Rui Ferreira de Almeida Publicado Dezembro 30, 2003 Publicado Dezembro 30, 2003 O metronidazol é um medicamento que actua sobre os protozoários neste caso sobre o hexamita ou spironucleus ( parasita intestinal dos ciclídeos ) e sobre bactérias anaerobias (o que não é o caso da Nitrosomonas e do Nitrobacter que são aerobias e degradam a amonia e oas nitritos ,e é por isso que o metronidazol não afecta o filtro biologico. Deve-se aumentar a temperatura para 32 º não porque o metronidazol seja para humanos , ( também se utiliza com excelentes resultados em repteis, animais de sangue frio ) mas porque o aumento de T provoca um aumento da imunidade e do metabolismo nos Discus e ajuda no tratamento. A dose deve ser repetida diariamente porque a concentração na água do medicamento diminui gradualmente e tem que ser reposta com nova dose para manter uma dose terapeutica disponivel constante.No entanto não há estudos para confirmar a duração de cada admnistração até porque dependerá se o aquario tem ou não areão ou filtro de fundo.É no entanto aceite que a repetição da dose deva ser com um intervalo de 24 horas,idealmente com uma mudança parcial de água previa. A forma mais eficaz de admnistrar metronidazol é na comida ( 1 gr/ 100gr ), mas obriga que os peixes estejam a comer. Por isso é importante usá-lo quando aparecem os primeiros sintomas ou com prevenção sempre que se introduzem novos peixes .Na água o medicamento actua por absorção através da pele e branquias ,visto os peixes de água doce não beberem água .É portanto mais dificil atingir concentrações eficazes no intestino. É sempre o stress que provoca a multiplicação descontrolada de hexamita .Este stress é provocado por sobrepopulação , companheiros inadequados , má qualidade da água e temperaturas baixas . Rui Ferreira de Almeida
Regal Publicado: Dezembro 30, 2003 Publicado: Dezembro 30, 2003 Onde é que eu posso adquirir o Flagyl? É este o nome do medicamento? Eu tenho um Óscar e penso que será util ter o Flagyl à mão, não?
Visitante Publicado: Dezembro 30, 2003 Publicado: Dezembro 30, 2003 Ois! Flagyl, como medicamento também para humanos pode ser adquirido numa farmácia.
Recommended Posts