sterazin. fiz uma muda de agua meti uma bomba de ar suficiente para o tamanho do aqua antes de começar. pouco mais de 12 horas depois, agua tinha ficado meio turva e o peixe estava a começar a apresentar uma ligeira dificuldade respiratoria. se puderes arranjar um aqua de pelo menos 30l ja se consegue estabilizar com relactiva facilidade, que foi o que eu fiz e nunca mais tive problemas nenhuns mm... e ate tenho la uns quantos bichos dentro. acaba por n ocupar mt mais espaço. de qq das formas tem atençao ao aspecto exterior dos peixes assim como as cores, possiveis lesoes, se anda activo e interessado, com as barbatanas bem abertas. se n apresentar sinais de problemas tra-lo e uma simples desparasitaçao chega para garantir que vais ter um peixe saudavel que se vai aguentar. se vires nem que seja um arranhao entao tv n seja de arriscar.
Snan Publicado: Outubro 1, 2005 Autor Publicado: Outubro 1, 2005 De facto o aqua é muito pequeno. Só aceita um peixe por quarentena. O nivel de limpeza é muito exigente. Ao estar ser cauteloso, será que estou a criar com o o meu aqua de quarentena um aqua mortal? Foi por esse motivo que eu coloquei o tópico. Quando falam de desparazitação, será por exemplo o seguinte procedimento: Colocar o recem chegado numa banho de 1 hora de Ektol Fluid da JBL (Anti-Parasitário Universal). Depois migrar o peixe para o aqua destino ? " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Snan Publicado: Outubro 2, 2005 Autor Publicado: Outubro 2, 2005 Tanta gente lê este tópico. É porque interessa. Não querem partilhar opiniões? Qual é a vossa opinião etica sobre a venda de peixes que estão em quarentena? Acham que há muitas lojas que são profissionais e defendem os interesses do cliente em primeiro lugar e portanto asseguram venda de peixes saudaveis ? Ou acham que existe muitas lojas a vender peixes de qq. maneira, estando a serem medicados ou não ? Concordam com o aviso ao cliente de peixes em quarentena? Se a primeira for verdadeira, gostaria de conhecer quais as lojas que recomendam. Porque esses merecem toda a nossa estima. Já chega de mortandade. Saudações amigas. Saudações amigas Snan " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Quinzico_The_Twin Publicado: Outubro 2, 2005 Publicado: Outubro 2, 2005 Pela minha experiência o melhor medicamento para esse tipo de quarentena é o eSHA 2000 - tem um espectro de 18 doenças e funciona como anti-parasitário, anti-fungico e bactericida. Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
nunomiguel Publicado: Outubro 3, 2005 Publicado: Outubro 3, 2005 Aplico Protozin durante 3 dias. Depois efectuo limpeza do aqua e asseguro permanência por + 6 dias. Depois transito para aqua destino. Podem ser poucos dias... Existem vírus e/ou parasitas que podem ficar incubados durante 1 mês. Normalmente arriscamos e fazemos só alguns dias. Eu costumo fazer, em média, 2 semanas de quarentena (umas vezes mais, outras vezes menos). Só os passo para o comunitário quando tenho a certeza que comem todo o tipo de comida que normalmente lhes forneço. Não costumo usar medicamentos durante a quarentena (a não ser que o peixe já esteja à bastantes dias na loja). Concordo completamente com o Esgalha. aqui na minha zona a maior parte dos fornecedore recebem fornecimentos à Quinta Feira e é ver o pessoal a correr para comprar. Já cheguei a escolher/trazer peixes das lojas quando estes ainda nem tinham entrado no aquário. Vieram directamente do saco do fornecedor para o aquário de quarentena lá em casa. Até ver nunca tive nenhum problema... Cumprimentos, Nuno
Esgalha Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 eu n acredito mt na eficacia de medicamentos de largo espectro. aqui na area de lisboa n tenho tido tanta sorte relactivamente a peixes, como o nunomiguel. bom mas tb n tenho tido assim tanto azar, mas por exemplo discus so comprei 2 que vinham limpos, os outros tive d desparasitar ( e comprados em lojas diferenes ) neons que estavam bonitos na loja, passado mt pouco tempo de ca estarem em casa começaram a morrer com a doença do neon. tenho actualmente 3 que se encontram de boa saude ( eram 50 ), um ancistrus que achei mt louco e trouxe para casa ( na altura fui parvo pq fiquei doido com o peixe e nem olhei bem para ele com olhos d ver, mas por outro ladoa loja devia estar atenta a este tipo de coisas ) ca em casa qd ele se colou ao vidro reparei que estava cheio de nodulozinhos na barriga ( n percebi se eram tumores ou outra coisa qq, mas a loja troucou-me o peixe sem problemas ). e como estes, tive outros problemas, uns mais graves outros menos graves. pessoalmente acho que uma desparasitaçao bem feita, qd um peixe chega a casa, n faz mal a ninguem. pode ter e pode n ter, mas de inicio e uma coisa facil de tratar, mas se a infestaçao aumentar e nos n repararmos a tempo o peixe esta condenado.e como e uma coisa dificil de reparar, principlamente para pessoas que nunca tiveram casos desses, geralmente qd reparam que alguma coisa estranha se passa,ja o peixe n come, e so dificilmente haverá soluçao. relactivamente a outras doenças, tipo ataques batcterianos fungos etc, acho que nem vale a pena estar com coisas, pq sao doenças faceis de apanhar no inicio pois apresentam sintomas logo no inicio, como lesoes no corpo ou nas barbatanas, e se assim for, n se tras da loja.
tropheus Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 pessoalmente gosto de desparasitar com sterazin e flagyl...discus entao tem mm que ser, porque (palavra corrigida) sao rarissimas ou nenhumas as lojas que qaurentenam os peixes, e regra geral vêm todos minados. Tens de começar a ir a aguaviva pois os peixes la sao todos quarentados :D Abraço, Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves
Esgalha Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 pois, foi como eu disse, sao raras as lojas que aurentenam.... mas de facto existem, mas sao mm mt poucas. e mm assim algumas lojas que eu sei que quarentenam, as vezes os peixes na loja estao claramente doentes com qq coisa.
Snan Publicado: Outubro 5, 2005 Autor Publicado: Outubro 5, 2005 Olá a todos. Tenho estado a ler as vossas opiniões e concordo com a maioria. A sensação que eu tenho como aquarofilista recem chegado , é que andamos a batalhar por ter um aqua equilibrado e saudável e zás. Entra a calamidade. Filtragem XPTO,Luz XPTA,Plantas XPTY e tudo perlimpimpin...e na base temos muito "artista" por ai a não fazer um bom trabalho e a vender gato por lebre. Claro que neste cenário há honrosas excepções, e deveria haver um painel deste forum a editar as lojas que o fazem. Por vezes é muito dificil, para um novato, conseguir identificar os sintomas das diferentes doenças. Isto de ser veterinárió, botânico,químico,electricista,jardineiro etc, é dificil. Há lojas, que devido ao layout, é muito dificil estarmos a olhar para um peixe meia hora. O fluxo de pessoas e a falta de espaço, não permitem. Restando-nos o "tiro da sorte". Para minimizar o "tiro da sorte" , prefiro acreditar na quarentena. Ora é aqui que a comunidade aquarofila não é consensual e muito menos a literatura disponivel. Existem os partidários de 6 dias a 30 dias. Os partidários dos Anti-Bacterianos na quarentena. Os partidários dos Anti-Parazitas Os medicamentos de espectro largo. ....... Ora sistematizando deverei concluir que (corrijam-me se estiver errado): Para Peixes Tropicais,Água Fria A quarentena seria: Dia 0 - Observação . Aplicação na agua de produto Anti-Stress e Ektol Fluid (JBL) - Esterilizador Universal. Dia 1/2 e 3 - Anti-Parasitário. + Vitaminas e reforço de Aloé Vera para protecção de mucosas ( Protozin) Dia 6 - reforço em caso de necessidade de Protozin. Dia 9/10/11 - Esha 2000 (Desinfecção bacteriana de espectro amplo ) Dia 15 - Alta Concordam ? Saudações amigas Snan " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Esgalha Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 anti stress tv seja dispensavel. raros sao os peixes que trago para o aquario e 5 minutos depois n estao a comer. relactivamente a desparasitaçao n concordo mt, pois 3 dias e bom para erradicar os parasitas, mas o problema sao os ovos que eclodem mais tarde, pelo que o tratametnte se deve repetir uma semana mais arde, ou no caso do sterazin o tratamento decorre durante 10 dias. relactivamente a observaçao nas lojas, n precisas mt tempo para observar um peixe, se souberes do que e que estas a procura. nem 5 minutos sao necessarios para uma observaçao in loco relactivamente fiavel
Snan Publicado: Outubro 5, 2005 Autor Publicado: Outubro 5, 2005 Concordo contigo Esgalha, por isso é que aponto a alta para os 15 a 20 dias. Já agora qual a dimensão minima correcta para um aqua de quarentena ? " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Esgalha Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 sim, mas uma vez feita a primeira desparazitaçao, eles podem passar mt tempo sem apresentar sintomas, e fazer medicaçoes aos bochechos n da, tal como nas pessoas, pq a "bicharad" vai ganhando resistencia aos medicamentos, e obriga-ete a repetir medicaçoes vezes sme conta pq n fizeste as coisas bem ao inicio. isto dos medicamentos e preciso ter mt cuidado com eles e tem de se dar na dose certa durante o tempo certo, nem a menos nem a mais.
Pedro Lourenço Publicado: Outubro 7, 2005 Publicado: Outubro 7, 2005 Bom dia, Queria só dar uma pequena achega: Na minha opinião, antes de mais nada, é preciso ter grande confiança na loja e no «dealer» que nos vende os peixes. Devemos efectuar as nossas aquisições de preferência no mesmo local e à mesma pessoa de forma a recebermos algumas «dicas» sobre o estado dos peixes, que muitas vezes pela euforia do momento ou pela falta de tempo e de espaço para observar os mesmos correctamente não fazemos. Por exemplo, comprei dois discus há 9/10 dias na loja que sou cliente habitual, e ainda não os consegui levar para casa, porque os donos da loja não gostaram da reacção deles e iniciaram um tratamento/quarentena desses discus na loja e enquanto não tiverem certeza que o problema esteja ultrapassado não me deixam levar os mesmos para casa. Vou lá diariamente ao fim do dia e eles quase me expulsam do aquário de tratamento para eu não ter tentações em os levar para casa. No entanto, alguns clientes, apesar de informados, insistiram e já levaram discus para casa da mesma lavra, alguns provavelmente doentes... Este exemplo serve para dizer que se formos a lojas que não somos clientes habituais é natural que nos vendam tudo o que tiverem sem os conselhos e a recusas que muitas vezes nos fazem onde nos conheçem bem. Quanto a quarentena, de facto, é raro fazer, excepto no caso dos discus, para o qual utilizo um aquário hospital com 15/16 litros, com 2 aquecedores, filtro interior e bomba de ar com pedra difusora, sendo que apenas coloco 1/2 discus de cada vez para fazer a ambientação/quarentena, com água do aquário para onde vão, e com o cuidado de fazer pequenas TPA diárias para evitar problemas na água. Um Abraço PEDRO
Recommended Posts