Recommended Posts

Publicado

boas,

agradecia que me dessem uma ajuda, num espaço de uma semana

morreram-me os peixes todos, penso que foi o nivel elevado de amoniaco

sem razão aparente...

a verdade é que mudei a água toda e mesmo assim fiz os testes e continuo com o amoniaco elevado...

o que devo fazer para baixar o nivel... há algum produto eficiente...

ajudem-me, pois já fiquei bastante desiludido e desanimado com a morte dos peixes, é que para quem está nisto a pouco tempo como eu é bastante desanimador...

obg

peço desculpa se já existia algum topico sobre isto, mas o "desespero" levou-me a criar um...

Publicado:

Olá Tomás,

Lamento o desastre...para teres amoniaco no aquário deves ter água alcalina, certo?! E para teres niveis de amoniaco elevado ou tens sobrepopulação, ou tens poucas bactérias n filtro (a redução de bacterias no filtro pode ser causada por falta de oxigenação e/ou CO2 a mais)

Algo que podes tentar é sinfonar o areão para limpara todas as matérias organicas em decomposição, ligar a bomba de ar noite e dia.

Se não resultar compra um produto para ajudar a proliferação de bactérias do filtro (bioBacter ou Tetra Bactozym).

Terás que esperar um pouco 4-5 dias para ter resultados realmente visiveis.

Em último caso terás que lavar bem o areão e ciclar o aqua novamente...boa sorte...e vai dizendo os desenvolvimentos!

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Publicado:

Isso realmente sem os testes a darem positivo no amoníaco é complicado!

Agora ficaste sem peixes nenhuns? Se sim, vai ser mais fácil o recomeço, pois podes voltar ao ciclo inicial e corrigir algo que possas não ter feito correctamente!

O que pensas que terá levantado o nível de amoníaco?

Ninguém Pára o Benfica!! Campeões Allez!!

Publicado:

Boa noite.

As coisas dificeis normalmente tornam-se mais saborosas quando as tornamos em vitorias.

Normalmente isso acontece quando se introduzem peixes sem o aquario estar "ciclado".

Ora "ciclado" significa que demos tempo a que se formassem nos filtros, e não só, de colonias de bacterias que transformam a amonia (pouco toxica) em nitritos (muito toxico) e estes em nitratos(pouco toxicos).

Outro problema é que a amonia submetida a um Ph>6,5 transforma-se em amoniaco, letal.

O que se deve fazer em aquarios novos, sem recurso a coisas muito complexas é:

- Enche-se o aquario e faz-se a decoração.

- Poe-se a maquinaria toda a funcionar.

- Ver os parametros da agua e fazer as correcções necessarias.

- 3/4 dias depois podemos começar a povoar com plantas se for o caso

- Ao fim de uns 15 dias adicionar alguns peixes resistentes, poucos e

pequenos não dando comida para não estragar a agua.

- Se os niveis de amonia e nitritos for alto, fazer alguma trocas

parciais de agua.

- Aos 30 dias caso as toxinas não forem muito altas começa-se

DEVAGAR a introduzir peixes poucos por semana.

Espero que genericamente fiques elucidado.

Um abraço.

JPM

-

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Deves seguir os conselhos do Joao Machado. Tens que ter o aquário "ciclado" antes de meter lá os peixes.

Existe uma matéria filtrante que se chama "Amonia Remover". Ajuda-te a remover a amónia mas não faz milagres e não é isso que te vai ciclar o aquário.

Boa sorte

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Publicado:

Os testes tipicamente medem a amonia e amoniaco, como sendo a mesma coisa, mas o amoniaco é menos toxico que a amonia. Tipicamente quanto mais alto o pH mais existe em amonia em relação ao amoniaco (dai que nos ciclideos africanos e peixes de agua alcalina é desaconselhada a aclimatação á agua do aquario colocando um pouco de agua no saco, mas isso é outro tema ).

Para teres elevados niveis de amonia no aquario tens dois cenarios possiveis:

1- falta de bacterias nitrificantes

a) por o aquario ainda nao estar ciclado

b) por ter acontecido alguma coisa que tenha morto as bacterias, uso de um antibiotico, agua oxigenada ou outros productos de acção bactericida, limpar os filtros com agua com cloro, etc...

2- qualquer coisa a decompor-se rapidamente no aquario, o que é uma possibilidade ja que dizes que mudaste a agua toda e mesmo assim ainda tens amonia.

ou então...

3- Podes estar a confundir com nitratos e ai é normal que ao longo do tempo se acumulem os nitratos, e a agua da rede e de furos em alguns sitios ja vem com alguns nitratos.

ja agora em relação ao povoamento do aquario:

- 3/4 dias depois podemos começar a povoar com plantas se for o caso

as plantas podem ser plantadas logo de inicio e até é recomendavel que assim seja...para elas a amonia so se torna perigosa em altas concentrações, porque de resto é a melhor forma de elas assimilarem azoto.

Em aquarios densamente plantados logo de inicio até se pode sem problemas colocar peixes logo no primeiro dia (desde que a temperatura ja esteja correcta)

logo desde o primeiro dia deve ser adicionada matéria organica á agua...as bacterias teem de se alimentar de alguma coisa, assim um pouco de comida deve ser acrescentada.

Se o aquario era novo, o ciclo ainda nao devia estar completo....se nao tens de procurar a causa da amonia...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá.

Outro problema é que a amonia submetida a um Ph>6,5 transforma-se em amoniaco, letal.

Isso não é assim... A única coisa que podes afirmar é que quanto menor o pH, menor a quantidade de Amoníaco (NH3) e maior a de Amónia (NH4+), sendo esta última muito menos tóxica que o Amoníaco.

O pKa do par NH4+/NH3 é igual a 10. O que quer dizer que a pH=10, as concentrações de NH3 e NH4+ são idênticas. E como não há aquários com pH=10 (que eu saiba), a concentração de NH3 é sempre menor à de NH4+

Obviamente, que quanto maior o pH, para a mesma concentração de (NH3 + NH4+) maior vai ser a razão [NH3]/[NH4+]

Ajuda-te a remover a amónia mas não faz milagres e não é isso que te vai ciclar o aquário.

Exactamente, e pior do que não ciclar o aquário, contraria a ciclagem. Pois quanto menos amónia existir livre na água, mais difícil é para as bactérias se multiplicarem.

Os testes tipicamente medem a amonia e amoniaco, como sendo a mesma coisa, mas o amoniaco é menos toxico que a amonia.

Hum... eu sei que em inglês NH3 se escreve Ammonia, e NH4+ se escreve Ammonium, mas em Português, NH3 é Amoníaco e NH4+ é Amónia... Eu sei que é um bocado estranho, mas pronto. Acho que mais vale falar em fórmulas químicas para evitar estes enganos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

boas,

antes demais quero agradecer a vossa ajuda e pedir desculpas por só agora estar a responder, mas não tive tempo antes para o fazer.

agora um pouco com mais calma vou tentar expor melhor o que aconteceu.

a fauna antes de tudo acontecer:

- 2 coridoras, 2 botias palhaço, 8 cardinalis, 1 ramirezi, 1 betta, 1 guppy, 2 colisas (1 cobalto e um outro todo laranja que não sei a especie certa)

1º foi o colisa cobalto que ficou doente, com feridas nos corpo e boca, fazia o tratamento de +/- hora e meia por dia com fungistop da tetra

depois de um dia para o outro apareceu-me o colisa laranja morto no canto do aquario, estava um pouco gordo (a bastante tempo)

no dia seguinte o ramirezi quase não se mexia e respirava com dificuldade e ao fim do dia apareceu-me morto.

o colisa cobalto acabou por não aguentar e acabou por morrer, não sei se da doença que tinha ou da mesma causa dos outros...

depois foi o betta, cheguei a casa estava de "pé" no meio do aquario e depois fazia uns "sprints" até a tona e vinha para baixo, não aguentou mais que meia hora.

depois foi o guppi a aparecer estava morto no fundo do aquario...

e para acabar foram os cardinalis com uma mancha branca no corpo foram morrendo, tenho ainda 1 mas não acredito que seja por meuito tempo.

pelo acima descrito resolvi trocar a agua toda do aquario, lavar o areão, filtro e tudo que tinha lá, as pedras, etc...

depois disso fiz os testes e tinha um nivel elevado de amoniaco..., tirei as pedras para fora, e já está a 3 dias só com as plantas, os 2 botias e coridoras e 1 cardinal para ver se a causa do nivel elevado de amoniaco era das pedras, mas no entanto desconfio que seja do feto de java que está a começar a ficar com as folhas bastantes fracas...

depois desta mudança, comprei um produto da rena para acelerar o cliclo qualquer coisa zym..., prevenção com o melafix da rena, para o ph um produto tambem da rena para ph 7.0

agora na segunda feira vou fazer novos testes para ver o resultado, e até lá nada de peixes para não ter mais nenhum desgosto...

obrigado a todos pela ajuda...

já agora que produto para a proliferação de bactérias...

Publicado:

Olá

Bem vindo.

Tens de ter paciência.

Nada mais.

Se não gastas rios de dinheiro em remédios, pózinhos mágicos, aceleradores de bactérias, e m*s do género.

Vai com calma.

Cicla o aqua.

Compra um ou dois peixes.

Faz TPA’s regularmente.

Não é preciso lavares o areão e as pedras, isso só é feito quando se monta o aqua.

Se estás no início deste hobbie não podes desesperar.

Deixa a natureza seguir o seu rumo.

Só tens de manter o equilíbrio.

Se a amónia é detectada nos testes que efectuas então já à muito tempo que os animais estão a sofrer. Tem cuidado coma alimentação e com o excesso de fauna.

Compra peixes em lugares que te mereçam a tua confiança, pois muitos deles podem já trazer doenças que só após 8 ou 15 dias de os comprares é que se revelam.

Seria bom pensares num aqua de quarentena, pouparias em medicamentos, no dinheiro e não corres o risco de desequilibrar o aqua já estabelecido.

Lembra-te que existem plantas que necessitam de boas quantidades de iluminação, vê se as que estás a comprar se adequam à iluminação do teu aqua.

Boa sorte.

Publicado:

Olá,

paro os peixes que tinhas deverias ter a água ácida...e tu +elos vistos tinhas alcalina...o amoniaco só se forma em água alcalina...tem cuidado com o PH da tua água.

www.algareef.com

Publicado:

boas,

acredito que sim...

mas agora como tenho o tal produto que acerta o ph a 7 (espero eu)

as coisas devem melhorar...

já agora será de optar por um ph 6.5 ???

Publicado:

Um Ph de 6.5 a 7 é o ideal para os peixes que tinhas...se for ligeiramente ácido (6.:cry: melhor!

www.algareef.com

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!