Recommended Posts

Publicado

Boas,

Resolvi seguir o exemplo de alguns membros e estou a mudar o meu refugio da sump, para o lado do aquário.

Tive que construir uma parteleira para assentar o refugio, mas tenho medo que não aguente com o peso, alguem me sabe dizer quanto é que pesa um aquário cheio que tem 50cm25cm25cm?

E já agora que altura de subestrato é que me aconselham a por no refugio?

Agradeco desde já a vossa ajuda.

Obrigado.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Publicado:

Olá,

Como o aquário terá cerca de 30 litros e te aconselho a colocares uma camada de aragamax de cerca de 10 cm (pelo menos), diria que no total ficarás com uns 40 kg.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado Diogo pela ajuda,

Quanto ao peso estou bem, pois os suportes que comprei o fabricante diz aguentarem com 40kg.

Quanto a argamax eu no aqua já tenho argamax, e tenho umas sobres de areão de coral cá por casa, achas que há problema de o usar? Ou é melhor ser mesmo a argamax?

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Publicado:

Olá Vasco,

O areão de coral serve apenas a estética e nada mais - o objectivo de teres a aragamax é fazeres uma DSB e consequentemente aumentares a desnitrificação do teu sistema.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Bom dia Vasco

Também tenho um aquário de 30L e estava também a pensar em criar um refúgio superior.

É possível colocar fotos da disposição do refúgio, da prateleira e como é que a água vai passar do refúgio para o aqua?

Eu estava a pensar colocar 1 saída do SCWD no refúgio e a outra no aqua, mas não sei como hei-de fazer a passagem de água do refúgio para o aqua. Com um furo ou uma caixa de overflow?

E a calha de iluminação, como vai ser?

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Olá Pedro,

Colocar uma saída do SQWD para o refúgio parece-me excessivo e vai criar correntes alternadas e fortes dentro deste que em nada benefíciam a sua existência!

No meu caso uso uma bomba de 1000 litros/hora que controlo com uma torneira à entrada do refúgio. A entrada de água é feita por um dispersor com diversos furos e a água é enviada junto à superfície.

A saída é feita através de um furo no vidro e da colocação de um crivo - penos ser a melhor solução para evitar entupimentos que acontecem muito devido à quantidade de algas que o refúgio deverá ter.

A iluminação é feita por uma calha de PC´s com 2x36W.

Aqui ficam umas fotos ilustrativas...

Pic_5908_5.jpg

Pic_5908_9.jpg

Abraço,

Diogo