Amras Publicado Setembro 28, 2005 Publicado Setembro 28, 2005 Tenho um aquário com 120*40*45 e a minha dúvida é a seguinte, quando comprei o aquario ele trazia uma iluminação muito fraca entao eu comprei uma armadura e meti-lhe 2 lampadas de 36w 10k (K), e agora parece que ficou com luz a mais, alguém me pode dizer qual e a potencia de luz que devo ter? Obg Citar
Luís Fortunato Publicado: Setembro 28, 2005 Publicado: Setembro 28, 2005 Olá. Tenho um aquário com 120*40*45 e a minha dúvida é a seguinte, quando comprei o aquario ele trazia uma iluminação muito fraca entao eu comprei uma armadura e meti-lhe 2 lampadas de 36w 10k (K), e agora parece que ficou com luz a mais, alguém me pode dizer qual e a potencia de luz que devo ter? Depende... de quais as necessidades das tuas plantas/peixes. Se tiveres um aquário plantado com plantas exigentes, creio que essa potência é insuficiente (tens cerca de 200 litros de água). O ideal seria uma razão de 1 Watt por Litro de água. Mas se tiveres plantas menos exigentes, essa já é uma boa potência. Se por ventura tivesses ciclídeos ou outro tipo de peixes que não necessitem de muita luz, talvez possa ser luz a mais... Mas isso aí já não sei bem. Nunca mantive nenhuns peixes desse tipo, excepto Loricarídeos, mas com plantas... Quanto à temperatura de cor das luzes, há pessoas que usam 6500 K, há pessoas que usam 10000 K, como tu, o que será melhor, não te sei explicar. Espera por uma resposta de alguém mais entendido nesse assunto. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Bem vindo ao Fórum... Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Amras Publicado: Setembro 29, 2005 Autor Publicado: Setembro 29, 2005 ainda n tenho mts peixes no aquario já agora deixo aqui a lista 2 colisas 3 escalares 6 corydoras 5 guppys 1 Plecostomus Citar
palmeiro Publicado: Outubro 1, 2005 Publicado: Outubro 1, 2005 Se quiseres ter uma diversidade de plantas que necessite de média ou forte iluminação isso é pouco. Fala-se em 1W/L como ja foi dito, embora com um pouco abaixo disso existe muita gente que tem sucesso com o seu plantado e com boa diversidade de flora. Segundo pesquisas efectuadas, os experts do forum aconselham temperatura de lampadas na volta dos 6500K ... visto a essa temperatura existir uma melhor absorção de luz e processo de fotossintese. Corrigam-me se for o caso Ja pensas-te em alterar a tua calha??? As lampadas da tua calha sao T8 (tubulares normais de "trazer por casa") ??? Se sim... no espaço dessas 2 lampadas consegues montar um sistema com mais potencia atravez de lampadas power-compact. 1 power compact de 55w apenas tem 53 Cm, em relação á tua lampadas ainda ficas com espaço pra meter uma de 36w (33cm ou 40cm) ou seja... podes por 2x55W + 2x36 no espaço dessas lampadas. (consegues estas lampadas "baratas" da marca osram) Sistema electrico: Igual ao das tubulares com diferença que a lampada tem apenas encaixe de 1 lado em vez dos 2, e que não necessita de arrancadores, visto ja etsar incorporado no sistema das mesmas internamente. Citar cmpts, Pedro Palmeiro
Amras Publicado: Outubro 2, 2005 Autor Publicado: Outubro 2, 2005 Eu sinceramente acho que a luz é mais do que suficiente as plantas estão a ter um bom desenvolvimento, o meu único medo é que fosse em excesso para os peixes, mas parece que não. Obg Citar
palmeiro Publicado: Outubro 2, 2005 Publicado: Outubro 2, 2005 Penso que o problema de excesso de luz notas caso te apareçam algas no aquario. Se tal não acontecer não te preocupes. nota: para especies de peixes que gostem de menos luz, podes sempre criar uma zona no aquario mais densa em plantado de modo a filtrar um pouco a intensidade lumisona... ou falando o portugues corrente... criares uma sombra pos peixes dormirem uma sesta a seguir á refeição Citar cmpts, Pedro Palmeiro
TomasSilva Publicado: Outubro 3, 2005 Publicado: Outubro 3, 2005 boas, amras, podes dizer-me onde é que compraste a armadura... é que eu tenho um aquario com 100x30x40 e veio com iluminação fraca e queria aumentar... obrigado Citar
Amras Publicado: Outubro 3, 2005 Autor Publicado: Outubro 3, 2005 Olha eu comprei uma armadura normal das que se usam em casa, encontras isso em qualquer loja de material eléctrico, dps se quiseres podes pinta-la de preto para ficar melhor Miguel Citar
TomasSilva Publicado: Outubro 3, 2005 Publicado: Outubro 3, 2005 boas, por acaso não tens nenhuma foto... obg Citar
Amras Publicado: Outubro 5, 2005 Autor Publicado: Outubro 5, 2005 Keres uma foto da armadura ?? N não tenho mas tiro e qd puder posto aqui Citar
TomasSilva Publicado: Outubro 5, 2005 Publicado: Outubro 5, 2005 boas, se não te importasses agradecia... Citar
Recommended Posts