tuga Publicado Setembro 24, 2005 Publicado Setembro 24, 2005 Boas Preciso da vossa ajuda não faz mal colocar co2 feito em casa , com o oxigenio para os peixes? co2 sempre ligado ? Aguardo uma resposta Obrigado Abraços Tuga
palmeiro Publicado: Setembro 24, 2005 Publicado: Setembro 24, 2005 Vamos ver... Combinares os 2 n faz mal, n dá nenhuma reacção explosiva... lol Agora a necessidade do oxigenio no aquario é relativa 1-Tens o teu filtro á tona de agua a agitar a mesma???O teu filtro liberta oxigenio junto com o caudal de agua?? 2-Tens mts plantas? 1-Eu tenho uma aqua de 100x40x50 ... n tenho oxigenio ligado pk o proprio filtro liberta-me a agua em cascata, fazendo assim uma oxigenação da mesma. 2- As plantas abosorvem o CO2, consomem o C e libertam o O2 (oxigenio) ... por isso se tiveres uma boa quantidade de plantas, elas iram produzir oxigenio suficiente para os peixes. Este é o meu contributo de maçarico, contudo se algo n tiver bem ou suficiente bem explicado, mais alguem ira ilucidar-te ( e corrigir-me ou complementar-me ) cmpts, Pedro Palmeiro
palmeiro Publicado: Setembro 24, 2005 Publicado: Setembro 24, 2005 Quanto ao CO2 sempre ligado... hum... Eu neste momento tenho o meu a funcionar 24h/dia... é um sistema DIY e é complicado estar todos os dias a regula-lo Segundo li aqui, á muita gente que so mete co2 durante as mesmas horas que tem a iluminação ligada... ou seja para dar co2 ás plantas durante o periodo de fotossintese. Este periodo dependedo da iluminação, acho que ronda entre as 10 e 12h por dia cmpts, Pedro Palmeiro
tuga Publicado: Setembro 24, 2005 Autor Publicado: Setembro 24, 2005 1-Tens o teu filtro á tona de agua a agitar a mesma Não o meu filtro e externo e a ( mangeira fica a meio do aqua ) O teu filtro liberta oxigenio junto com o caudal de agua?? Não so faz mesmo de filtragem Obrigado pela vossa ajuda Abraços Tuga
palmeiro Publicado: Setembro 24, 2005 Publicado: Setembro 24, 2005 Ok.. perfeito... o meu tambem é externo... esse tubo que liberta a agua é preso ao aquario por ventosas... basta subires esse tubo para a tona de agua... mete a 0,5 ... ou 1 cm do cimo da agua... de modo á agua ser projectada acima do nivel da agua... Ciclo da agua: Aquario->Filtro-> tubagem de saida-> Cai em catarata, tendo contacto com o ar-> volta ao aqua Na parte de contacto com o ar existe uma maior oxigenação... os proprios jactos de agua ao entrarem em contacto com o aqua libertam pekenas bolhas de ar que tu vais observar a vir ao decimo cmpts, Pedro Palmeiro
tuga Publicado: Setembro 24, 2005 Autor Publicado: Setembro 24, 2005 Boas Puxando a tubagem para cima ja fico com oxigenio e posso retirar a bomba. o co2 quanto tempo a trabalhar? Quantas tempo de diferença entre as bolhas do co2 , para uma oxigenaçao para as plantas ? Ainda nao sao muitas , mas estou a pensar fazer um tapate de riccia Obrigado pelas respostas Abraços Tuga
FBIpt Publicado: Setembro 25, 2005 Publicado: Setembro 25, 2005 Se quiseres tirar a bomba de O2 tira se não para prevenir algum mal inicial, podes comprar um timer e programas para 1h depois de a luz apagar até uma hora antes de a luz acender! O CO2 podes deixar 24h mas ao principio tens de o por a alguns(poucos) centimetros da superficie e vais medindo os parametros da água, principalmente o ph para ver se não está a descer muito, tens de reparar se os peixes não andam todos á tona com respiração anormal, se tudo estiver bem vais descendo o tubo do CO2. Não sei se sabes (se souberes não ligues) quanto mais a baixo o tubo estiver maior o CO2 dissolvido na agua e melhor para as plantas.Deves conseguir uma bolha por segundo! Para riccia é preciso uma iluminação muito boa(1w/l) aliada ao CO2 Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
Recommended Posts