peixes para comer algas


pdrmoura

Recommended Posts

Boas

Num aquario 70l com 20 dias, co2, substracto e fertilizante tive uma explosão de algas. Nada de estranhar pois a iluminação é muito alta (algumas lampadas não sendo as mais adequadas) e a temperatura por estes dias tem subido aos 29-30 graus. Esta plantado (de cabeça) com glosso, didiplis diandra, musgo de java, lilaeopsis brasiliensis, cabomba aquatica, rotala walichii, Cryptocoryne wendtii ''brown''e Limnophila sessiliflora e uma ou outra planta que me esteja a falhar. Precisava de uma ajuda com a remoção de algas e lembrei-me de colocar lá uns peixitos. Quais são os mais indicados, tendo em conta que não me dá muito jeito o revolvimento do areão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sae`s - Siamese algae eaters ou Crossocheilus siamensis é o peixe ideal (atrevo-me a dizer que é o melhor :lol:) para o combate da maior parte das algas....

Cuidado na compra para não se comprar "gato por lebre", e isso pode acontecer comprando Raposas Voadoras (Flying fox) em vez de Sae`s pois muitas vezes estão mal identificados nas lojas...

 

Atenção que também não precisas de comprar uma quantidade enorme destes peixes (apesar de ser um peixe que actua melhor em cardume) , eu diria que 3 seriam o ideal ,mas também depende do tamanho do que compres , pois nos últimos tempos o que tenho visto à venda (e raramente por estas bandas) são peixes com o máximo de 3 cm (mesmo minorcas) mas facilmente atinguem 10 cm de comprimento...

É peixe para custar à volta de 2.5-3 € /uni

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Nelson.... 3 sae`s para 70l podem ser demasiado.Mas também depende de muita coisa....3 sae`s pequenos (de 3 cm) como eu comprei à dias (e foram os únicos que encontrei à venda) acredita que só fazem "comichão" às algas...depois o colega falou numa "explosão de algas" e para combate-la nada melhor que atacá-las "rápido e em força"....depois mesmo que se façam grandes demais para o aquário (o que "avisei") não creio que sejam peixes dificilmente "trocáveis". A prioridade neste caso creio ser o combate às algas...Mas relembro que igualmente prioritário deve ser o combate às causas que levaram ao aparecimento das algas em quantidade anormal

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais