Recommended Posts

Publicado

Boas tardes, pessoal dos peixes!

Será que podem dar-me uma mãozinha?

Tenho um aquário de 60 litros de água fria, mas decidi montar o antigo que ainda tinha guardado cá em casa. A ideia é fazer do segundo um aquário de água quente... Não sei o que fazer com ele, mas queria montá-lo com o equipamento que tenho, sem gastar mais dinheiro!

O material de que disponho é o seguinte:

Aquário de 50 cm (leva uns 25 litros de água com o areão lá dentro)

Filtro interior Aquapor (para aquas de 25 a 100 litros)

Termostato Tetratec 50w (para aquas de 25 a 60 litros)

Uma única lâmpada de 15w (daquelas compridas tipo cozinha)

Que posso eu fazer com isto tudo? Sabendo que quero plantas que sobrevivam com esta pouca iluminação, peixes de água quente de pequenas dimensões...

Obrigada pelas vossas respostas! cheers

(Tenho uma foto do aquário com água, filtro e iluminação, mas não sei colocar a imagem aqui no post. Ajudava para melhor me auxiliarem na organização do espaço.)

Publicado:

Boas,

Com esse filtro dificilmente vais conseguir uma boa qualidade da água, mas podes tentar colocar peixes mais resistentes como por exemplo os danios zebra, e depois também vais vendo como a água vai ficando ao longo do tempo.

Com esse luz consegues ter plantas como as anubias ou os fetos de java e pouco mais.

Nesse volume de água deves escolher sempre peixes que não cresçam mais que os 5cm.

Dependendo do ph deverás escolher espécies compatíveis.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:
Boas,

Com esse filtro dificilmente vais conseguir uma boa qualidade da água,

Oi, se é que me posso juntar... é que eu ando a comparar filtros, e até agora, um da Aquapor (provavelmente o mesmo que DeepBlueSea tem) era o que me era mais acessível e para um aquário de 54L até razoável... Os filtros da Aquapor não são bons? Porque é que achas que a qualidade da água não vai ficar muito boa? As plantas em princípio não ajudam também um a filtar? :?:

Publicado:

para as plantas filtrarem = absorverem nutrientes, teem de existir as restantes condições para a fotossintese e assim com pouca luz, pouco CO2 e com plantas de crescimento lento, a absorção de nutrientes é reduzida.

Elas filtram....só que é andares com um espanador a limpar um armazem. :?:

não obstante podes realmente colocar plantas que se deiam bem com pouca iluminação...e nao sao assim tão poucas...por exemplo...é mais facil manter um tapete de riccia sem CO2 e com pouca luz do que com muita luz e CO2... há algumas plantas que nunca vais conseguir ter nessas condições e outras que vão crescer mesmo nao mostrando todo o seu esplendor...mas que é possivel, é!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Sobrevivem desde que cries os parametros necessários para eles temperatura entre 20Cº/25Cº e ph 6.0/7.0. Tendo isto em principio não tens problemas.

Pic_6212_10.jpg
Publicado:

Terás Neons com certeza sem problemas.

Adquiri um 100x40x50 á 2 semanas mas ate lá tinha um aqua com as mesmas especificaçoes do teu, era um kit da aquapor

Conseguia ter Neons, Danio Zebra, Escalares, Corydoras, Espadas, Guppys (Basicamente peixes "normais" de agua tropical)... inclusivamente tive criações de Espadas e Guppys

Com essa iluminaçao consegui ter a nivel de plantas:

Rotala verde, CABOMBA CAROLINIANA e feto de java sem problemas

O filtro interno aguenta bem, obvio que n é o ideal, e a cima de tudo vais ter de o limpar 1 vez por semana.

Mete um substracto no solo, e faz pesquisar por "co2" e com certeza iras conseguir um aqua tropical razoavel.

Nota: a tua lampadas deve ser de 15w mas de espectro normal, na ordem dos 10000K, troca por uma lampada Power-Glo, custa cerca de 10 ou 12€ e vais notar uma grande diferença

Peço desculpa a todos os que responderam, e que não sao da minha opiniao, mas eu basiei-me em factos reais e pessoais, com informaçao recolhida ao longo de 3 anos com o meu kit de trazer por casa. Eu na altura nem sabia o que era co2 ou fazer testes ao ph

cmpts,
Pedro Palmeiro

Publicado:

Obrigada a todos os que responderam. Quantas mais opiniões, melhor! Sou completamente amadora em aquariofilia, ainda que já tenha os meus peixes de água fria há uns anitos... E o Pedro Palmeiro esclareceu outra dúvida minha, que era saber se podia juntar néons e zebras no mesmo aqua. :oops: Para além disso, sugeriu mais plantas, sobre as quais nada sei. :)

Publicado:

Já comecei, mas ainda está muito no início. Por agora só tem uns troncos, plantas e água (amarela por causa dos troncos). Peixes, só daqui por uns tempos. A linha branca é para sair, obviamente, e vou ainda plantar uns tufos de eleocharis e vesicularia dubyana.

Pic_6372_1.jpg

Não querem fazer críticas e dar sugestões? yikes

Publicado:
Não querem fazer críticas e dar sugestões?

Não tenho muito sentido estético... mas vou tentar... como tudo na vida, vale o que vale.

O "chão" parece-me um pouco despido, talvez alguns seixos pequenos (poucos) no chão ficassem bem, ou uma pedra de xisto rasa colocada na horzontal.

Fica bem.

Bruno Nogueira

Publicado:

1º a filtragem é insuficiente para esse aquário; o filtro devia estar colocado num dos topos laterais, para a corrente se fazer a todo o comprimento do aquário, assim a parte direita do aquário estará estagnada.

2º a iluminação só dará para teres fetos de java e anúbias, não dará para teres plantas que necessitem de luz média a elevada;

2º falta aí uma cartolina preta ou azul para o fundo do aquário?

3º não gosto do areão, a da praia ficaria muito melhor;

4º relativamente aos fetos de java estariam melhor presos a um tronco do que enterrados na areia.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Mais tarde tenciono adquirir um aquário de 100 litros, por isso queria por agora usar o material que tenho e não fazer mais gastos. No entanto, que filtro seria adequado a este pequeno aquário? (Não gosto muito de filtros internos.)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!