Recommended Posts

Publicado

Imagine que vá montar um aquário de Ciclídeos Africanos.

Este aquário tem 200x50x60cm (CxLxA).

Qual seria seu setup para os seguintes parâmetos:

Substrato:

Iluminação:

Flora:

Fauna: mbunas, shell, haplos, aulonocaras...?

O que escolheriam como setup do seu aquá de CA´s

Publicado:

200*50*60?

Podes ver o aquário do João Magalhães... penso que é desse tamanho.

Para mim o que pode ficar bem aí:

- Tropheus (lago tanganika) ou,

- Mbunas (lago malawi) ou,

- Haplocromideos do lago vitória

Os outros também ficam bem mas para mim estes são os meus favoritos.

Em relação ao resto.

Iluminação: A suficiente para veres os peixes e criar algas, talvez uma razão de 0,5w/l.

Substrato:

Areia de rio, praia, mina

Coral esmagado

Aragonite

Depende da carteira e dos gostos. Fundamentalmente areia sem pontas cortantes que a maioria dos ciclideos que indico adora "comer" areia.

Rochas com fartura.

Flora:

Nada. O que colocares é para ser comido. :shock:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Se queres colocar plantas , em vez de utilizares as tradicionais valisnérias, que são logo debicadas, utiliza Cetratophyllum demersum, pelo menos os mbunas não lhe tocam.

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:
Imagine que vá montar um aquário de Ciclídeos Africanos.

Este aquário tem 200x50x60cm (CxLxA).

O que escolheriam como setup do seu aquá de CA´s

Hummmm...ora bem...com essas medidas era capaz de arriscar montar um salgadeira para presuntos :wink::wink::) pensa bem no assunto :P

Agora, falando em termos aquariófilos: Mbunas (ou do tanganyika ou do malawi). Foras estas duas opções é um desperdício de vidro e água :lol::lol::lol::lol:

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Nossa se eu pudesse ter um desses em casa... :wink:

Na minha opinião:

Substrato: Aragonita e rochas vulcanicas.

Iluminação: 0,5w/L

Flora: Anubias

Fauna 01: mbunas com uns três a cinco haplos. Assim os haplos iriam ocupar mais a parte superior do aquário...

Fauna 02: Shell-Dwellers (Esses peixes tem formas impressionantes), pseudotropheus e poucos Cyprichomis ou Paracyprichomis para ocupar mais a parte de cima...

T+ :wink:

Publicado:

hm...

Tanganika!

Substracto: Aragonite (punha o Down a lavar aquilo)

Pedras: poucas e rasas

Fauna: 2 ou 3 colónias de Tropheus.

Livros: O mais que pudesse, um biotopo destes não é para qualquer um. Não percebo nada de tropheus, mas pelo pouco que li... fiquei MUITO bem impressionado!

É bom sonhar...

Bruno Nogueira

Publicado:

O meu voto também vai para Tanganika.

Substracto: Aragonite (punha o Down a lavar aquilo)

Quanto à lavagem da Aragonite é já a seguir!! Aquilo para mim é quase viciante... :wink:

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:

Agradeço muito a colaboração de vocês. Quem quiser continuar dando opiniões eu agradeço, pois esse aquario está sendo estudado e deverá sair do papel até dezembro...

Nuno, não consegui achar as fotos do João Magalhães, estou querendo muito ver.

Mbunas, Tropheus, Shell Dwellers, é muita opção e opções ótimas.

Rui, valeu pela dica da planta, está anotado.

João Magalhães, não entendi a salgadeira para presuntos... :x

Disse Mbunas do Tanga?

Humberto, essas opções de fauna me deixam louco. Obrigado pela dica.

Pato e Down, Tanganica hoje em dia está super em alta em?

Mas as formas desses peixes são maravilhosas...

Obrigado a todos, estão me ajudando bastante...

Abraços

Publicado:

Não é uma questão de "estar super em alta". Acho que esse conceito não se aplica nem se deverá aplicar em aquariofilia...

Li uns artigos e uns posts sobre Tropheus e aquários de Tropheus que me despertaram a muito a atenção e curiosidade. Concluí que era um tema bastante complicado mas no entanto muito rico e que só está ao alcance dos mais experientes e conhecedores. Nunca me iria "atirar" para um coisa dessas sem ler muito e sem conversar muito com quem sabe.

Vai partilhando conosco as tuas ideias, um aquario de 2 metros é sempre um projecto interessante de acompanhar.

Fica bem

Bruno Nogueira

Publicado:

Pede à Redfish (são patrocinadores do fórum) que te envie uma foto dos seus aquários de c. africanos que tem em exposição: eu se tivesse 2m escolheira um deles. Estive lá ontem à tarde e fiquei impressionado: até havia crias num aquário comunitário... E eu nem sou o maior dos fans de c. africanos... É um bom ponto de partida para a selecção dos peixes. Para a selecção da decoração vai ao tópico dos biótopos e delicia-te com as fotos do ezstyle.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Publicado:

Nuno, não consegui achar as fotos do João Magalhães, estou querendo muito ver.

Mbunas, Tropheus, Shell Dwellers, é muita opção e opções ótimas.

Nem eu, parece que se perdeu o tópico :(

João Magalhães, não entendi a salgadeira para presuntos...  :)  

Acho que o joão se referia a um salgado... ou seja um aquário para espécies marinhas

Mas as formas desses peixes são maravilhosas...

Não é uma questão de estar em alta. Tanganika tem espécies magnificas mas é dos lagos mais complexos de se ter pois exige uma água em condições optimas.

Daí é um sonho para muitos, mas algo dificil de atingir :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Nem eu, parece que se perdeu o tópico :(

Esse tópico foi de vela quando o forum estava marado.

Um cheirinho do topico :)

Aquario.500L.jpg

Acho que o joão se referia a um salgado... ou seja um aquário para espécies marinhas

Nada disso. Eu quando falei na salgadeira era mesmo uma caixa de vidro meia de sal e com 1/2 dúzia de presuntos dentro :):lol:

Não é uma questão de estar em alta. Tanganika tem espécies magnificas mas é dos lagos mais complexos de se ter pois exige uma água em condições optimas.

Daí é um sonho para muitos, mas algo dificil de atingir :)

Na minha opinião o tanganyika não está em alta. O que está na moda são os aquário pequenos povoados de conchicolas. Na realidade, penso que existem mais aquários montados com malawi do que com tanganyika.

Eu por exemplo, como a minha preferencia vai sem dúvida bater nos m'bunas (malawi, tanganyika - tropheus), tenho um aquário com mbunas (o principal) e 3 aquários (penicos) com tanganyikas (conchícolas). O malawi tem um volume mais do dobro dos três do tanganyika. As coisas não podem ser vistas pela quantidade de penicos mas pela qualidade (tamanho) dos mesmos :lol::lol: .

Hoje tava a ver que nunca mais me calava... :lol: deve ser por ser sexta feira :(

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/