Recommended Posts

Publicado

Alo a todos, :lol:

É a minha primeira vez aqui, pelo que passo a apresentar-me; chamo-me Paulo e vivo nos Açores, mais propriamente na ilha do Faial.

Sou novato nestas coisas de aquários, mas tenho lido bastante de Agosto para cá. Então aqui vai:

Tenho um aquario de 130 L apenas com fauna e flora açoriana. Sou mergulhador e tenho facilidade em apanhar as mais variadas especies. No entanto a água está sempre com um tom esverdeado que torna o aquario menos agradável à vista. Como tenho mt pouca experiência, gostaria de um conselho vosso sobre como resolver isto. Aqui vai o meu setup: :x

aquário montado ha dois meses

1 escumador Berlin Airlift 60

2 cabeças motorizadas Power Head Reef PH 500

1 filtro interno EHEIM para aquas até 160 L

1 filtro interno daqueles manhosos do hiper que já cá tinha

1 bomba de ar hi-top 3500 (tão manhosa como o filtro acima) :)

1 lampada fluorescente branca

Fundo com areão grosso e pedras já com algas verdes da minha costa. Tenho sorte porque vivo a 10 metros do mar numa zona excelente para recolha de material. As pedra com algas mudo quase semanalmente pois tambem servem de alimento a algumas especies que lá tenho.

O aquário não está a apanhar luz directa do sol e tem uma lâmpada fluorescente branca pequena que raramente é acesa à noite porque o quarto tem boa iluminação.

Tenho mudado 10% de água do mar todos os sabados para tentar manter a água mais limpa

Desde já obrigado pelas dicas a este novato,

Paulo

Publicado:

Ola...

Bemvindo ao forum !! :lol:

provavelmente esse verde deve-se a fenois largados pelas algas verdes das pedras que dizes ter... nao percebi uma coisa... trocas as pedras semanalmente ???

se o fazes nao o deves porque assim o aquario nunca tera um equilibrio.

Para resolveres a agua esverdeada, usa um pouco de carvao activado que ele acaba com isso. Para alem disso, podes fazer trocas parciais de agua um pouco maiores na ordem dos 20% semanais ate resolveres o problema...

certifica-te que a agua que apanhas e de boa qualidade e que nao tras restos de algas do mar que depois decompoem-se e estragam a qualidade geral da agua.

Por fim, acho que tens pouca circulacao no aquario. Se as bombas forem de 500 l/h que e o que parece, devias por mais 2.

Boa sorte, e qualquer coisa e so perguntares... se puderes da uma olhada em outros topicos que vais arranjar muita informacao... :)

Abraço...

Publicado:

Olá Marco,

Obrigado pela tua ajuda. Quando se começa as dúvidas são muitas e é óptimo termos pessoas dispostas a ajudar.

Realmente o que tenho feito é mudar grande parte das pedras semanalmente. Os peixes, ermitas, camarões e ouriço limpam-nas das algas durante a semana e pensei que isso fosse um bom complemento à alimentação que lhes dou. (miolo de camarão, flocos e de vez em quando aquela minhoca do mar pequena que eles adoram)

Se calhar devo mudar apenas uma pedra semanalmente com algas? Ou nem isso :lol:

Obrigado pelas dicas!! :)

Paulo

Publicado:

Oi...

nao deves mudar nenhuma... o papel das rochas no aquario de agua salgada e o de fazerem a nitrificacao e alguma desnitrificacao cntribuindo assim para a resolucao do ciclo do azoto (amonia-nitrito-nitrato-hidrogenio) o mesmo trabalho realizado pelos filtros pelo menos na parte de nitrificacao.

o pessoal costuma usar a chamada rocha viva para esse efeito, mas podes tentar recolher algumas e formar assim o teu aquario.

Tem e de ser o mais porosa possivel, ou seja, cheia de buracos internos de modo a que a superficie de contacto com a agua seja a maior possivel...

geralmente as pedras porosas sao muito leves e nao sao compactas. Tenta arranjar desse tipo e depois de as pores, nao mudes mais...

Quanto a alimentacao dos invertebrados, basta que lhes des a comida que tens dado. Em relacao as algas acabas por as ter naturalmente, agora de inicio devido ao desequilibrio inicial do aquario. Mais tarde, esses bichos vao ser bem uteis para nao teres mais algas no aquario. Se quiseres ter corais, entao comvem que nao tenhas algas nenhumas e eles vao contribuir para isso....

Abraço...

Publicado:

Bemvindo ao forum...

Quanto á agua esverdeada, pode ser realmente de compostos orgânicos, libertados pelas algas que tens no aquario......poderia ser tb um ataque de cianobacterias, na coluna de água devido á falta de circulação no teu aquario e excesso de matéria orgânica, para quem conhece alguns rios do continente, no verão ,esta agua verde é comum, ....se é possivel acontecer em agua salgada?.....provavelmente sim

Se nos desses o setup completo do aquario, posição dos filtros , etc., talvez desse para ter uma ideia melhor do problema

Concordo com o Marco, e acho que devias por mais circulação no teu aquario. não sei que especies de peixes e outros invertebrados tens , mas provavelmente serão comuns nos primeiros 20 metros de profundidade profundidade, ou seja sera um biotopo de litoral acostumado a movimentações de agua enormes, se puderes por qualquer coisa como 30 x o volume do teu aquario, seria ja muito bom. Mantive assim um pequeno aquario de 50 e poucos litros, com muito bons resultados.

Ja agora que peixes tens?

castanhetas, peixes rainha, vejas..........

cumps, Rui

Publicado:

É bem possível que não tenha movimento de água suficiente. Tenho duas cabeças motorizadas em cada lado do aquário a puxar água do fundo.. esta água é bombeada pro meio, pelo que os dois jatos de água encontram-se e dispersam-se. Além disso tenho o fluxo de água dos dois filtros referidos em cima.

Aproveitei o tempo livre desta tarde e já mudei as pedras.. encontrei as tais pedras porosas :) já lá estão !

Quanto aos peixes (foram quase todos apanhados de mergulho). Tenho:

(desculpem mas não sei os nomes científicos da bicharada)

- 3 sargos juvenis

- cardume de 9 anxovinhas pequeninas que estão à superficie do aqua

- 4 tainhas pequenas

- 1 peixe rei (rainha) semi adulto

- 2 bodiões pequenos um azul e um castanho

- 5 peixe rei pequenos (1,5 cm)

- cabozes.. tenho 4 de espécies diferentes

- 2 santolas (2 cm)

- 1 carangueijo pequeno amarelo

- 1 lavagante (1 cm)

- camarões da costa transparentes

- 2 camarões vermelhos dos buracos

- 2 estrelas do mar vermelhas pequenas

- 2 ouriços pequenos

- 2 anénomas pequenas

- 1 pequeno carangueio oceanico (daqueles encontrados nos achados)

- vários búzios e ermitas

Tá superpovoado, não é? :D pois... É dificil ver os peixes no mar e não os trazer, no entanto de vez em quando liberto alguns pro mar e/ou substituo por outros.. Apenas os mais raros vão ficando. O meu aquário quase que funciona como campo de férias :lol:

Não pretendo ter corais. Como mergulhador atrai-me ter apenas o que conheço dos mares dos açores que são riquíssimos.

Já agora.. em que situação devo colocar água doce? Se bem percebi serve para substituir a água evaporada, no entanto não noto que a água evapore em quantiadades visíveis. Uma % por trimestre?

Cumprimentos a todos,

Paulo

Publicado:

Sim realmente esta um pouco superpovoado.. :) ,

So conheço, um aquario com um cardume de anchovas como o teu,... o tanque central do Oceanário, :lol: ,, a unica diferente é que são bichos para 15/ 20 kilos cada.

Pelo teu setup, parece-me teres colocado as cabeças motorizadas correctamente, com os fluxos de agua direccionados um contra o outro,................se entretanto aumentares a circulação dentro do aquario, tenta por a superficie do aquario a fazer o efeito das ondas, o que te aumentará significativamente as trocas gasosas á superficie, e consequentemente um aumento do Potencial redox (qualidade da agua).

O peixe rainha de que falava. é esta espécie de Thalassoma

Thalassoma pavo

http://www.fishbase.org/Photos/ThumbnailsS...ary.cfm?ID=2500

Os peixes rei de que falas devem ser estas Coris julis

http://www.fishbase.org/Photos/ThumbnailsS...mmary.cfm?ID=58

cumps, Rui

Publicado:

Muito interresante....

esta um pouco superpovoado... cuidado com isso, ou entao abusa nas trocas de agua !!

Outra coisa, se estas a simular o mar dos acores cuidado com a temperatura em meses quentes... nao sei que temperaturas maximas costumas ter por ai, mas se sao altas comeca a pensar em aranjar maneira de a temperatura nao subir muito nesses meses !!

e quando puderes coloca ai umas fotos para o pessoal ver umas coisas diferentes, ja que aqui e quase tudo reef !! :lol:

Abraço...

Publicado:

Alô,

Pois é.. em breve vou reduzir o número de peixes.. além disso o ouriço vai voltar ao mar... revoluciona o aquário todo. A vantagem em tê-lo é que sempre vai arejando o areão, porque na maior parte das vezes movimenta-se submerso no areão do fundo.

Por falar em temperatura... aqui de verão as temperaturas em casa atingem os vinte e muitos graus e não convém que o aquario ultrapasse os 24, 25 que é q temperatura máxima da água aqui nos Açores. De que forma se pode manter a temperatura a um nível aceitável?

Em relação às fotos.. vou tirar e em breve coloco aqui no fórum para vc's verem alguma coisa diferente dos reef's :wink:

Boas entradas e melhores saídas,

Paulo

Publicado:

Utiliza ventuinhas de fontes de alimentação de Pc !! Consegues manter a temperatura a niveis aceitaveis com 2 ou 3 ventuinhas dessas !!

Existem tambem os chillers mas são bastante caros... sao aparelhos por onde a água passa e é arrefecida....

Abraço...

Publicado:

Aqui vão algumas fotos.. algumas ficaram melhores do que as outras, mas... é o que se pode arranjar :)

Ficaram muitos habitantes de fora, mas nao tenho luz decente para fotografar... depois tento de dia com outras fontes de luz

Cumprimentos a todos e obrigado pelas dicas,

Paulo

aquario1.jpg

aquario2.jpg

aquario3.jpg

aquario4.jpg

aquario5.jpg

Publicado:

Olá "Faial" :?

Curti imenso o teu aqua , sempre gostei muito da flora sub-aquática dos Açores e da Madeira .

Adorei a sabela que tens , é ENORME e muito bonita comprei 7 à 8 ou 9 meses e não tenho nenhuma viva.

A decoração do teu aqua também não fica atrás dos elogios acima escritos , eu poria uns 3 ou 4 kgs de rocha viva da Indonésia ex: , devido à sua coloração violeta , com a rocha vulcânica (presumo eu) que tens, devido à sua saturação de matéria orgânica , visto que já veio do fundo do mar , adaptaria a tal coloração violeta e dando uma coloração mais variada , além do mais as algas coralineas ajudam à filtragem natural e orgânica da àgua. :?:

Esta opinião vem daquele sujeito que é fanático pela coloração violeta no aqua...

Curti os teus cabozes :D :roll:

Dá uma vista no tópico " Fotos e Videos "

Cumprimentos e larguras...

Publicado:

Porque é que não tens, o aquario com a rocha vulcânica coralina (viva),que encontras quando mergulhas, ao invés de teres a rocha vulcânica, que encontras junto ao mar , refiro-me á que se encontra no centro do teu aquário.

Já agora so uma sugestão, penso que a areia aì é preta, tal como na Madeira, se assim fôr ficaria muito bonito se pusesses uma boa camada dela, e não areâo vulcânico, os teus peixes iam-te agradecer com certeza.

cumps, Rui

P.S. Belos peixes, .........esse verdinhos são os Thalassoma pavo de que te falava, ainda são é juvenis

Publicado:

Alô Pedro e Rui,

Em relação à Sabela, já a tenho ha um mês +- ... aqui fora da minha ha imensas, mas é preciso algum cuidado a apanhar porque estão firmes à rocha e se não se tem cuidado esmaga-se o bicho dentro do tubo.. Apanhei aquela para experimentar, mas penso colocar mais uma mem breve. É interessante como ela já se fixou completamente ao fundo do aquario.

Quanto à rocha viva poderia até ficar interessante, mas infelizmente não há aqui na ilha do Faial nada que possa ver e decidir. Para o próximo mês vou a lx e tenciono visitar aquela loja (******) onde comprei o escumador.

E sim.. a coloração violeta no aqua com as luzes adequadas deve ficar fantástico.

Em relação à areia, realmente a areia nas praias é preta, mas ha areia branca em vários locais. Este areão foi retirado exactamente do local onde apanhei a maior parte dos peixes portanto eles estão em casa. :oops:

Vou ver se tiro mais fotos de pormenor a outros habitantes do meu aquario açoriano. Além daqueles Thalassoma que aparecem na foto tenho um adulto lindíssimo que andava meio arredio da camera.

Não menos engraçado é o meu carangueijo oceanico encontrado num achado no mar alto que chegou ao meu aquario sem pinças e que passadas duas mudas de casco já voltou a ter as duas pinças. Nem sabia que isso era possível.

Em relação a filtros... vou comprar um bom filtro para finalmente substituir os que lá estão e tentar ver-me livre do tom esverdeado da água. Pergunta; o que é melhor um com cerâmicas ou com carvão activado? Podem sugerir-me algum?

Obrigado pelas dicas e pelos comentários. :wink:

Abraços,

Paulo

EDITADO PELA EQUIPA DE MODERAÇÃO - LEIAM AS REGRAS DO FÓRUM PF.

Publicado:

Olá Faial ...

Na minha opinião , eu optaria por uma sump , só tinhas a ganhar com isso.

Maior volume de àgua , menos trabalho nas mudanças de àgua , visto que trocarias a partir da sump e não do aqua , esteticamente tiravas aquele filtro interior da EHEIN que tens ao centro do aqua e poderias acrescentar uma grande quantidade de cerâmica na sump que te eliminaria grande parte dos nitratos.

Ainda dentro da sump , poderias criar uma àrea para inserção de macroalgas , e fixação de copopedes e outros bichinhos mais , que te ajudariam a estabilizar o teu biotipo.

No inicio deste topico , ainda ontem foram acrescentados vários sistemas de filtragem , com coluna sêca , overflow-pipes , sumps , etc , que te ajudará a decidir por uma maravilha destas que te porá o aqua nas melhores condições :shock:

Cumprimentos e larguras...

Publicado:
uma grande quantidade de cerâmica na sump que te eliminaria grande parte dos nitratos.  

nitritos... a ceramica nao tira nitratos...

em relacao as sabelas cuidado, pois sao filtradoras...

Abraço...