danielludgero Publicado Setembro 19, 2005 Publicado Setembro 19, 2005 Boas Pessoal! Epá meu aqua desde que coloquei agua dentro esta sempre assim, ja passou uma semana e tal... Não percebo porque, aqui no forum so vejo altas aquas com aguas cristalinas e o meu parece sei la o que... ajudem-me obrigado desde ja!! abrços FOto do dito aqua: Citar :::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::
Luís Fortunato Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 Olá Daniel. Se queres que te diga, até nem acho muito mau. No início acontece sempre isso. Por mais que a gente lave, esfregue, torça, lave a seco, etc... o areão há-de ficar sempre uma ligeira turbidez no início do aquário. Agora o que tu podias já ter feito, é colocar plantas (se é o teu objectivo) no aquário. Espero que já tenhas lido sobre o Ciclo do Azoto, e quais os principais factores a que vais ter de tomar no início do aquário. Digo isto, porque costuma ser regra geral das pessoas, apressarem-se a colocar peixes no aquário sem este ter os parâmetros estáveis (eu também já passei por isso). Deixa lá que isso daqui a uns dias está bom. Se por ventura não te sentires satisfeito, podes sempre fazer umas trocas de água. Se bem que o ciclo não está completo, e seria estar a atrasa-lo. Também podes tentar colocar lã fina ou algodão no filtro, de modo a reter as partículas mais finas, que é o que te está a causar essa turbidez. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
danielludgero Publicado: Setembro 19, 2005 Autor Publicado: Setembro 19, 2005 Boas ivanpantz! hoje fui comprar esponja nova e lã, retirei o carvao, que so vou colocar uma vez por semana... quanto as plantas, a loja onde compro o material ainda não recebeu as plantas, tenhu troncos a fazem tpa's e fervidos algumas vezes, isto durante uma semana, espero quando as plantas chegaram colocar um boa quantidade e mais tarde os troncos visto não estarem mt bons, deitam mt "chá" lol se calhar vou fazer ja umas tpa's ao aqua a fim de tentar tirar este esbranquiçado, penso q pode ajudar... queria umas opinioes para areao, se mantenhu o mesmo se meto mais claro... ando um pouco com duvidas nesse aspecto... obg pela ajuda! abraços Citar :::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::
FBIpt Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 Eu pessoalmente gosto do areão. Quanto ás tpa's faz sim mas por causa de cilar a agua, duvido que esse branco passe sem umas plantas e uns troncos, se eles estiverem a deitar muita tinina não mas se for pouco até fica bem, gostos... Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
Luís Fortunato Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 Olá de novo. Quanto ás tpa's faz sim mas por causa de cilar a agua, duvido que esse branco passe sem umas plantas e uns troncos, se eles estiverem a deitar muita tinina não mas se for pouco até fica bem, gostos... Não percebi essa do: "TPA's sim para ciclar a água"... Queres dizer retirar as partículas que ainda estão em suspensão? É que em termos do ciclo do azoto, não sei em que é que vai ajudar trocares a água... Não tens lá peixes a produzir amónia... logo as bactérias ainda não estão suficientemente desenvolvidas, logo o filtro biológico ainda não está a trabalhar na sua máxima eficiência... Na minha opinião, daqui a uns dias, podes meter um ou dois peixes mais resistentes, tipo guppy ou plecos (se gostares deles) para ajudarem o ciclo do azoto. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
FBIpt Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 Agora fiquei baralhado! Os peixes vão acelarar o ciclo mas ele já iniciou e uma vez que o aquario deve estar +- mes a ciclar para começar a colocar peixes pelo menos 3semanas para os primeiros Ainda agora o danielludgero "ligou" o aqua e uns dias para peixes, costumas fazer assim? Eu faço sempre como indiquei em cima danielludgero este é o dito filtro que faz barulho? Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
Luís Fortunato Publicado: Setembro 20, 2005 Publicado: Setembro 20, 2005 Olá de novo. Agora fiquei baralhado! Os peixes vão acelarar o ciclo mas ele já iniciou e uma vez que o aquario deve estar +- mes a ciclar para começar a colocar peixes pelo menos 3semanas para os primeiros Confused Ainda agora o danielludgero "ligou" o aqua e uns dias para peixes, costumas fazer assim? Eu faço sempre como indiquei em cima Confused Ok... há várias opiniões quanto a este tema. Não digo que o que tu faças está mal, muito pelo contrário. Mas se calhar somos capazes de fazer isso mais rápido. Vou tentar explicar: O ciclo do Azoto num aquário de água doce, pode ser visto mais ou menos desta maneira: Amónia (dos peixes) -> Nitritos (oxidação parcial da amónia pelas bactérias Nitrossoma/Nitrobacter) -> Nitratos (oxidação completa dos nitritos pelas Nitrobacter/Nitrossoma) -> Assimilação pelas plantas (obviamente, não os nitratos apenas, mas para ficar mais bonito ) -> Síntese de Aminoácidos/Proteínas/etc... -> Subida na cadeia alimentar (Herbívoros -> Carnívoros) - Metabolização dos alimentos pelos peixes -> Amónia -> etc... (repetição) Obviamente, que não se passa assim, pois o sistema não é assim tão completo que haja subsistência das plantas apenas com a caca dos peixes, nem temos (a maior parte) auto-subsistência das cadeias alimentares com os peixes e animais a matarem-se uns aos outros... E como sabes, os Nitratos e outras coisas que a gente não consegue tirar, vão-se embora com as TPA's ou com as plantas... Mas então, já vimos que as bactérias só se multiplicam se houver Amónia/Nitritos suficientes para as "alimentar". É aqui que vem a "teoria" do peixinho resistente, para iniciar o ciclo, propriamente dito. Se não tiveres uma "fábrica" de Amónia, as bactérias nitrificantes não se conseguem multiplicar, e assim quando colocas peixes no aquário, tens picos de Amónia e os peixes sentem-se mal, podendo até morrer. Daí meteres só um ou dois peixinhos resistentes, passados uma semana/10 dias para começarem a expelir Amónia, para as bactérias nitrificantes começarem a espalhar-se pelos filtros/vidros/areão/plantas/água/etc... Daí o teres o pico inicial de Amónia (ainda não há bactérias nenhumas), que vai começar a diminuir posteriormente, com o aumento dos Nitritos (só existem bactérias que passem a Amónia a Nitritos) e no final, o pico de Nitritos baixa e o de Nitratos sobe (já há bactérias suficientes para transformarem toda a Amónia em Nitratos num espaço de tempo, tal que não cause problemas aos peixes). E porquê só um ou dois peixinhos, e terem de ser resitentes? Se são poucos peixes, a carga de Amónia que lançam para o aquário não é suficiente para os matarem, visto serem apenas, imaginemos, 5% da população final do aquário. Quer dizer que os níveis de Amónia/Nitritos/Nitratos gerados por esse único peixe apenas será 5% do total que esse aquário maturado conseguirá produzir. Se fossem os 20 peixes, a Amónia seria, imagina, 2 ppm. Assim fica-se pelos 0,1 ppm o que é totalmente inofensivo para o único peixe no aquário (Nota: valores metidos ao calhas). Resumindo e concluindo. O que tu fazes está bem, ninguém duvida disso. Mas se calhar, como estás a basear a produção de Amónia no aquário pela decomposição de comida, que é muito mais lenta que um peixe a produzir Amónia. Estás a "abrandar" (neste caso, a não acelerar) esse processo. Os dez dias/uma semana iniciais são para quê? Verificar se temos um caudal bom, se a temperatura está boa, retirar Cloro e outras coisas voláteis da água, definir melhor o layout (sem estar a stressar os peixes depois), etc... O método que tu usas é de longe, o mais fiável (mais fiável só roubar o areão e os filtros e água a um aquário já maturado). Eu apenas considero este que acabei de descrever, mais rápido. Só isso... Espero ter ajudado. E que não tenham ficado a dormir. Peço desculpa ao Daniel, por estar a falar sobre uma coisa não relacionada com o tópico dele. Cumprimentos a todos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
FBIpt Publicado: Setembro 20, 2005 Publicado: Setembro 20, 2005 Acho que a nossa "conversa paralela" também irá ajudar o daniel, digo eu! Já agora mais uma coisa e até pode haver quem tenha tido experiências contrarias mas eu nos inicios dos aquarios não consigo criar guppys pois morrem-me, na minha maneira de ver são peixes resistentes sim mas para um aquario já maturado e que possivelmente (por qualquer razão) tenha alguma falha, aí sim podem aguentar. No caso do meu ultimo aquario tive espetaculares resultados com os tetra glowlight! Boa sorte para o começo... Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
Recommended Posts