Alimentação - o que usar?


wonderman

Recommended Posts

tenho uma duvida DESDE SEMPRE relativamente à alimentação dos peixes.

 

Neste momento enho um escalar, synodontis, ramirezi, 2 dânios, 1 bótia zebra e um outro k ñ me lembro o nome da espécie.

 

A alimentação sempre foi flocos, e comprimidos de fundo para o synodontis. bem, tirando quando o meu escalar comeu 3 neons (pensava eu k o escalar era pequeno demais e pacífico para comer outros peixinhos...) e 1 borboleta que teve o azar de pousar nas águas calmas do meu aqua :wink:

 

devo alimentá-los doutra forma? posso preparar em casa algo para eles? mais para o escalar e ramirezi, que "acho" necessitarem de uma alimentação mais variada (o escalar tá lá há mtooo tempo e não tem problemas nenhuns...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar artemia feita por ti (a congelada dá menos trabalho mas pode trazer problemas)

Podes também ter varios composto de flocos e variar, isso é o mais importanta para dar aos peixes tudo o que eles precisam e para eles comerem sempre bem.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Podes dar artemia feita por ti (a congelada dá menos trabalho mas pode trazer problemas)

 

Pode dar problemas porquê??? :) É que eu comecei agora a dar artémia congelada aos meus peixes (eles adoraram!) e se dá problemas eu gostava de saber quais são para não ter surpresas desagradáveis... :lol:

 

Se me pudessem esclarecer esta dúvida agradecia.

 

Desculpem a intromissão no tópico. :wink:

 

Cumprimentos a todos!

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!!

A muita variada de alimentação para peixes no teu caso podes sempre variar Artemia, Tubifex, larvas de mosquito (Congeladas).

No meu caso alimento os meus peixes de manha com comida granulada e a noite vario entre os alimentos acimas descritos.

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar artemia feita por ti (a congelada dá menos trabalho mas pode trazer problemas)

Podes também ter varios composto de flocos e variar, isso é o mais importanta para dar aos peixes tudo o que eles precisam e para eles comerem sempre bem.

 

Camarada, como é que fazer artémia..... Se te referes a náuplios de artémia estes só são indicados para alevins.

 

E jamais a artémia faz mal aos peixes, bem pelo contrário.

 

Ou referias-te ao tubifex, este é que não é aconselhável, porque poderá trazer vermes.

 

Cuidado com o que escrevem, eu sei que as intenções são boas, mas para quem está a começar levar com essas certezas é complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando tenho uma opinião diferente tento primeiro dar a minha opinião e confrontar a pessoa em causa para se chegar a uma conclusão, não digo logo que as pessoas estão erradas .

 

O que eu disse foi da artemia congelada isto porque, e já foi discutido aqui no forum que as artemias congeladas pelas mais diversas razões podem trazer organismos prejudiciais devido á maneira como são congeladas!

 

Quanto ao á criação de artemia, de facto os nauptilos são geralmente indicados para alevins, mas mesmo estes são beneficos paras os peixes já adultos devido a serem nutritivamente melhores do que os adultos e alem disso podes criar artemias adultas para dar aos peixes se se preferir.

 

Espero ter respondido ás duvidas que ficas-te á cerca dos meus comentarios

 

Abraço...

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tubiflex é o mesmo que blood worms ?!

 

Quanto a artémia, uma vez comprei congelada e era um pouco grande sendo dificil os peixes comerem-na ! É toda assim ou há mais pequena ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas lojas que vendem peixes costumam ter artemia!

 

A congelada acho que é só descongelar e dar (não tenho certeza, que utilizar que diga ao certo)

 

Para criar compras ovos de artemia. Depois pegas numa garrafa de 1,5 litros com um buraco na tampa para a introdução de um tubo de ar normal com uma pedra porosa na ponta para ajudar na oxigenação mas principalmente no movimento da agua,se poderes vai ao mar buscar agua, tive melhores resultados com agua do mar; se não utiliza 1,5/2 colheres de sopa sal de cozinha; isto para uma colher de cha de ovos de artemia. Em geral as caixas trazem indicações e se procurares aqui no forum também vais encontrar muita coisa.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em lojas de aquariofilia abasteço-me de varios tipos de comida congelada... artemia, larva vermelha, larva branca, larva preta, mysis, krill, etc etc e nunca tive problemas.

 

tb dava coraçao de boi, mas deixei. n acho que seja mt adequado.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ontem fui comprar comida mais variada para os meus peixes.

 

comprei tubifex e meti um quadradinho daquilo no aqua à noite (se calhar foi muito não?? :oops: costumam meter um quadrado disto para, digamos 4 peixes de porte médio/ grande e outros 3 pequenos - aqua de 75l -??) e um pouco de uma comida que contem krill e vai logo ao fundo, parece neve :?.

 

também comprei ovos de artémia e tenho o respectivo sal. agora falta-me fazer eclodir as artémias... e era aqui que vos pedia ajuda, ja tive a ler sobre isso, mas a minha grande questão prende-se ao facto de que eu poderei não estar em casa quando as artémias nascerem, e depois elas morrem passado pouco tempo não é? e como são as artémias? será que eu vou ver alguma coisa ou aquilo é microscópico?? :oops: sorry a ignorância... :oops: e depois? tiro-as como? para um copo ou qq coisa desse género? com um tubinho de ar, faço sucção??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Criares artemia para peixes adultos é um erro pois os bichinhos são muito pequenos e parte, grande parte deles vão ser "chupados" pelo filtro e poluir a agua.

Caso não tenhas peixes sensiveis, como discus, podes dar tudo o que e bichinho congelado.

A quantidade? Facil, a que consomem em 3/3 minutos o resto é estragar, dinheiro e a agua.

1 cubo de comida congelada(artemia) dou eu a dois discus adultos que são peixes de "grande" porte.

Cumpts.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o cubo foi de tubifex e não é congelado :oops: é da JBL ñ sei se sabem o que estou a falar... não tenho nada congelado.

 

 

essencialmente a artémia é para o escalar e o ramirezi... mas precisava de ajuda referente ao meu último post :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

comprei tubifex e meti um quadradinho daquilo no aqua à noite (se calhar foi muito não?? Embarassed costumam meter um quadrado disto para, digamos 4 peixes de porte médio/ grande e outros 3 pequenos - aqua de 75l -??)

 

Caso seja comida congelada, aconselho-te a descongelar metade de 1 cubo de cada vez, até "aprenderes" a dose certa para os peixes. Se achares que ficaram com fome, descongelas a 2ª metade...

 

Se se trata de tubifex seco (liofilizado - seco por frio), aconselho-te a humedecer o cubo antes de colocar no aquário. A melhor forma para fazê-lo é recorrendo a vitaminas liquidas, que ao entrarem em contacto com a comida seca ensopam-na. Se não tiveres vitaminas, ensopa com água do aquário.

Mais uma vez, parte o cubo ao meio e dá aos poucos até saberes a dose correcta de comida que deves administrar.

 

e um pouco de uma comida que contem krill e vai logo ao fundo, parece neve

 

Marca e nome da comida, não sabes?

 

agora falta-me fazer eclodir as artémias... e era aqui que vos pedia ajuda, ja tive a ler sobre isso, mas a minha grande questão prende-se ao facto de que eu poderei não estar em casa quando as artémias nascerem, e depois elas morrem passado pouco tempo não é?

 

Aguentam 3 dias sem alimentação, pois alimentam-se do saco vitelino. É aconselhável serem dadas logo no primeiro dia, para serem mais nutritivas.

 

e como são as artémias? será que eu vou ver alguma coisa ou aquilo é microscópico??

 

Consegues ver facilmente, são muito pequenas mas também muito laranja. :?

 

e depois? tiro-as como? para um copo ou qualquer (palavra corrigida) coisa desse género? com um tubinho de ar, faço sucção??

 

1- Depois de montares o "estaminé" com os ovos (recipiente + água salgada + ar + ovos), deixas a funcionar por 1 ou 2 dias.

2- Ao fim de 24-48 horas nascem as artémias.

3- Quando quiseres capturá-las, apontas uma luz forte para as paredes do recipiente.

4- Todos (ou quase) os naúplios se vão reunir junto da fonte de luz, sendo fácil a sua captura.

5- Pegas num tubo do ar e aspiras as artémias, fazendo sifão para um outro recipiente

6- Compras um rede (rede para limpeza de artémias) ou usas um filtro de café (malha EXTREMAMENTE FINA e de plástico) - procura nas lojas de animais.

7- Despejas as artémias na rede e esperas que estas fiquem lá.

8- Dás aos peixes.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a comida que tem krill e vai logo ao fundo é:

 

JBL - GRANA (10%Krill)

 

já agora a restante paparoca:

 

JBL TEMIA - ARTEMIA EGGS

 

JBL NOVO FEX - TUBIFEX (secos, em cubos)

 

Flocos:

Nutron HI-FI

Nutrafin MAX - flocos para a cor

 

Comprimidos:

Nutrafin MAX - alimento completo em pastilhas

 

 

 

bom quanto às artémias... amanha ponho maos à obra e vou pensar num esquema qualquer para isto...

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais