Isto já se faz em aquarios ? Electrolytic Mineral Accretion


Recommended Posts

bom no outro dia vi um documentario na televisão sobre isto !

em que eles aplicavam uma corrente continua e os corais cresciam a um ritmo muito elevado!

 

http://www.water-consciousness.com/water_a.../waction_03.htm

 

e tava só a perguntar se alguem já tentou isto em aquario !

 

eu não precebo nada de aquarios de agua salgada mas fiquei com curiosidade sobre se já alguem pensou nisto ou não!

 

 

aqui explica mais ou menos como é o processo!

http://www.reefs.org/library/talklog/e_bor...man_020600.html

 

 

aguardo respostas a minha curiosidade!

 

cumps

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi uma vez que pelo processa de acressão mineral os corais crescem mais rápido e isto porquê, porque o coral tem um porcesso de nutrição complexo, ou seja a complexidade de conseguir fazer fotosíntese para se alimentar e conseguir crescer e obra, são seres magníficos que precisam da luz para alimento, e para crescimento, é aqui que entra a acreção mineral, que penso ser a dos geradores e pequenas voltagens electricas, se sim penso que estimulam o coral alimentando-o, deixando o seu processo fotosintéctico apenas para crescimento. Sei que isto não está muito bem explicado mas é o melhor que sei :)

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Era uma estrutura em pirâmide em ferro, onde os corais eram colocados.

A estrutura em ferro era ligada ao pólo negativo de uma bateria. Isto provocava uma reacção calcária na estrutura. Sendo assim, os corais dispendiam menos energia para crescer.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o processo eu percebi mais ou menos ; é tal como dizem a corrente permitia o coral poupar a energia dispendida para fixar o calcario e em vez disso usa-la no crescimento pelo menos foi tambem isso que eu percebi (com um pouco de invetigação e tempo penso que se descobre bem o principio processo no entanto...)

O que eu tava era a perguntar se alguem já usa isso em aquarios é que pelo pouco que tenho lido sobre salgados esses corais são os mais manhosos de fazer crescer em aquario não é e assim era uma solução para os fazer crescer?

 

obrigado pelas respostas abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa ideia ja foi discutida aqui no forum pelo menos duas vezes... acho que a conclusao a que se chegou e que tal tecnica nao seria possivel em aquario... nao me perguntem porque, sinceramente nao me recordo... bigsmile

 

gostava era de ver novas opinioes, pois desde a ultima discussao novos membros ja devem ter chegado a este portal! :)

 

Inté!

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo meter a foice em seara alheia, o tema das correntes eléctricas em aquário tem que se lhe diga.

 

Há 3 meses tinha lido um artigo seobre como ligar o aquário à terra e aproveitando um carril de selim de bicicleta em titânio e algum fio lá executei a coisa.

 

Eu percebo muito pouco mesmo de electónica mas há um mês meti-me num projecto para fazer um wavemaker barato e um amigo emprestou-me um multímetro que muito me ajudou.

 

Lembri-me então de testar o efeito da ligação à terra e fiquei banzado :roll:

 

O aquário quando não ligado à terra chega a marcar 15 volts!

 

Ligado à terra fica a zero.

 

Os efeitos da coisa desconheço (há quem diga que as correntes são muito nocivas mas parece não existir evidência). Digo-vos que estou tudo menos arrependido de ter feito a obra principalmente porque foi à borla e demorou 10 minutos a fazer.

 

Quanto ao tema deste assunto gostava de saber que correntes usam (alternadas ou contínuas) e já agora de quanto. Se for alguma coisa pequena posso tentar colar um fraguezinho ao titânio que pelo menos 15 volts passam por lá :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Apisto:

Já agora, para quem não sabe, poderias explicar essa tal ligação à terra c/o carril de selim de bicicleta?

É que efectivamente, há muita corrente dentro do aqua. Basta todo os acessórios eléctricos que lá se encontram. Inclusivé, se tiveres a mão dentro do mesmo, ao ligar-se o termostato sente um a ligeira descarga.

Cumps

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom mais uma vez eu na percebo nada de agua salgada mas pelo que diz no link que eu pus a reacção é uma simples electrolise e a corrente usada é continua e pelo que diz a deposição de calcio da-se no catodo(tenho de ver nos livros pa ter a certeza se é o polo positivo ou pra onde vão os iões positivos peso ser a segunda por isso deve de ser o polo negativo) e o oxigeneo e cloro sai no anodo qual é qual vê-se bem empiricamente pela libertação do gas. em principio a reacção so se dá no catodo e no anodo mas não sei que efeito isso tera nos peixes pois temos iões a percorrer a agua para os electrodos ; melhor não sei se voltagem será forte o sufeciente para ir buscar iões ao meio interno dos peixe talvez sim talvez não mas haverá sempre mais iões na agua do que nos peixes logo esse devem ter preferancia em relacão aos outros pois encontram-se num meio que conduz melhor a corrente quando em compração com o meio interno dos peixes e a electricidade prefere sempre o caminho mais facil ! no entanto no documentario havia muitos peixes junto das estruturas!

caso alguem queira desenvolve....

 

 

 

It works like a galvanic cell, where electrochemical deposition of the abundant calcium and magnesium ions in seawater is accreted onto a substrate. A "DC" current between 1 and 24 volts [optimally around 9 volts (Schumacher, personal communication)] is applied to a metal mesh and calcium carbonate is deposited at the cathode with chlorine and oxygen evolving around the anode. Higher currents precipitate minerals faster, although brucite is favored over aragonite and the resultant material is more fragile (van Treeck 1997). Higher temperatures and water currents, not surprisingly to aquarists, increase accretion rates, with a lowered pH around the cathode being responsible for the increase

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "assunto do selim da bicicleta" será tema suficiente para colocar aqui num tema dedicado com fotos e tudo :arrow: .

 

Posso dizer que é muitíssimo simples:

 

basta colocar uma ponta da peça de titânio dentro do aquário e a outra de fora com um fio de terra lá preso. Depois é só ligá-lo a um pino de terra numa tomada. Com um raio de bicicleta de titânio deve ficar bem mais profissional.

 

Como a grafite também é boa condutora, eventualmente também se consegue esse efeito com um "carvão de desenho" (convirá verificar com um voltímetro). O facto de ser quebradiça pode não ser complicado se ficar numa zona sossegada. O "titânio" que se usa em metalurgia comum tem igualmente Alumínio (entre 8 e 4% nas ligas mais comuns). Esse facto não me agrada mesmo nada por isso um destes dias vou tentar fazer um "upgrade" para grafite (ou inox marítimo).

 

Quanto ao assunto propriamente dito, a única certeza que tenho é que chegam a passar até 15 volts pelo eléctrodo por isso, se em vez dum carril de selim fosse uma malha de titânio, grafite ou inox marítimo, era certinho que tinha um dispositivo ideal para fazer um teste.

 

Se entretanto houver algum "doador" que queira arriscar a testar o meu eléctrodo como meio de fixação dum fraguezinho de SPS, prometo que o tratarei bem e, caso se desenvolva um coral, devolvo-lho com juros. :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns anos atrás media 50V na água do meu aquário e apanhava uns esticõezitos de vez em quando. A solução que encontrei foi comprar um raio de titânio numa casa de bicicletas e liguei-o à terra.

Na altura dizia-se que a corrente eléctrica era um possível causador de HLLE em alguns peixes.

Há quem diga que a ligação de um aquário à terra é mais prejudicial do que a própria corrente eléctrica na água.

Graças ao veio de titânio deixei de ter problemas com os pequenos esticões.

Seja como for, corrente eléctrica no aquário é sinal que algum equipamento tem mau isolamento. Por vezes é a própria iluminação que está muito perto da água e com a humidade ocorre alguma condutividade.

Penso que é preferível actuar directamente na raíz do que ir já pôr um veio de titânio.

No que respeita aos corais, também já li que essa técnica torna-os mais quebradiços, pois a calcificação do esqueleto não fica tão sólida.

 

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja como for, corrente eléctrica no aquário é sinal que algum equipamento tem mau isolamento. Por vezes é a própria iluminação que está muito perto da água e com a humidade ocorre alguma condutividade.

Penso que é preferível actuar directamente na raíz do que ir já pôr um veio de titânio.

No meu caso, a principal causa é a brutal carga induzida pelas T5. Apanhei muito esticão nas calhas reflectoras.

Com as calhas reflectoras sem ligação à terra a voltagem baixa de 15V para 3 a 5.

Com o carril de selim baixa para zero.

O perigo das ligações à terra estará principalmente no facto de nem sempre serem totalmente eficientes e se por exemplo uma máquina de lavar estiver a usar a ligação para descarregar uma corrente "pirata" pode acontecer algum retorno para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais