Recommended Posts

Publicado

Antes de tudo mais, e porque sou novato neste forum, os meu parabéns. Este fórum é um excelente local para tentar partilhar e aprender mais um pouco desta paixão que nos une.

Tenho aquários há mais de 20 anos, mas, como em tudo na vida, se não nos mantemos actualizados, acontecem coisas destas... fiquei maravilhado com muitas das coisas que por aqui vi e li.

Para ter um sistema de CO2, ha muitos anos tive de o mandar vir do estranjeiro..agora até já apanhei receitas caseiras, fantástico, lá se vai a garrafita de CO2 para a garagem.

Resolvi, após a leitura deste fórum, remodelar um dos aquários para fazer um novo plantado. Trata-se de um aqua de 1,20x40x60. A iluminação já está assegurada depois de ler os posts e ter feito um sistema de iluminação que vai debitar, 180 watts de luz 6400 K.

O que me espantou mais, foi por incrivel que pareça o areão, areia ou subestracto que vi aqui usarem....

Sempre usei areão, com um diametro médio de 3mm, pois foi isso que os meus livros do seculo passado aconselhavam... depois comecei a usar uma camada de adubo, ou terra enriquecida que cobria com o tal areão... agora reparei que até areia finissima, tipo praia usam em aquários de agua doce...e uma finissima preta..wow.... gostava de saber que areia é essa, se pode ser utilizada num plantado, qual o subestracto que me aconselham, e já agora como fazem a sifonagem da agua para retirar os detritos sólidos, sem que a areia venha também toda atrás

Desde ja um obrigado...

NP

Publicado:

Então? nõ há uma alma caridosa que me elucide?

Publicado:

Se queres um verdadeiro plantado não importa a cor do areão porque raramente se vai ver, se calhar queres um semi-plantado! Quanto á area fina, quem a usa deve ter uma boa equipe de limpeza se não vai ter problemas, mas um plantado com areia fina não é bom para as plantas!

Substratos existe de tudo e depende na maioria das vezes do € que queres gastar!

Só uma coisa tens uma iluminação de 0.6w/litro o que é suficiente para teres a maioria das plantas mas para um bom plantado não, terias de ter 1watt/litro

Pequenas ajudas até porque não estou muito á vontade com o tema

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Publicado:

Bem vindo,

substrato demasiado fino não é bom para a maioria das plantas, e falo por experiência própria, de vez em quando soltam-se algumas e depois toca a fixar tudo outra vez. É dificil o enraizamento na grande maioria delas, mas para uma clareira no meio do "matagal" fica bonito. Além de que compacta muito, por exemplo ao abanar a mão por cima da areia para retirar os residuos superficiais, ela não levantava, parecendo um bocado de gelatina a tremelicar, parece ficar com uma pelicula invisivel que não a deixa levantar.

alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!