Nuno Prazeres Publicado Setembro 17, 2005 Publicado Setembro 17, 2005 Dúvida: Esta Turbinaria será reniformis ou mesentarina? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Gil Miguel Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 Parece-me uma mesenterina quase sem duvidas :D www.ecorecife.com
Marco Madeira Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Oi.. Na minha opinião é Reniformis. Turbinaria Mesanterina geralmente são muito mais coloridas predominantemente amarelas flurecentes e com muitos contornos do seu prato. Os polipos são mais espaçados uns dos outros e a sua extensão é maior. exemplo de uma mesanterina: http://www.fotoreiseberichte.de/hurghada/h...hurghada081.jpg Abraço...
Diogo Lopes Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Olá, De facto algo complicado de verificar! Na minha opinião e depois de consultar o Veron é uma mesenterina pois ao contrário do que dizes Marco os coralittes são mas juntos do que na reniformis. Ambas têm pólipos bem pequenos com cerca de 2,5 mm de diâmetro. Também ao contrário do que dizes Marco a reniformis é que tem os contornos mais definidos, por vezes até de outra cor ou com um tom diferente. Um abraço, Diogo
Ricardo Rodrigues Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 Olá a todos, Também me parece uma T. mesenterina, tenho uma à 4 anos e é daqueles corais espectaculares que não aparecem muito nas lojas. Já agora onde é que descobriste essa? A minha tem um carangueijo minúsculo laranja que só sai de noite para comer / limpar (?) os sedimentos ou mucos que estão na parte superior do coral. Tenho que trazer cá a casa o Ricardo Calado para identificar! Marco, aqui está uma foto da T. reniformis tirada no Mar Vermelho (Egipto, Safaga) por um amigo meu: Cuida bem desse coral, Ricardo Rodrigues
Nuno Prazeres Publicado: Setembro 19, 2005 Autor Publicado: Setembro 19, 2005 Já agora onde é que descobriste essa? A história deste coral está aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22134 Como foi oferecido pelo lojista, só posso dizer o nome do local com a autorização dele. Devo dizer que antes tinha uma cor mais esverdeada (linda) com as HQIs da loja. Com as minhas iluminação (T5: 54w 6500k + 54w 15000k + T8: 36w) actínica ficou mais rosada. Dentro de poucos meses irá (MUITO PROGRESSIVAMENTE) levar com 500w HQI + 108w T5 actínica e estou em pulgas para ver como reage a cor. Cuida bem desse coral, Quando chegou teria 8cms de diâmetro. Em 10 meses terá crescido para cerca de 12cms. Estou mortinho por fragmentá-la mas tenho medo de fazer aquela coisa drástica que apareceu no reefcentral há uns meses. Serra eléctrica... Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Ricardo Rodrigues Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 Foi uma recuperação fantástica! Na foto que colocaste é bem visível aquele rebordo com uma tonalidade mais clara e que indica que está a crescer. Tenho que tirar uma foto à minha para partilhar aqui com o pessoal! Abraço, Ricardo Rodrigues
Marco Madeira Publicado: Setembro 20, 2005 Publicado: Setembro 20, 2005 Oi pessoal... Ao dar uma olhada mais cuidada no Veron e no Bonerman fiquei com um pouco de duvidas entre reniformis e frondens. Apenas a visualização do coral e verificação dos pólipos poderia ajudar melhor. Apisto tenta descrever melhor o tipo de coralite (tamanho e direcçao) e a estensão e tamanho do polipo. Mesenterina para mim não é quase de certeza pois esta é uma turbinaria que tem os coralites muito ordenados e muito próximo uns dos outros ás vezes formando linhas sequenciais muito bem ordenadas pag 394 do Veron ... A duvida para mim mantem-se apenas entre reniformis que tem os coralites sem contornos lineares, irregulares á volta do prato ou corpo e apresentam os polipos um pouco maiores e mais separados do que na mesanterina. Pag 396 do Veron vem lá uma reniformis com os coralites e os pólipos muito bem defenidos, tenta comparar... Estou mais inclinado para a frondens devido á cor e devido á irregularidade das coralites e separação entre elas semelhante á reniformis. Está uma imagem muito boa e extremamente parecida á tua Apisto na pág. 318 do Bonerman. Apresentam os coralites de forma irregular e espaçados como a tua com a cor do prato semelhante e com a mesma zona de crescimento mais clara. Ricardo, a foto é espetacular. As reniformis podem crescer dessa maneira ou em prato dependendo da profundidade assim como o resto das turbinarias. Abraço...
Nuno Prazeres Publicado: Setembro 20, 2005 Autor Publicado: Setembro 20, 2005 Foi uma recuperação fantástica! Na foto que colocaste é bem visível aquele rebordo com uma tonalidade mais clara e que indica que está a crescer. Obrigado. Agora está bem maior. Já teve alguns problemas de perda de pigmentação muito localizada (desconfio que o meu Ecsenius se portou mal) mas recuperou sempre e bem. Marco: as coralites são de facto relativamente irregulares no centro mas no rebordo em crescimento são surpreendentemente regulares. Quanto à dimensão são ligeiramente menores do que as dum micro-frag de Acropora que lá tenho. Terão no máximo 2mm de diâmetro e com máxima extensão sairão para aí também 2mm do resto do tecido. Quanto a fragmentar o coral. Custa-me pensar nisso. O Reefcentral tem um artigo em que fazem isso a uma peltata. Mesmo que recupere bem tenho algum receio que o coral perca grande parte da sua beleza se ficar com um circulo de descontinuidade na cicatriz. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Nuno Prazeres Publicado: Setembro 20, 2005 Autor Publicado: Setembro 20, 2005 Foto fresquinha. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
João SoaresRR Publicado: Setembro 23, 2005 Publicado: Setembro 23, 2005 Bem, eu após alguma pesquisa tambem me inclino mais para a Turbinaria frondens pois a organização dos coralites assim o parece indicar, vi tambem algumas fotos e consultei o livro do Bonerman. De qualquer modo dou-te os parabens por teres uma peça bem dificil de arranjar e se fosse a ti eu não a partiria pois acho que vais estragar esse belo coral. Mas já agora vejam este SITE http://www.poppe-images.com/images/search_...aria%20frondens João Soares Aquariofilia ao mais alto nível. Abraço
Recommended Posts