Recommended Posts

Publicado

Olá!

Estou a montar um aquário novo de 150 cm, mas estou com dúvidas em relação ao tipo de filtro e de iluminação.

A questão é a seguinte:

Este aquário leva à volta de 400l e gostaria de saber qual a a capacidade do filtro a comprar (litros/hora), estou a pensar comprar um externo da marca eihem 2260 porque disseram-me que o filtro deve filtrar no mínimo duas vezes a água do aquário por hora.

Em relação à iluminação estou sem saber se compre um reflector para uma ou duas lâmpadas e que tipo de lâmpadas comprar.

Já agora qual o tipo de alimento a dar às crias de danios zebra e quantas vezes ao dias deve ser dada?

Fico à espera dos vossos conselhos.

Abraços

Manuela

Publicado:

Bemvinda ao forum, Manuela.

Não sei quais as dimensões do aquário por isso vou considerar que são 1,50x0,40x0,50 e que o aquário está em cima de um móvel sem luz directa e que o filtro exterior vai ficar dentro do móvel.

Uma vez que vais ter Danio zebra consifero que necessitas de água com corrente forte e apesar de 2 vezes a capacidade de água ser suficiente recomento entre 4 a 5 vezes.

Deste modo em relação preço/qualidade escolhia o EHEIM 2217.

Quando a luz, com teive um de 1,40x0,40x0,50 recomendo 2 lampads de 1,30m (38 watt´s).

Quando fazo reproduzam de danio zebra não quero ficar com 500 ou 100 alevins. Chega que sobrevivam 100 ou 200 por isso só dou artemia salina recem-nascida e quando aos alimentos mais pequnos que eles necessitam que comam o que o aquário cria. Mas se queres podes dar culturas de infusios.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Viva,

Se pretende um aquario plantado o melhor é HQI.

Talvez uns 300W.

Publicado:

Filtro- o 2217 da eheim daria conta do recado. se tiveres uns trocos a mais opta por um seco humido.

Luz- Hqi sem duvida seria uma melhor opção pra um plantado, mas dependendo da altura optaria por 3 x 70W ou 3 x 150W. Uma lampada adicional fluorescente a acebder uma hora antes e apagar uma depois ficaria muito bem.

Cumprimentos,

Hugo Ferreira

Publicado:

Olá!

Obrigado a todos pelas vossas sugestões.

Só mais umas perguntinhas, onde consigo encontrar esse tipo de iluminação e no caso do filtro estive a ver informação acerca desse filtro e pelas minhas contas o aquário deve levar à volta de 400l e o filtro só filtra 1000l por hora acham que é o suficiente para o aquário.

Bom ano a todos.

Manuela

Publicado:

Manuela disse:

o filtro deve filtrar no mínimo duas vezes a água do aquário por hora.

Foste tu que deu a relação de potência para o filtro. E o 2217 tem de potência teórica 100 litros e real de 790 l/h.

É claro que existem filtro e bombas mais potentes e podes mesmo utilizar 2 filtros. Por exemplo dois filtros 2217.

Quanto a iluminação se referes as HQI é melhor ires a uma casa de iluminação e comprares projectores de HQI com vidro com protecção UV. e lampada também, para mais informações fala com dlopes ou Vitor Melo.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Bom o que eu quero dizer é se o filtro deve filtrar no mínimo duas vezes a água do aquário então este não chega ao mínimo exigido então não seria melhor comprar um com mais capacidade?

Por exemplo o Eihem 2260 filtra cerca de 1900 l/h.

Manuela

Publicado:

Olá,

Por exemplo:

Entre comprar 1 filtro de 1800l/h ou 2 de 900l/h eu optava por comprar antes 2. É claro que tudo depende do preço e bolso de cada pessoa.

Imagina que tens 1 filtro. Esse mesmo filtro avaria... e tens de estar 2 semanas à espera de peças, etc... O aquário fica sem filtragem... Tens de resolver isso com mudas de água.

Ter 2 filtros torna-se vantajoso porque podes dividir as cerâmicas pelos 2 e até aumentar ao número de cerâmica do que num só filtro ou, no caso de avariar 1, tens sempre outro que dá para desenrascar uns dias, percebes?

Os l/h de um filtro são dados pelo fabricante. Os fabricantes, por norma, dão essas medidas com os filtros vazios, ou seja, sem material filtrante.

A capacidade de filtragem de um Eheim 2260 1900l/h, depois de cheiro com esponja e cerâmica vai baixar. Pode, por exemplo, vir para os 1400l/h...

Eu, pessoalmente aconselhava-te a adquirir ou 2 filtros (900l/h) ou, se quiseres, um 2260 (1900l/h).

Se filtrar mais de 2xvolume_do_aqua não perdes nada. :)

Abraços e Boa Sorte,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!