Recommended Posts

Publicado

Viva, gostava de saber a opinião do pessoal sobre as vantagens e desvantagens de colocar o refugio acima do nivel do aquario, e abaixo deste.

Não fales do tempo perdido, é perda de tempo....

Publicado:

boas

minha opiniao é que é a mesma coisa, vai dar ao mesmo tudo uma questao de gosto e espaço desponivel.

abraços

Publicado:

Marco Santos:

Aproveitei a tua dica noutro tópico s/a vidreira no Cacém, liguei, recebi fotos e preços, e fiquei muito satisfeito. Vou lá amanhã, mandar fazer um 90x50x50.

Agora gostaria de saber, pois faz-me muita confusão, como é que estando uma sump num nível inferior, a água proveniente do aqua não transborda.

Se puderes explica-me o principio de circulação de água numa sump.

Cumprimentos,

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:

Penso que a principal vantagem de uma sump estar acima do aquário, prende-se com o facto de a água e alguns habitantes do refúgio (copépodes, amphipods, e outra bicharada que serve de alimento rico aos peixes e corais) cairem por gravidade no aquário.

Se tivermos o refúgio abaixo do nível do aquário, já temos que enviar a água através de uma bomba de retorno, o que normalmente mata a maioria dos seres referidos anteriormente.

Quanto à dúvida do keeper.

A água cai por gravidade do aquário principal, através de um furo de uma coluna seca ou de um overflow e vai passando pelos diversos compartimentos/equipamentos até ser devolvida ao aquário por uma bomba de retorno.

Se faltar a luz, a água que cairá para a sump é a que for extraída do aquário principal, até entrar ar no tubo do retorno.

Confuso?

Vê este link - http://www.melevsreef.com/what_sump.html

A animação é impecável e explica tudo muito melhor.

Cumps

DC

Publicado:

Boa noite

Antes de mais não sou muito adepto de refúgios na SUMP.

Tenho sump, mas não tenho refúgio. Tenho lá algumas macroalgas, mas sem areão, e estão simplesmente por lá.

Mas o que tenho visto nestes 8 meses de vida do sistema, é que toda a porcaria existente no aquário, deposita-se no fundo da sump. É óptimo pois todas as semanas aspiro o fundo da sump por sistema de vácuo, e acredita que se falhar uma semana, muita porcaria sai de lá. Se existir um refúgio na sump, este acaba por ficar igualmente degradado, mesmo que se tenha lá uma equipa de limpeza... sugiro que penses num refúgio com DSB acima do nível do aquário. É uma solução.

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Acumulação de porcaria vai ocorrer abaixo ou acima desde que existam zonas de deposição.

Aliás abaixo deverá ocorrer mais porque a capatação no tanque principal normalmente faz-se à superfície (overflows, colunas secas, etc...) sendo que a superfície ainda assim é das zonas menos poluidas.

Quanto ao tema dos refúgios posso falar de experiência própria porque o meu tanque teve dois períodos de vida: um sem refúgio e o outro com refúgio.

O segundo período (que ainda decorre) assistiu a uma muito maior estabilidade do aquário que mesmo com um skimmer que praticamente não sacava nada apresentou sempre corais e peixes de excelente saúde.

Publicado:

Olá,

Como poderão calcular este é um tema que discuto à vontade e digo sem dúvida nenhuma que é muito melhor ter um refúgio acima do nível do aquário. E falo num refúgio e não numa sump, pois são coisas distintas e poderão claramente ser separadas.

Como sabem tenho um refúgio elevado e a microvida que lá se forma é incrivel! Não só consigo controlar o fluxo de água que entra e por conseguinte a que sai e com que pressão, como a bicharada chega toda viva ao aquário principal, sendo um alimento priveligiado para os peixes.

Mantenho no meu refúgio uma população de camarinhas que já fizeram duas posturas e os pequenos foram quase todos parar ao aquário principal - escusado será dizr que festim foi para os peixes...!!!

Aqui ficam umas fotos para os mais distraídos:

Pic_5511_5.jpg

Pic_5908_6.jpg

O refúgio ontem...

Pic_5908_9.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Boas

Um refugio sobre o tanque principal é a melhor ideia em termos de simplicidade. Não só permite cultivar macroalgas, como permite igualmente a criação de alimento vivo natural (normalmente convertido em paté pelas bombas de retorno) que passsa gentilmente para o tanque principal.

No entanto nem sempre é possivel colocar um refugio acima do tanque principal, sendo mais cómodo por baixo.

A única maneira de aliar a comodidade de uma sump com um refugio sobre-o-tanque é fazer o compartimento do refugio pressurizado.

Reforçando essa parte da estrutura da sump (uma vez que terá de aguentar toda a pressão da coluna de água até ao nivel superior) e acrescentando uma tampa fixa por parafusos, pode colocar-se a bomba de retorno antes e não depois do refugio

isto dá uma ideia melhor

http://www.flickr.com/photos/91241121@N00/40407190/

cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Bom dia:

Estou a absorver todas as v/informações.

Vou abusar e pedir que me elucidem do seguinte:

Overflows, colunas secas...em que consistem?

Para captar água do tanque principal serei sempre obrigado a furar o mesmo?

Qual a medida, de preferência para o diametro dos tubo de captação?.

Fico aguardar que me diagam algo, especialmente os mais entendidos, Diogo Lopes, Duarte Conceição, apisto, etc.

Cumps

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Publicado:
Fico aguardar que me digam algo, especialmente os mais entendidos, Diogo Lopes, Duarte Conceição, apisto, etc.

Cumps

Joaquim Ribeiro

Sinto-me honrado com a inclusão na lista mas não pertenço a ela :P

Acrescentando um ponto, é relativamente fácil fazer um sistema mecânico que ainda faça do refúgio (se colocado acima do aquário) uma "surge box" perdoem o estrangeirismo.

Não só será benéfico para o reef em termos de agitação mas também apanhará a bicharada mais distraída que assim vai parar ao aquário.

Quanto ao restante:

1 - overflow - quando o vidro não é furado usa-se um sistema em que a água desce para a sump/refúgio passa por cima do vidro lateral ou de fundo

2 - coluna seca - existe um furo no vidro e uma caixa normalmente a um canto envolvendo o furo, a água do aquário cai para dentro dessa caixa e é escoada pelo furo

Depois há múltiplas variações...

Resumidamente o overflow envolve mais riscos de inundação e o furo no vidro de quebra do aquário. Do ponto de vista de espaço a primeira solução é menos pesada no interior mais no exterior. Com a segunda normalmente acontece exactamente o contrário.

Eu prefiro uma solução de furo no vidro de base com saída directa sem curvas para a sump.

Publicado:

Olá,

Depois de ter feito uma limpeza ao meu refúgio reparei que as minhocas que tinham sido trazidas pelo Marco Madeira estão muito grandes. Consegui fotografar uma cena caricata!

Uma dessas minhocas disputava um pedaço de comida com um patas verdes... desculpem a qualidade das fotos mas se usasse o flash como é óbvio a minhoca deixaria tudo para o hermita:

Pic_5908_15.jpg

Pic_5908_16.jpg

assim o resultado foi um empate com cada um a comer uma parte.

Abraço,

Diogo