Bruno Nogueira Publicado Setembro 28, 2005 Publicado Setembro 28, 2005 Olá! Tenho um aquario de 120x40x50. A filtragem está a ser feita por um filtro Eheim 2217 (1000 L/h mais coisa menos coisa). Achava fixe ligar um 2º filtro (também externo) mas em vês de o ligar em "paralelo" gostava de o ligar "em série". A minha ideia era ter um primeiro filtro só com esponjas e um segundo filtro só com ceramica. Gostava que a saída do primeiro filtro fosse a entrada para o segundo. Assim sendo conseguia duas coisas: 1) Nunca tocava no filtro das ceramicas, servia apenas para acomular bactérias e mante-las vivinhas. O filtro das esponjas era limpo regularmente e "á vontade", com água da torneira e dando "sovas" nas esponjas. O primeiro filtro era dedicado á "mecanica" e o segundo filtro dedicado á "biológica" 2) Mantinha o aquario apenas com uma entrada e uma saída. Tendo em conta que o segundo filtro está a puxar o que o primeiro debita, é isto possivel e aconselhavel? Alguém usa dois filtros desta forma? Obrigado a todos. Citar Bruno Nogueira
Luís Fortunato Publicado: Setembro 28, 2005 Publicado: Setembro 28, 2005 Olá. Eu acho muito boa essa ideia... por vários motivos: Aumentas o volume de filtração; aumentas um bocado a litragem (para aquários pequenos é mais importante); e se deixares ambos os filtros abaixo do aquário, podes apenas ligar a bomba do segundo, pois por acção da gravidade, a água flui do 1º para o segundo filtro... Agora as desvantagens: Comprar um filtro para o ter "parado" não deve ser economicamente viável Acho que mais valia fazeres um pré-filtro mecânico com um recipiente do esparguete (há um tópico em que o Just_me tem um desses), sem contar que não precisas da bomba acoplada nesse recipiente. Ou então fazeres uma caixa em acrílico. Digo acrílico, porque apesar de ser mais caro, é mais fácil de trabalhar. Mas a tua ideia é interessante. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Quem tiver filtros que ainda vedam bem, com as cabeças do motor queimadas, pode usá-los desta maneira. Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nunomiguel Publicado: Setembro 29, 2005 Publicado: Setembro 29, 2005 O 2º filtro (o da filtragem biológica) não seria ligado à corrente, pois não? É que se o 1º diminuir o caudal não vai mandar água suficiente para o 2º podendo causar alguns estragos... Além disso acho que com este sistema ias perder algum caudal. Se queres meter 2 filtros, na minha opinião, acho que os deverias colocar a funcionar independentes um do outro. Citar Cumprimentos, Nuno
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 29, 2005 Autor Publicado: Setembro 29, 2005 O 2º filtro (o da filtragem biológica) não seria ligado à corrente, pois não? É que se o 1º diminuir o caudal não vai mandar água suficiente para o 2º podendo causar alguns estragos... Sinceramente estava. Daí perguntar se seria "possivel/aconselhavel", estava ciente que se poderia dar o caso do 2º ficar a trabalhar em seco em caso de anomalia. Pensei que pudesse ser possivel "jogar" com o débito dos filtros para precaver a situação, mas tinha a noção que nesse caso poderia ter o 2º filtro em esforço. Foi isso que me levou á segunda pergunta "Alguém usa dois filtros desta forma?"... Ok, acho que já me respondeste, talvez não seja boa ideia. Além disso acho que com este sistema ias perder algum caudal. Precisamente! Partindo do principio que o 1º filtro estaria desligado, seria a mesma coisa que por o segundo filtro com um volume maior mantendo a bomba que tem. É obvio que o caudal iria diminuir porque passariam a haver mais "obstaculos"... A pergunta que ponho agora é a seguinte: Será que se perdia muito caudal desta forma? Acho que uma boa forma de obter uma resposta seria medir o caudal do filtro vazio e depois medir o caudal cheio, mas não sei como fazer esta medição. Ocorrem-me algumas ideias, género - por o filtro a encher um recipiente, medir o tempo e fazer a conta... Enfim, gosto da ideia da ligação em série mas não sei até que ponto será viavel. Já alguem mediu o caudal de um filtro vazio e depois cheio? Fiquem bem Citar Bruno Nogueira
Luís Fortunato Publicado: Setembro 29, 2005 Publicado: Setembro 29, 2005 Olá de novo. O 2º filtro (o da filtragem biológica) não seria ligado à corrente, pois não? Era suposto ser ao contrário... o primeiro ficaria desligado e só o segundo é que estava ligado. Tal como tu, creio que andar a comprar um filtro só para isso não compensa. É ridículo. Mais vale por as mãos na massa, e fazer um pré-filtro. Quanto à história dos caudais, se o filtro que vai elevar a água, for o segundo, creio não haver problema nenhum. Eu agora tenho de ir embora. Mais logo, falamos. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 29, 2005 Autor Publicado: Setembro 29, 2005 Era suposto ser ao contrário... o primeiro ficaria desligado e só o segundo é que estava ligado. Claro, eu concordei, mas estava a pensar assim (como expliquei na segunda parte) Quanto à história dos caudais, se o filtro que vai elevar a água, for o segundo, creio não haver problema nenhum. Porquê? porque o primeiro é cheio com o efeito de sifão, Percebi bem? Tal como tu, creio que andar a comprar um filtro só para isso não compensa. É ridículo. É um facto. O ideal seria arranjar um com o motor estragado que ainda "vedasse" bem (como referiste na primeira resposta). Quanto ao por as mãos na massa... estou seriamente a pensar nisso se acharem que teoricamente o projecto tem pernas para a andar. Estive a ler o tal topico do just_me sobre o seu canister DIY feito a partir do recipiente para esparguete... 5 estrelas!! Citar Bruno Nogueira
Pedro Figueiredo Publicado: Setembro 29, 2005 Publicado: Setembro 29, 2005 Só para eu perceber, porque é que não queres ter os dois filtros independentes um do outro? O que estás a crer é uma sump, não é? hehehehe tou a brincar. Hasta Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Pedro Figueiredo Publicado: Setembro 29, 2005 Publicado: Setembro 29, 2005 Outra coisa, ligando os filtros em serie, quando limpares um tens que parar o outro. Perdes todas as vantagens de se por acaso um avariar tens o outro ligado. Com os dois ligados podes fazer à mesma o genero de limpeza que falas. Hasta Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 29, 2005 Autor Publicado: Setembro 29, 2005 Só para eu perceber, porque é que não queres ter os dois filtros independentes um do outro? era para ter apenas uma entrada e uma saída dentro do aquário e para fazer a manutenção do primeiro "á vontade". Outra coisa, ligando os filtros em serie, quando limpares um tens que parar o outro. Perdes todas as vantagens de se por acaso um avariar tens o outro ligado. Todas as vantagens são cerca de "uma" vantagem, certo? Mas não deixa de ser verdade. Lembro-te que tenho apenas 1 filtro agora e assim sendo no meu caso essa vantagem não é uma realidade. Se avariar avariou... Se tivesse dois filtros em paralelo a probabilidade de ter uma avaria aumentava, passava era a ter o aquario preparado para uma situação para a qual ele ainda não está - a avaria! Assim sendo é um ponto muito válido. Com os dois ligados podes fazer à mesma o genero de limpeza que falas. Tens razão, mas passo a ter duas entradas e duas saídas. Para dizer a verdade deixaste-me um bocado confuso no que diz respeito ao que fazer... Citar Bruno Nogueira
nplima Publicado: Setembro 29, 2005 Publicado: Setembro 29, 2005 Olá Ao ler os outros posts não tenho a certeza se percebi o pretendido da mesma maneira que os outros distintos membros. Parece-me que queres que um filtro externo esteja ligado ao aquário, com cerâmicas lá dentro, e um 2º filtro com esponjas ligado ao primeiro, e só este é que faz o retorno ao aquário. Parece-me que até pode fazer sentido, como tens muita água para filtrar, não sei se fará sentido em termos económicos, vs. comprar um filtro maior ou fazer uma sump. Para quem tem aquários grandes esse tipo de divisão das tarefas é normal. Let's look at the treila: http://static.flickr.com/1/3247739_78a14aa058_b.jpg Neste caso, as ideias que acho importantes considerares: 1) as instruções dos Eheim dizem para colocar primeiro a esponja e só depois as cerâmicas 2) mesmo só com cerâmicas, os cestos de filtragem vão "entupindo", ie: de vez em quando tens mesmo que perturbar as bactérias 3) há limites de altura entre o aquário e o filtro que deves seguir. Imagina que nas instruções do teu filtro indicam que deves ter o 1º filtro a 60cm do aquário, e o 2º filtro a 60cm do 1º filtro. Será que podes? 4) se o 1º filtro entope*, e o2º não, o 2º fica a trabalhar em seco, o que é mau 5) se o 2º filtro entope e o 1º não, não sei se não tens inundação Resumindo, eu não me metia nisso... Um filtro de cada lado do aquário dá mais segurança. Nuno Lima * - leia-se: "pára", "avaria", "empanca", ou de qualquer forma imaginável não consegue despachar a água pelo tubo de saída. Citar
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 29, 2005 Autor Publicado: Setembro 29, 2005 Olá, Só para fazer um ponto de situação e evitar confusão. O primeiro filtro não estaria ligado á corrente. Quando falo em primeiro filtro, falo num recipiente tipo balde fechado, que pode ser um filtro desligado ou outra coisa qualquer que se comporte da mesma forma e tenha espaço para comportar uma boa carrada de esponjas. O segundo filtro aliimenta-se do primeiro, estaria ligado á corrente e cheio de ceramicas. 1) as instruções dos Eheim dizem para colocar primeiro a esponja e só depois as cerâmicas 2) mesmo só com cerâmicas, os cestos de filtragem vão "entupindo", ie: de vez em quando tens mesmo que perturbar as bactérias O segundo filtro, o das ceraminas, precisará de manutenção tendo o primeiro filtro cheio de esponjas? Se assim for todo o tópico deixa de fazer sentido e ponho já de parte a hipotese. 3) há limites de altura entre o aquário e o filtro que deves seguir. Imagina que nas instruções do teu filtro indicam que deves ter o 1º filtro a 60cm do aquário, e o 2º filtro a 60cm do 1º filtro. Será que podes? Tenho espaço para ter 2 lado a lado em baixo do aquario. Não sei percebi bem a questão. 4) se o 1º filtro entope*, e o2º não, o 2º fica a trabalhar em seco, o que é mau Acho que é verdade, mas não me parece relevante porque qualquer filtro está sujeito a entupimento e a ficar a trabalhar em seco. O facto de serem 2 em série em nada altera isto... não é? 5) se o 2º filtro entope e o 1º não, não sei se não tens inundação só haveria possibilidade de inundação se o 1º estiver ligado á corrente, se não estiver ligado não há inundação, fico é com o segundo a trabalhar em seco. É provavel que me estejam a escapar elementos aqui... se sim, explica-me. Obrigado! Citar Bruno Nogueira
Luís Fortunato Publicado: Setembro 29, 2005 Publicado: Setembro 29, 2005 Olá outra vez: Porquê? porque o primeiro é cheio com o efeito de sifão, Percebi bem? É isso... mas se reparares bem, ambos os filtros vão ser cheios pelo efeito de sifão. O que acontece, é que a passagem de água do 1º para o 2º é também feita pela acção da gravidade. Basicamente o que vais ter de fazer é isto: Mas tal como já foi dito por toda a gente aqui no Fórum, se vais comprar/arranjar um filtro externo só para esse efeito, mais vale pores os dois a trabalhar independentemente um do outro. Mas eu acho que melhor que teres um filtro externo, podes sempre fazer uma coisa deste género (como tu já viste): http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=24049 Mas sem as bombas... Voltando à conversa das pressões... Desde que estejas abaixo da linha de água do aquário, a pressão exercida pela água é sempre suficiente para fazer fluir a água... até podias ter uma mangueira de 100 metros enrolada. Desde que estivesse sempre abaixo da linha do aquário. A água "quer" sempre sair do aquário para um nível de Energia menor (neste caso Potencial Gravítica). O que estás a querer é uma sump, não é? hehehehe tou a brincar. Basicamente é... uma Sump fechada. O que evita problemas de Overflow's e essas coisas que impedem que o aquário se esvazie. Mas no entanto, sem furar o vidro ao aquário, consegues retirar água do fundo. Bem... mas também não quero estar a comparar uma Sump a um filtro externo... Sump bate a milhas Quanto ao que o nplima disse, não tenho nada a dizer em contrário, apenas que como a função do 1º filtro é exclusivamente mecânica, ao ponto 4) é necessário ter um pouco de atenção, para impedir ao máximo que aconteça. Mas em todos os filtros/pré-filtros exclusivamente mecânicos, a sua manutenção tem de ser mais cautelosa. Certo? Cumprimentos a todos. E boa sorte para o teu projecto pato911 Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 30, 2005 Autor Publicado: Setembro 30, 2005 Ya, é isso mesmo, estás lá! E boa sorte para o teu projecto pato911 Não sei se vou avançar, pelo menos de imediato não. Foi uma ideia que tive e estava apenas a sondar opiniões. Se surgir uma oportunidade e conseguir comprar um segundo filtro que vede bem (até pode ter o motor queimado) avanço. Para avançar para um DIY tenho ainda cá em casa uns "trabalhos" para por em practica antes deste... tenho sido um "perguiça"... No entanto caso começe o DIY faço aqui um post a relatar e a debater questões de pormenor. Obrigado a todos pela ajuda! PS: Estava convencido que alguém os seus tivesse filtros em série... Faz-me pensar: "por alguma razão será!" Talvez todos aqueles que pensaram nisso se tenham criado "clientes" das sumps... ou então não... Citar Bruno Nogueira
Pedro Figueiredo Publicado: Setembro 30, 2005 Publicado: Setembro 30, 2005 Se quiseres um recipiente fechado com uma saida em baixo e outra em cima fazemos isso na boa com tubo pvc... fica com tampa e tudo! Hasta Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Miguel Claro Publicado: Setembro 30, 2005 Publicado: Setembro 30, 2005 Olá A tua ideia não é inédita e parece-me correcta. Se queres ver um aquário plantado, com talvez 300 ou 400 lts, a funcionar com esse sistema, vai à Naturline que eles mostram-te. Aliás até fazem a apologia da solução, pois assim escusas de mexer (afectar) a filtragem biológica quando limpas a mecanica. Só não sei é se estão os dois ligados à corrente ou não? Pergunta-lhes! Cumprimentos Miguel Citar
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 30, 2005 Autor Publicado: Setembro 30, 2005 Obrigado pela dica. Por acaso já estive algumas vezes para ir a essa loja mas ainda não calhou... devo lá dar um salto em breve! Thxs Citar Bruno Nogueira
TAZ Publicado: Outubro 1, 2005 Publicado: Outubro 1, 2005 Olá a todos, Em relação a este projecto eu tambem já tinha pensado nisso mas com a tal "sump fechada" e não com um segundo filtro, já que o custo do filtro é bastante elevado. Em relação aos dois filtros a trabalhar em paralelo parece-me que a melhor opção e ter os dois a fazer filtragem mecanica e biologica e fazer manutenção alternada a cada um deles, o que permite ter sempre um bom volume de bactérias sem ser mexido permitindo que o filtro que for limpo/mexido recupere rápidamente o seu volume normal de bactérias.A razão para isto é que tendo um a fazer biológica e outro mecanica o que estiver a fazer biológica vai-se sujar tanto como o que faz a mecanica obrigando á mesma manutenção ou até a mais já que os filtrantes biologicos são exactamente para flitragem biologica e não mecanica pelo que em principio terão uma menor resistência a colmatação. Espero ter ajudado Cumprimentos Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
Artur Publicado: Outubro 2, 2005 Publicado: Outubro 2, 2005 Desculpem um aparte ao Topico. Mas deu-me a entender que nao se deve "mexer" muito nas ceramicas, pois bem eu limpo as minhas todas as semanas com água do aqua, estarei errado? Faço isto porque de semana para semana á um tempo para cá estao imundas com restos de plantas. Citar
Bruno Nogueira Publicado: Outubro 2, 2005 Autor Publicado: Outubro 2, 2005 Mas deu-me a entender que não (palavra corrigida) se deve "mexer" muito nas ceramicas Tudo depende do que estiver antes das ceramicas... Neste caso concreto, antes das ceramicas, estaria um filtro inteiro carregadinho de esponja. Assim sendo, neste exemplo, muito dificilmente chegaria "lixarada" á camada de ceramicas, daí não precisar de manutenção. Citar Bruno Nogueira
João Magalhães Publicado: Outubro 2, 2005 Publicado: Outubro 2, 2005 Os filtros em série não traríam nenhuma mais valia ao aquário, seria um gasto de dinheiro desnecessário. Ora vejamos: 2 filtros de 1000L/H 1º com os filtros em série teríamos um caudal de 1000L/H, mesmo com os dois a funcionar; 2º estando os dois a trabalhar, corremos o risco de o 1º começar a entupir e não ter capacidade para alimentar o 2º. Q1=V1 x S1 Qn-caudal em m3/s (1m3=1000L) (1h=3600s) Vn-velocidade em m/s Sn-secção da tubagem em m2 Normalmente utilizam-se bombas em série para se conseguir uma maior capacidade de elevação, mas para isso temos que ter as bombas a altura diferentes, ou seja, uma estaria ao nivel do chão e a outra a um metro de altura por exemplo. Seguindo este exemplo, se as bombas tivessem ambas 1,5m de capacidade de elevação, e como a 2ª estaria a 1m acima da 1ª, conseguiamos uma capacidade de elevação de 1,5+1=2,5m. Se pelo contrário tivermos os filtros em paralelo, teremos Q1+Q2=Q3, ou seja, temos um caudal de 2000L/H. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Bruno Nogueira Publicado: Outubro 2, 2005 Autor Publicado: Outubro 2, 2005 Os filtros em série não traríam nenhuma mais valia ao aquário, seria um gasto de dinheiro desnecessário. Quando falo em primeiro filtro, falo num recipiente tipo balde fechado, que pode ser um filtro desligado ou outra coisa qualquer que se comporte da mesma forma e tenha espaço para comportar uma boa carrada de esponjas. Citar Bruno Nogueira
João Magalhães Publicado: Outubro 2, 2005 Publicado: Outubro 2, 2005 Pato, eu também percebi isso, no entanto não sei até que ponto a perda de carga provocada pelo pre-filtro (balde com esponjas) irá diminuir o caudal debitado pelo filtro. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Bruno Nogueira Publicado: Outubro 2, 2005 Autor Publicado: Outubro 2, 2005 Estou de acordo, também é uma das minhas interrogações. Quando/se "arregaçar as mangas" vou fazer algumas experiencias nesse sentido. Fica bem Citar Bruno Nogueira
Recommended Posts