arabin Publicado Setembro 16, 2005 Publicado Setembro 16, 2005 Boa tarde, esta semana adquiri 3 Moenkhausia sanctaefilomenae (tetra santa filomena) para o meu aqua de 100l. gostava que me ajudassem a perceber um pouco sobre o comportamento deles, visto ter pesquizado na net alguma coisa e não ter encontrado nada de especifico. Peço que me ajudem pois a noite passada os meus 10 cardinais morreram todos e tenho 2 corydora punctatus e 1 delas tambem não se encontra nas melhores condições, estando muito parada... os outros meus peixinhos continuam bem sem diferenças a notar... agradecia que alguem me pudesse ajudar sobre o comportamento dos tetra santa filomena, para saber se tem alguma coisa a ver com a morte dos meus cardinais. obrigado
arabin Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 Será possivel que ninguem neste forum não saiba como me ajudar com os tetra santa filomena..... preciso de ajuda
nplima Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 Olá Os Santa Filomena são parecidos com bastantes outros tetras, sentem-se bem em grupos, comem insectos, flocos, pastilhas vegetais. Não os considero propriamente agressivos, nem acho provável que ataquem neons/cardinais. A minha experiência é que os neons/cardinais e as proprias corydoras são mais frágeis que os Santa Filomena e suspeito que a morte dos teus peixes tenha a ver com condições específicas do aquário, e não com ataques de predadores. Investiga a qualidade da água, para saber se os níveis de poluição de nitritos/nitratos não serão a causa do sucedido. Verifica também a temperatura da água: tive uma desagradável experiência em que alguns dos peixes foram muito prejudicados por uma avaria do termostato, sendo que os Santa Filomena foram os que melhor se aguentaram no meu aquário. Boa sorte. Nuno Lima
arabin Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 ola e obrigado por me responderes todos os dias verifico os niveis da agua, os nitratos e os nitritos estão a 0(zero), dai eu estranhar a morte dos meus peixes... temperatura a 28 graus, e reparei que os santa filomena mordiscavam as caudas dos cardinais, dai eu pretender saber se eram agressivos com outros peixe, tenho tb 2 rasboras cauda de tesoura e com esses elas dão-se muito bem.... por isso eu estranho a morte dos meus cardinais, quanto a minha corydora hoje ja se movimentou mais que ontem, isto depois, de ter feito um TPA... vamos ver como vais ser daqui para a frente... obrigado
José Cruz Silva Publicado: Setembro 16, 2005 Publicado: Setembro 16, 2005 Viva, Quanto à agressivididade não te sei dizer, mas pelo que dizes se mordem os outros devem ser um pouco agressivos e por isso deverão precisar de algum espaço, não devendo o aquario ter menos de 60 cm Os tetra santa filomena são originários das poças ácidas do amazonas e como tal requerem águas negras e ácidas com PH baixo, ter algumas plantas como cabomba e echinodorus e deverá ter também bastantes troncos. A temperatura deverá rondar os 24º e os santa filomena são especiálmente sensiveis ás suas variações. A alimentação deverá ser de alimentos vivos, flocos e vegetais frescos. Abraços Zé Néo
arabin Publicado: Setembro 16, 2005 Autor Publicado: Setembro 16, 2005 Ola zeNeo o meu aqua tem 100L (2 rasboras cauda de tesoura e 2 corydoras punctatus) econderijos tambem tem, e partes do aquario com pouca luminosidade, eles creio eu têm espaço suficiente, em questão à agressividade eles atacaram os meus cardinais quando eles estavam mais vuneraveis ( que acabaram por morrer os 10 que tinha)... hoje durante todo o dia não tenho notado agressividade com os outros peixe inclusive uma corydora que ta um pouco adoentada... vou fazer uma quarentena ao aquario para ver se posso introduzir mais peixes..Será que faço bem???
b@d_Boy Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 boas tb ja tive uma santa filomena, e matou me os dois guppys ke tive... acerca do comportamento delas, nao sera mto adequada tar junto com esses tipos de peixes.... cumps Amd 64 Athlon 3200+2600 OC% Msi k8n Neo Platinium/Zalman 7000b Alcu Led´s 512 Mb Ocz Pc 3700 Dual Gold Rev II 2-5-3-3-7 XFX Geforce 6600GT GDDR3 600/1200 OC% Levicom Visible Power 450W 30A ΣПD ӨF ƬIMΣ...ЩIZΛЯD ПЦПӨ...ӨПFIЯΣ...ΣΥЩΛΚП.
arabin Publicado: Setembro 19, 2005 Autor Publicado: Setembro 19, 2005 ola a todos decidi no sabado ir entregar os tetra santa filomena à loja, pois ja não aguentava mais eles a dominarem-me o aquario todo, entretanto os meus tetra cauda de tesoura acabaram por morrer de sabado para domingo e acho que devido ao stress que as santa filomena exerciam sobre eles.. obrigado a todos pelas dicas
pgomes78 Publicado: Setembro 19, 2005 Publicado: Setembro 19, 2005 Olá. Os stas filomenas são uns peixes que quando em pequeno grupo tendem a mordicar as barbatanas dos peixes mais lentos. De qualquer forma duvido que eles sejam os causadores da morte dos teus peixes, mas nunca se sabe. Para evitar este comportamento deves ter um cardume de pelo menos 5 ou 6 peixes. Eu adoro este peixe, que quando cresce fica muito bonito. Neste momento só tenho 2 que estão com 5 neos diamante, 7 viuvas e mais alguns peixese não tenho problemas nenhuns. Inclusive, já os tive com guppies e sempre correu tudo bem. De qualquer forma, penso que o mal de muitas pessoa (Eu já caí nesse erro e por isso ainda ando aos poucos a repara-lo) é querer ter diversas especies de peixes e metem 1 ou 2 de cada, quando se deve ter cardumes no minimo de 10, no caso de peixes deste genero, o que até fica muito mais bonito. Se queres um conselho, vai busca-los novamente, mas compra uns 10 e por exemplo 15 neos negros. FIca um contraste bem bonito de se ver e são peixes muito resistentes. Um abraço, Pedro Gomes Pedro Gomes
PST Publicado: Setembro 20, 2005 Publicado: Setembro 20, 2005 Não conheço esses tetra mas, atendendo a tantas mortes súbitas, parece evidente que o problema está no aquário. É possível que os tetra tenham adicionado o factor "stress", agravando algum problema que já estava latente. Os nitritos e nitratos não esgotam as possibilidades, há uma série de outros factores que podem pesar: doenças, quebras drásticas de ph, produtos químicos na água (metidos pela companhia), etc... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
carlosfaial Publicado: Setembro 21, 2005 Publicado: Setembro 21, 2005 O problema não é da água do aquário, mas sim do tetra sta.filomena. Eu tenho um e vi a comer parcialmenta a cauda do meu tetra fantasma. Acredito k eles em cardume são uma ameaça, mas apenas tenho 1, e já sei do que são capaz. Eles dominam rapidamente o aquário, no meu não tem hipotese pois tenho 7 viuvas, 3 fantasmas. Verifico k ele tenta subrepor-se aos outros, mas está sozinho não tendo hipótese, contudo consegue ser sempre dos primeiros a alimentar, tendo investidas rápidas aos alimentos.
pgomes78 Publicado: Setembro 21, 2005 Publicado: Setembro 21, 2005 Olá. O mal é precisamente quando estão poucos. SEndo um cardume de 8 ou 10 eles contentam-se me chatearem-se uns aos outros. Um abraço, Pedro Gomes Pedro Gomes
arabin Publicado: Setembro 23, 2005 Autor Publicado: Setembro 23, 2005 ola a todos o problema ja foi resolvido devolvi os santa filomena à loja.......
Recommended Posts