Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho usado no meu aquário de 320 litros, dois projectores de hqi (150w cada), ligados cerca de 10 horas diárias. As lâmpadas são de 10 000k.

As plantas não têm tido o desenvolvimento que esperava delas e algumas têm ficado mesmo com algumas partes das folhas esbranquiçadas e outras castanhas.

Fertilizo com TMG cerca de 2ml diários e faço TPA's de 30/40% semanais.

Para além deste fraco desenvolvimento, também acontece formar-se uma enorme quantidade de algas nos vidros logo ao fim de uma semana, que ao raspar, parece sair com uma cor meio alaranjada.

A dúvida que tenho é em relação à quantidade de luz... estava a pensar mudar os dois projectores de 150w para dois de 70w pois acho que tenho luz a mais.

Quanto aos kelvins.. será também algo determinante para o melhor ou pior desenvolvimento das plantas? é melhor os 10000k ou 5000k?

Ajuda é bem vinda :oops:

Um abraço,

David

Publicado:

Quantidade de plantas, tipo de plantas, injecção de CO2, tipo de substrato, fauna, são tudo dados relevantes para te podermos responder.

Já agora o TMG é apenas fertilizante de micros, talvez o teu problema esteja na falta de macros e outros em excesso. Mas para responder é preciso saber mais umas coisinhas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

A área plantada é cerca de metade do aquário, o objectivo seria elas cobrirem tudo ao desenvolver-se.

As plantas são:

- Limnophila sessiliflora

- Hemianthus micranthemoides

- Cyperus helferi

- Rotala rotundifolia

- Rotala rotundifolia green

- Nesseae crassicaulis

- Higrophila polysperma

- Heteranthera zoosterifolia

- Eleocharis acicularis

- alguns fetos de java

Faço injecção de CO2 caseiro.

O substrato é sera floredepot e areão preto grão médio por cima.

Quanto à fauna tenho 3 escalares, 1 tubarão bala, 1 tubarão martelo, 4 saes, 4 ottos, 1 barbo zebra, 1 corydora.

A filtragem é um eheim prfessionel II 950l/h e uma cabeça motorizada com filtro de esponja.

Just_me, seria então necessário fornecer outros nutrientes, como potássio?!

E o eventual excesso de algum outro nutriente (qual?) poderá ser devido a quê? Às plantas não consumirem todo o fertilizante que lhes dou?

Obrigado.

Um abraço,

David

Publicado:

Tenho usado no meu aquário de 320 litros, dois projectores de hqi (150w cada), ligados cerca de 10 horas diárias. As lâmpadas são de 10 000k.

Aconselho lâmpadas entre 4000 e 8000K

Para além deste fraco desenvolvimento, também acontece formar-se uma enorme quantidade de algas nos vidros logo ao fim de uma semana, que ao raspar, parece sair com uma cor meio alaranjada.

Quantas mais plantas tiveres menos algas terás

A dúvida que tenho é em relação à quantidade de luz... estava a pensar mudar os dois projectores de 150w para dois de 70w pois acho que tenho luz a mais.

Para um planta exigente 140W não ia ser o suficiente

Como o Just já disse poderá eventualmente ser falta de MacroNutrientes (N-P-K) Nitratos-Fosfatos-Potássio

Mede o nivel de Nitratos e o de Fosfatos e coloca aqui para melhor entender-mos a causa do problema.

Publicado:

Pareces ter ai plantas suficientes pelo menos em tipo de plantas para te limparem eficazmente a coluna de agua, especialmente porque para essa litragem toda nem tens uma aquario super populado (a nao ser que nao sejam peixinhos e sejam peixoes), e as vezes esse é o problema, se nao dás muita comida e so fertilizas com micro...as plantas teem de ir buscar macros a algum lado quando estes faltam e a comida nao os traz nas proporçoes certas para as plantas...assim uns acuulam-se porque nao há dos outros...

um NPK a partir de certa altura torna-se importante.

aqui fica uma tabela para consultares, e nao penses que tens tudo e mais alguma coisa a acontecer ás plantas:

http://www.aquabotanic.com/diagnose.htm

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Obrigado!

A tabela é sempre útil!

Julgo que vou experimentar começar a compensar com macros a ver se noto alguma diferença.

Quanto à iluminação, pretendo alterar para dois projectores de 70w.. talvez experimentalmente.. a ver como se dão.

Seria metade do consumo de energia!

Abraço,

David

Publicado:

Estou quase decidido a mudar a iluminação que uso.

Estou na dúvida se mude para dois hqi's de 70 w cada (5500 k) ou opte pelas tradicionais lâmpadas fluorescentes tubulares (neste caso seriam para aí umas 4 de 150cm com 58w cada?!... daylight?... floraglo?)

Hqi ou fluorescente? Qual consome menos energia?

Alguma sugestão?

Agradeço desde já.

Abraço,

David