Recommended Posts

Publicado

Já esvaziei um frasco de Joe's Juice em cima das minhas aiptásias e nicles...passados uns dias já reaparecem como se nada fosse. Antes de usar outros químicos, queria experimentar armas biológicas. Alguém me pode dizer onde encontrar na zona de Lisboa, a preços decentes, um ou dois comedores destas malditas criaturas? :wink:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Olás,

Tenta na reefdiscus, vendem berghias (lesmas do mar, comedoras de aiptasias).

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

se a rocha onde estão for facil de tirar fora de agua faz o mesmo que eu.

tiro a rocha fora de agua com cuidado para elas não se encolherem depressa depois aquece algo metalico tipo chave de fendas no bico do fogão e depois é so queima-las. acredita resulta, ha muito tempo que não tenho nenhuma.

Vi este metodo numa revista inglesa que recebo todos os meses chamda practical fish keeping

Publicado:

olá!

sim as berghias resolvem a situação, mas pelo que sei apenas comem aiptasias, e depois quando não tiveres nenhuma no teu aquário o que é que lhe vais dar para comer? A berghia vai morrer de fome ;) , eu sugiro uns camarões comedores de aiptasias, não sei o nome mas vendem-se na reefdiscus, e para além de comerem aiptasias também comem os detritos que ficam no aquário, julgo que esta solução é mais sensata que as berghias. de qualquer forma, essa da chave de fendas em brasa também deve ser uma solução a considerar, pelo menos é mais económica e se resulta "ouro sobre azul"!

Eu optei pelo camarão, talvez porque ainda não sofri nenhuma invasão, porque se perdesse a cabeça, talvez escolhesse a solução Chave de fendas em brasa :( , boa sorte e aguarda mais sugestões.

Ana

Publicado:

Ola,

Também eu estou com uma praga dessas malditas "coisas", já usei joe's juice mas algumas aiptasias têm imunidade a esse produto, podes sempre utilizar kalk não muito, senão aumentas drásticamente o nível de amónia e o pH :( Sem ser produtos químicos tens sempre os Lysmata wurdemanni ou as berghias, as berghias se não tiverem aiptasias para comer morrerão á fome por isso o lysmata será a opcção mais adequada, penso eu.

Boa sorte no combate as malditas

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Obrigado a todos pelas dicas ;) ,

Ontem voltei a atacar a aiptásia-mor e algumas pequenas com uma dose concentrada de Joe's Juice. A ver vamos...

O que me tem acontecido é que elas regridem, parecem estar a definhar, mas passados uns dias voltam à carga.

A solução do ferro em brasa, apesar de tentadora :( , é pouco viável. A maioria das aiptásias estão numa rocha com mais de um quilo onde há rodhactis, xénias, zohantus, moluscos, etc...

Quando tiver $$$ vou ver se arranjo um ou dois Lysmata wurdemanni.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Olá PST,

Qual é o tamanho do teu aquário? Se tiver 300l ou mais podes tentar introduzir um Chelmon rostratus, mantém as Aiptasias sob controle mas é um peixe de difícil aclimatação! É reef-safe.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Boas

realmente o Chelmon elimina as aiptasias... dizes ser reefsafe mas olha: o Chelmon Rostratus comerá tridacnas e qualquer membro da família Sabellidae (as sabellas) pelo que a introdução deste peixe deverá ser feita com a devida precaução... e como o Ricardo Rodrigues disse e muito bem, é um peixe de difícil de aclimatar, nomeadamente por causa da sua esquisita alimentação-nunca comerá granulados e para comer comida congelada como artemia ou mysis é preciso vê-lo a alimentar-se na loja... Há até Rostratus que não têm aiptasias na sua alimentação :?

Tirando o C. Rostratus, também há soluções já referidas como camarões (Lysmata Wundermanni e/ou L. Seticaudata), isto se preferires a predação para eliminar as malditas aiptasias :lol: há muitos tópicos sobre isto neste fórum.

Quanto a soluções artificiais, podes usar kalk concentrado numa pequena solução aquosa (não pode ser em grandes quantidades ou disparará o pH como já foi dito) ou então a tradicional técnica de injectar sumo de limão com uma seringa (eu uso esta técnica e tem dado resultado :P )

Boa sorte

André Moreira

Publicado:
Olá PST,

Qual é o tamanho do teu aquário? Se tiver 300l ou mais podes tentar introduzir um Chelmon rostratus, mantém as Aiptasias sob controle mas é um peixe de difícil aclimatação! É reef-safe.

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Boas, é um nano-reef de 52 litros... :oops: Tudo o que seja acima do occellaris fica a parecer sardinha em lata. Actualmente nem sequer tenho lá peixes...

Publicado:

Boas,

eu tenho um Lysmata Wurdemani e o gajo é muito engraçado mas... nunca comeu uma aiptasia.

Comprei-o com esse objectivo mas não resultou. Adora artemia e krill e é eficaz na limpeza dos restos de comida que ficam soltos no aquário mas aiptasias, nicles.

d

Publicado:

Acho piada aos comentários do tipo: "Ha e tal tenho isto!" "Olhe que isto resolve!" "epa comprei e nao faz nada!" :)

Eles comem as aiptsias, não esperem é milagres, milagre deve ser a única coisa que não existe em água salgada...

Os lysmata, claro que comem aiptasias, podem não ser vistos a comer as grandes, mas as pequeninas papam-nas todas :D

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

luis eu tenho 3 lysmatas comedores de aptasias, não são alimentados e não tocaram em aptasia nenhuma, nem grande nem pequena.

Publicado:

Bom dia

Também cheguei a comprar Joe's Juice e cheguei à conclusão que é mandar $$$$ à rua. Eu explico. Se as Aiptasias forem pequenas, os Lysmatas Seticaudatas são uma solução segura, constante e duradoura. Agora se forem muito grandes, se calhar os lysmatas precisam de uma pequena ajuda (Joe's Juice) :lol: .

Com um lysmata seticaudata no meu reef de 200L nunca mais tive aiptásias, enquanto que com o Joe's Juice elas iam e vinham... :?:

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Eu resolvi definitivamente o meu problema com injecções de sumo de limão. Tive um C. Rostratus mas morreu, aliás como a maior parte deles. Claro que isto requer paciência e sorte. Nem sempre elas estão acessíveis ou mesmo visíveis.

Segundo li na altura, e foi o que fiz, as injecções devem dar-se no "caule". :D Eu além disso ainda enfiava a agulha nos buracos onde essas gajas se efiavam e limão lá para dentro :lol: .

Boa sorte. :lol:

Publicado:

Eu além disso ainda enfiava a agulha nos buracos onde essas gajas se efiavam e limão lá para dentro :( .  

Boa sorte. :roll:

Hehe...eu à maior aiptásia, dei-lhe um tratamento com concentrado de JJ, extraído do fundo do frasco, e ainda a enterrei com areia. Até agora, não voltou a dar sinais de vida a grande *%$*#.

Vamos ver...Se volta a aprecer cheira-me que a arranco à dentada! :shock: