Evolução 375L .:: passo a passo ::. Construção/Montagem


Recommended Posts

Pois é. Cheguei aos 375 litros penso eu. A minha experiência com 100litros correu mais ou menos, a experiência também não era muita, mas com voces e agradeço a voces todos os ensinamentos que directa ou indirectamente me deram. Acho que foi uma das melhores coisas que me aconteceu foi ter conhecido este fórum.

 

Em princípio vou montar um aquário de 1,50mx50x50 com sump de 80cmx35lx45a no total (375l + 100l). Vai ser uma nova etapa de desafios e aprendizagens, ainda não sei ao certo o que vai sair pois ainda estou a estudar um móvel diy que vou fazer e montar e postar aqui :P tá claro. Decidi criar o passo a passo por fases uma primeira de várias perguntas pois existem questões que não estou assim muito seguro e não quero arriscar sem primeiro ter certeza se dá ou não dá, depois virá a fase da montagem como vem sendo hábito nos passo a passo aqui do sítio.

 

Se tudo correr bem o setup vai ser o seguinte, e quero que opinem sobre ele caso não seja o melhor

 

Aquário - 1,50c x 50l x 50a

Sump - 80c x 35l x 45a

Bomba de retorno - Eheim 1260 + SCWD

Bombas de circulação - Turbelle stream Kit TS24

Iluminação - 2 HQI 150W 10.000K + 2 T5 Actinicas 54W

Escumador - H&S 150-F2001 Interno

 

Penso que seja um bom setup tenho bastante corrente, boa luz e um bom escumador :roll:

 

Agora as dúvidas:

Para este tamanho de aquário o uso de rector de nilsen é imprescindível? Ou apenas com os 5litros diários de kalkwaser consigo concentrações de cálcio porreiras.

 

O desenho da sump poderá ser assim?

sump.jpg

 

Aprovam refúgio na sump? Se não, porquê?

 

Com altura de 50cm luzes 10000K chegam ou tenho de me virar para as de 14000K, porquê?

 

Por hoje são as minhas dúvidas. Espero ter mais até montar o aquário, agora vou trabalhar num móvel em madeira. :D

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Penso que seja um bom setup tenho bastante corrente, boa luz e  um bom escumador :shock:

 

Sem dúvida!

 

Para este tamanho de aquário o uso de rector de nilsen é imprescindível? Ou apenas com os 5litros diários de kalk consigo concentrações de cálcio porreiras.

 

Nunca usei um reactor de Nilsen e nunca tive problemas - penso que terás evaporação suficiente e que o kalk resolve o problema. Acho que sem dúvida deves verificar antes de tomares qualquer decisão.

 

O desenho da sump poderá ser assim?

 

Parece-me tudo bem.

 

Aprovam refúgio na sump? Se não, porquê?

 

Não havendo alternativa é uma solução - não é a ideal porque será uma zona de decomposição e com o refúgio não a vais poder aspirar. Se vais construir um Móvel não consegues montar um refúgio elevado?

 

Com altura de 50cm luzes 10000K chegam ou tenho de me virar para as de 14000K, porquê?

 

A altura do aquário não tem nada a ver com a temperatura de cor das lâmpadas! A diferença entre uma e outra é apenas estética - menos ou mais azulada. Em relação à altura do aquário está tudo bem com as lâmpadas de 150W, mas o comprimento de 1,5 m poderá causar-te problemas se apanas colocares duas - penso que com 3 ficarias bem melhor pois não terias pontos com menos luz no aquário.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

O espaço num aquário nunca é demais, já consideraste a hipótese de alterares as dimensões para 150 x 60 x 60cm? Isto se for possível claro!

 

Quanto à iluminação parece-me bem no entanto se subires um degrau e colocares HQI de 250W não te irás arrepender. A distância recomendada em relação à linha de água é 30cm, 50cm parece-me muito.

 

O refúgio na sump vai-se transformar num armazém de sedimentos. A sump deve servir apenas para aumentar o volume de água do aquário e esconder aquele material inestético como escumador, termostato, reactores. Se for possível colocar iluminação sobre esse compartimento da sump podes lá colocar caulerpa ou outras macroalgas, esta funciona como esponja de nitratos e outros compostos - sem substrato.

 

Se vais usar um sistema automático de reposição de água porque não usar o reactor de Nielsen? É simples, barato e fácil de usar.

 

Boa sorte e vai colocando fotos para partilhar aqui com o pessoal,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A distância recomendada em relação à linha de água é 30cm, 50cm parece-me muito.

 

Ele não vai ter a lâmpada a 50 cm de altura da água - o aquário é que tem 50 cm e por isso lhe disse que os 150 estavam bem!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

@Diogo - Não vou conseguir fazer um refugio, sendo assim aproveito aquele espaço para pôr caleurpa com fartura e alguns pedaços de rocha.

Quanto ao kalk vs reactor, vi alguns para não dizer muitos setup's de salgados em que a adição de kalk diária resulta, se por acaso tiver algum problema logo se resolve com um reactor :)

 

@Ricardo - Não posso fazer com essas medidas.

 

Bom mais perguntas,

 

Tenho o aquário 150cm com 2xhqi's terei nas pontas do mesmo espaços mortos, isto é uma verdade, mas vejam se concordam com isto, posso aproveitar esse espaços para corais moles? Como são menos exigentes pensei sob esse ponto de vista, ou então outra opinião que será aplicar rocha viva nas laterais para encurtar essas zonas com menos luz.

 

Queria aproveitar o meu actual para fazer uma sump, mas não sei o tamanho dos vidros "interiores" que tenho de colocar.. :?:lol:

 

Sobre DSB, estou sériamente a pensar meter mas com o tópico do Rui fiquei com medo de uma possível má manutenção da mesma e ter no futuro um crash no aquário, preciso de mais opiniões se puderem dar agradeço :roll:

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis! Parabéns desde já pelo passo que vais dar :(

 

@Diogo - Não vou conseguir fazer um refugio, sendo assim aproveito aquele espaço para pôr caleurpa com fartura e alguns pedaços de rocha.

Quanto ao kalk vs reactor, vi alguns para não dizer muitos setup's de salgados em que a adição de kalk diária resulta, se por acaso tiver algum problema logo se resolve com um reactor

 

Penso que há aqui alguma confusão :wink:. A adição de kalk pode ser feita de várias formas, sendo o reactor de nilsen uma delas.

 

A vantagem dos sistemas com reactor é a possibilidade de teres uma solução constantemente misturada por acção da bomba do reactor ao invés de teres uma solução saturada e com percepitação o que normalmente acontece nos garrafões e métodos semelhantes (a não ser que os agites várias vezes ao dia). Normalmente com o reactor utiliza-se um sistema tipo o osmolador da Tunze para uma solução quase automática.

 

Tens ainda como opção a utilização de uma bomba peristáltica doseadora ligada a um sistema de controlador de nível.

 

Tenho o aquário 150cm com 2xhqi's terei nas pontas do mesmo espaços mortos, isto é uma verdade, mas vejam se concordam com isto, posso aproveitar esse espaços para corais moles? Como são menos exigentes pensei sob esse ponto de vista, ou então outra opinião que será aplicar rocha viva nas laterais para encurtar essas zonas com menos luz.

 

O meu aquário também tem 150 cm e 2 HQI de 250. Já fiz a experiência em colocar nas zonas de menor iluminação corais duros menos exigentes (montipora, pocilopora) e não tem qualquer problema. Crescem é menos... Mas a aposta nos moles e nos LPS para encher a zona é sempre melhor.

 

Quanto a colocares rocha nas laterais, poderás estar a criar obstáculos à circulação da água no aquário e a criar zonas mortas.

 

Sobre DSB, estou sériamente a pensar meter mas com o tópico do Rui fiquei com medo de uma possível má manutenção da mesma e ter no futuro um crash no aquário, preciso de mais opiniões se puderem dar agradeço big smile

 

Eu não faria uma DSB. Quanto muito faria uma DSB remota, mas para fazer com um tamanho eficaz representa mais um investimento e espaço disponível.

 

Até agora não tenho problemas com desnitrificação unicamente através da rocha viva e com forte escumação.

 

De resto o setup parece-me bem composto.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Não existe nenhuma confusão o português é que não é o mais correcto, quando disse adicionar kalk queria dizer kalkwasser, ou seja se a sua adição diária chegaria para permitir concentrações aceitáveis de cálcio a longo prazo.

 

Sim devo mesmo meter a 2xHQI 150W mas veremos :( Sim assim for os moles já têm lugar reservado :D

 

O layout ainda não me passou pela cabeça mas vou fazer uns desenhos para ver se algo me ocorre pois não estou muito interessado em paredão, queria uma coisa mais do tipo "escada"

 

Quanto a DSB, é realmente um investimento mas se eu puder fazer uma coisa que ando a magicar não a farei e faço um refugio acima da sump, mas penso que a vida que aí se "fabrica" se vai perder na bomba de retorno.... :P

 

A sump vai ter o desenho que acima está indicado mas em vez do refúgio, meto rocha viva e caleurpa "a dar com um pau" :D

 

Agora vamos fazer o móvel...

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a magicar um possível layout.... peço desculpa Diogo pela ligeira imitação mas o teu esquema inspirou-me :D

 

Eu acho este layout parecido ao que quero fazer..... estava a pensar numa ilha no meio e nas pontas paredões, são só ideias não fazem mal a nínguem :?

 

Vejam,

 

aquario.jpg

 

 

Opinem...

 

Diogo mais uma vez perdoa-me :D :?

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Estás a vontade!! É dificil dizer que não gosto... tal como tu, idealizei o meu layout e agora verifiquei que gosto do resultado final!

 

Aqui fica mais uma foto inspiradora - por alguma razão gosto de as partilhar!

 

Pic_5908_21.jpg

 

Até este momento, 2 meses que estão passados não encontro nenhuma justificação para não aconselhar um layout deste género - com a circulação de água que tenho, o aquário está e sempre esteve sem algas e a evoluir muito positivamente.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apesar de não ter refúgio nos meus aquários permitam-me levantar aqui uma questão que surgiu outro dia numa conversa com um guru aqui dos nossos. Quando o refúgio está na sump (abaixo do aquário) será que este não beneficiaria mais se o escumador fosse colocado num compartimento depois do refúgio, desta forma as macroalgas e a restante vida aqui existente teria mais matéria orgânica à disposição?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim concordo e confesso que quando fiz o desenho pensei nisso, mas não me apeteceu alterar cheers

 

Quanto ao layout, bem isto de idealizar dá trabalho, mas Diogo é um layout que permite depois brincar com a ilha mais a direita que no meu caso fica mais a esquerda pois a vista para o aquário e o lado oposto ao teu.

 

 

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quando o refúgio está na sump (abaixo do aquário) será que este não beneficiaria mais se o escumador fosse colocado num compartimento depois do refúgio, desta forma as macroalgas e a restante vida aqui existente teria mais matéria orgânica à disposição?

 

Tens toda a razão e os teus gurus sabem umas coisas!!! cheers:) Eu tenho o meu escumador a ser alimentado por uma bomba que está no último compartimento, precisamente porque tencionava como sabem iniciar de imediato a construção do segundo refúgio na sump (que como sabem já está em andamento).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não tendo sump, mas já tendo lido algumas coisitas pela net, julgo que a colocação do escumador imediatamente após a queda da água do aquario é mais benéfica pois irá retirar grande parte da matéria orgânica que não iria ser toda "consumida" pelas macroalgas, voltando assim para o aquario principal.

Outra vantagem a meu ver é que, caso haja um refugio por cima da DSB ( algo que não pretendo fazer na minha futura sump ), iria haver uma acomulação excessiva ( isto dependendo da carga orgânica do aquário, mas estou a assumir que a maioria tem mais do que deveria ter e por isso usa os escumadores sobredimensionados ) de matéria que mesmo com uma boa equipe de limpeza poderia fazer com que se formassem depositos na DSB que, juntamente com alguma precipitação que pode acontecer de calcio e de outros compostos, irá dar origem ao chamado crash das DSB.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Concordo em algumas coisas e noutras não! Então vamos por partes...

 

julgo que a colocação do escumador imediatamente após a queda da água do aquario é mais benéfica pois irá retirar grande parte da matéria orgânica que não iria ser toda "consumida" pelas macroalgas, voltando assim para o aquario principal.

 

Tens razão na tua afirmação, mas no meu caso faço com que a água seja maioritáriamente forçada a passar junto à bomba de alimentação do escumador antes de subir de novo para o aquário. Como é óbvio isto não é de todo possível com as bombas todas no mesmo compartimento, mas tenho a certeza que grande parte volta ao sistema bem limpa (não fosse eu ter um escumador que dá para aquários com o dobro da litragem do meu)

 

Outra vantagem a meu ver é que, caso haja um refugio por cima da DSB ( algo que não pretendo fazer na minha futura sump ), iria haver uma acomulação excessiva ( isto dependendo da carga orgânica do aquário, mas estou a assumir que a maioria tem mais do que deveria ter e por isso usa os escumadores sobredimensionados ) de matéria que mesmo com uma boa equipe de limpeza poderia fazer com que se formassem depositos na DSB que, juntamente com alguma precipitação que pode acontecer de calcio e de outros compostos, irá dar origem ao chamado crash das DSB.

 

Aqui tens uma grande confusão de conceitos!!! É claro que numa sump há acumulação de detritos e que o ideal é termos um refúgio separado, mas se não há outra hipótese a areia pode ser aspirada - tudo depende do trabalho que queremos ter.

 

Depois a acumulação de detritos não tem nada a ver com o crash das DSB´s. Aliás até hoje ninguém conseguiu explicar em condições o que isso é, e se de facto é real... não conheço nenhum caso!! De qualquer forma sei muito pouco sobre o assunto (pois não é algo que me preocupe, sendo evitável com uma boa equipa de limpeza e bicharada na DSB).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, o teu caso é um pouco diferente do que o Ricardo e o Luis estavam a mencionar, pois, e tal como tu dizes, a maior parte da água que cai na tua sump vai direitinha para o escumador, era a isso que me estava a referir quando disse que

 

colocação do escumador imediatamente após a queda da água do aquario é mais benéfica

 

Como o Luis está em fase de arranque do novo aquário era algo que merecia ser discutido pois cada configuração é uma configuração.

Julgo que o que os gurus disseram ao Ricardo foi que, para dar mais nutrientes às macroalgas, a água deveria ir primeiro ao refugio e so' depois para o escumador, para assim alimentar mais as macroalgas. Suponho, pois só o Ricardo e os gurus nos poderão esclarecer esta minha suposição.

 

Aqui tens uma grande confusão de conceitos!!! É claro que numa sump há acumulação de detritos e que o ideal é termos um refúgio separado, mas se não há outra hipótese a areia pode ser aspirada - tudo depende do trabalho que queremos ter.

 

Se ele for para areia sugar size ( a recomendada para DSB ) dificilmente irá conseguir aspirar a mesma, e em quase tudo o que li, dizem para não perturbar muito a DSB, sendo este outro dos motivos pelo qual penso ter um refugio sem ser no mesmo compartimento da DSB ( isto tem a ver com as podas das macroalgas ).

 

Depois a acumulação de detritos não tem nada a ver com o crash das DSB´s

 

Tens razão, mas eu disse

 

que mesmo com uma boa equipe de limpeza poderia fazer com que se formassem depositos na DSB que, juntamente com alguma precipitação que pode acontecer de calcio e de outros compostos, irá dar origem ao chamado crash das DSB.

 

Ou seja, a conjugação destes 2 factores podem contribuir para a compactação da DSB ( julgo que seja isto que causa o tal chamado crash, um aumento repentino do nivel de nutrientes no aquario ).

 

O Ronald Shimek fala disto num artigo, cujo link já de tei no msn e que deixo aqui.

O artigo não me dá completa razão, pois já o tinha lido há algum tempo e houve partes em que não é exactamente coincidente com o que disse na minha resposta.

 

Rapid bacterial growth rates only occur without competition for space or nutrients. As the bacterial populations fill in all the open spaces growth slows and may stop altogether. Some bacteria also secrete a exterior covering called a glycocalyx. These are made of a hard sugar-like material similar in consistency to rock candy. Rapid bacterial growth may produce so enough of this material to glue sediments together. These sediment lumps may be glued so tightly together that hammering is needed to break them apart. In much reef literature, these lumps are said to be caused by calcium carbonate or calcium phosphate precipitation. Such mineral precipitation is rare; if a small sediment lump is placed in a weak solution of household chlorine bleach, it breaks down to the component sediment grains in a short time. If the lumps were formed from the calcium salts, they would not dissociate in the bleach.

 

Lump formation is a disaster for the biological filter. The lumps restrict water flow and trap organic material where it can rot. Additionally, lump formation shuts down the biological filter by covering the bacteria and preventing them from metabolizing nutrients. This, in turn, causes the tank nutrient levels to skyrocket.

 

Fortunately, prevention of sediment clumping and the simultaneous maintenance of optimal biological filter operation is easily done by the establishment of a healthy and diverse sediment dwelling fauna, or "infauna." The infauna, so-called as the FAUNA lives IN the sediments, is a very diverse array group of wonder-working organisms. Unfortunately, they are small, and are not particularly attractive. Like Rodney Dangerfield, "They don't get no respect." That is a pity, as they do most of the work in keeping any reef tank functional.

 

no artigo: http://www.rshimek.com/reef/sediment.htm

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estive a ler o artigo e de facto este senhor é muito teórico e não explica grande coisa o fenómeno! No entanto fico com a mesma ideia que tu. Que a compactação do exterior da DSB vai prejudicar as trocas com o exterior.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hola,

 

Por causa dessa compactação que pode levar á formação de zonas anaeróbias e consequente produção de substâncias tóxicas é que costumo aspirar o areão. No entanto note-se que não tenho DSB, apenas uma camada de 3/4 cm de areia fina de coral (que também pode compactar). Até à data as TPA's de 10% por mês foram suficientes para manter os nitratos a zero.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estive a magicar um possível móvel diy! Desenhei isto

 

movel.jpg

 

Que acham?

 

Penso que com 2 barrotes de 4 por 4 fica seguro, e com os reforços em todo o comprimento será estável.... :roll:

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece-me bem. Para os pés da estrutura do meu aquário de 2m (http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=13200) utilizei barrotes de 60 x 40mm. No teu caso se utilizares a mesma medida pode fazer a estrutura apenas com 6 pés em vez de 9 (3 à frente e 3 atrás). Como tampos recomendo o uso de MDF de 19mm ou no teu caso que é um aquário menos comprido e largo 16mm é suficiente. Se vais fazer sump atenção à localização do furo (e respectivos acessórios em PVC) no aquário e comunicação através do móvel. Não te esqueças da altura do esferovite. Toda a estrutura deve ser colada com cola para madeira, aparafusada e envernizada (aquele verniz utilizado nos soalhos é óptimo e muito resistente). Antes de mandares cortares as madeiras faz um desenho com as medidas em mm e vê atentamente se encaixa tudo certinho. Vais revestir a estrutura? Com quê?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe :D

 

Olha os furos terão de ser mais distantes dos vidros laterais! Mas como ainda tenho de mandar fazer tudo estou a vontade. Mas a primeira coisa a fazer será o móvel. (este fim de semana arranco) :D

O revestimento ainda nao sei, mas logo se verá talvez umas madeiras laterais e depois umas portas com uns efeites e está a andar :)

 

A maneira de fazr a estrutura e que ainda me escapa :wink: Pregos? Ou parafusos? Cola sempre :D ( Penso que a cola de madeira serve na perfeição)

O verniz logo se vê, o meu pai já trabalhou no meio sabe que existe qualquer coisa de certeza :D

Esse desenho está feito a uns tempos!!

 

Estou ansioso para começar!!! eu gostava de começar ainda este ano para lá pa meados de abril ter o aquário pronto para receber os primeiros peixes :D

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Poisé Dezembro de 2006 e aquário novo ainda por montar :snipersmile: Ainda bem que não montei... este serviu de facto para aprender muitas coisas sobre aquariofilia de recife.

 

Espero começar a montar o meu próximo aquário em Janeiro.... Entretanto vou ler de fio a pavio o fórum e tentar apreender o máximo de informação possível. :bad-words:

 

 

Vamos ver o que o futuro me reserva :bad-words:

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais