Recommended Posts

Publicado

oi malta,

na minha ignorância, quando à 2 anos montei o aqua, não meti adubo no areão fino e grosso que tenho (diga-se de passagem, já estou farto daquele areão, por mim mudava para areia ou para um fininho e escuro...) agora acontece que tenho apenas uma calha para 2 lâmpadas, 1 powerglo e 1 aquaglo, o aqua é de 60cm logo as lampadas são as que tem 15w de potencia. tenho Co2 no aquario, caseiro...

mas queria que as plantas crescessem com aquele vigor... enfim...

voces arriscavam a mudar o areão completamente? meter novo, mistura-lo com adubo, e meter dentro do aqua? tirando o outro? matam-se montes de bacterias certo? e os peixes também poderão sofrer com a "poeira" certo?

Publicado:

ola

se as plantas não crescem com vigor provavelmente tens pouca luz.deves ter um aquario prai de 50L não?tenta aumentar a potencia, o ideal era conseguires por mais 2 lampadas8).nos meus plantados não tenho substrato fertil e as plantas crescem sem problemas....podes usar um fertilizante liquido em lugar do substrato fertil.

Go ahead...make my day

Publicado:

Olá.

PAra um aquário desse tamanho, esses 30W que tens servem perfeitamente. Não é preciso mudares o areão para as tuas plantas crescerem bem. Se souberes aplicar o fertilizante líquido, as tuas plantas vão crescer com o mesmo vigor caso tivesses substracto fértil. Se tens as lâmpadas desde o início, convém trocares.

Certifica-te que tens o CO2 sempre a bombar e não terás problemas. Não vale a pena dares-te a tanto trabalho só para meteres substracto fértil, a não ser que essa não seja a única razão para a mudança. Pesquisa um pouco sobre nutrientes e fertilizantes que vais encontrar resposta ao teu problema.

Publicado:

brigado malta,

agora respondendo as vossas questoes:

o aqua é da HAGEN, tem 60x40x35, contem + - 75 litros REAIS de água (84 litros brutos), as plantas têm vigor, acho que não me expliquei bem, o problema é que as algas prevalecem sobre elas, depois é ve-las enfraquecer com algas em cima... mas depende de plantas para plantas claro!

as lâmpadas já as mudei sim, estas estão aqui desde janeiro.

fazteaomar, já agora, o que queres dizer com "SABER" aplicar fertilizante líquido? como fazes?

ah e já agora, a razão da mudança seria mesmo também estética, mas seilá, isto até nem tá muito mau agora que fiz uma remodelação! :roll:

Publicado:

Bem, com essas dimensões se calhar mais uma lâmpada não faria mal. No entanto senão tiveres plantas muito exigentes, essa iluminação chega bem.

Se tens algas é porque tens desiquilíbrio de nutrientes. Faz TPA´s mais frequentes; por exemplo 10L de 3 em 3 dias de modo a equilibrares os níveis de nutrientes. Quando deixares de ver algas nas folhas novas e se mantiver assim à medida que as plantas crescem é porque estás a recuperar o desenvolvimento das plantas. Entretanto, se conseguires ir removendo manualmente ou através de comedores de algas melhor ainda. O CO2 sempre a bombar o máximo possível. No entanto convém fazer a pergunta: tens poucas ou muitas plantas? Quantas mais plantas melhor, de preferência de crescimento rápido.

Em relação ao fertilizante, " se souberes aplicar" quer dizer aplicar o fertilizante certo na medida certa. E como isto da fertilização é do mais complexo quando se fala de manter plantas, aconselho-te a pesquisares sobre isso aqui no fórum ou no google. Como faço não se aplica ao teu caso, visto cada caso ser um caso. Bom era estudares tudo sobre fertilizantes e necessidades das plantas para aplicares o que melhor te convém.

Tens aqui um link que é muito útil.

http://www.thekrib.com/Plants/Fertilizer/

Podes usar a ferramenta " Pesquisar" também e meter a palavra-chave " fertilizantes". Vais ver que aparece muita coisa.

Publicado:

acho que o principal problema é mesmo a água ter quase 40cm de altura e o espectro de luz chegar lá abaixo já mais fraco...

as luzes são porreiras, a POWERGLO é forte, a aquaglo é boa para plantas, e 30w de luz não é mau (ok será dificil criar riccia com isto penso eu, mas a maioria das plantas tolera bem isto). mas aquelas calhas de luzes (não sei que luzes são, tou a falar das calhas que têm acrílico de lado para encaixar nas laterais do aqua) são muito caras e tenho medo que algum peixe cometa o suicídio...

Publicado:

Nao posso falar cientificamente como alguns users do forum, mas posso relatar apenas a minh experiencia.

Até á 2 semanas tinha um aqua de 60cm... tinha plantas que se desenvolviam lindamente, maior parte delas classificadas como precisando de bastante luz.

Eu no meu apenas tinha 15w... uma power-glo (nova), co2 injectado 14h por dia e a iluminação tambem ligada durante esse tempo.

O mais ridiculo de tudo é q como fertelizante apenas usava um liquido... PlantaMin, da tetra

Agora que montei um de 100cm ja ando a estudar o assunto com os users cientificos, e pelo que sei quanto á luz... ja vi plantados de 100cm ou 120 cm.... lindos e apenas com 50w... 60w...80w. POr isso axo q n deves ir logo como sendo a iluminação, sai muito caro a menos que encontres uma boa compra no forum

cmpts,
Pedro Palmeiro

Publicado:

Para n estares a voltar a tirar e por o areao para pores substractos, experimenta meter uns paus ou bolas de adubo enterradas no areao perto das zonas onde tens plantas.

Eu neste momento uso uma caixinha da JBL .... ProFlora, que trás 7 bolas. Mas sei q existe mais adubos destes muito bons e mais baratos. Infelizmente a marca JBL doi no bolso do tuga comum

cmpts,
Pedro Palmeiro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!